FCUP
Você está em: Início > Notícias > Treinadora de astronautas da NASA partilha testemunho na FCUP

Treinadora de astronautas da NASA partilha testemunho na FCUP

Dia 8 de abril | 14h30 | Auditório Ferreira da Silva

Mamta Patel Nagaraja, engenheira espacial da NASA, vai estar no próximo dia 8 de abril , na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), onde dará uma palestra sobre o universo da exploração espacial e no qual abordará, entre outras assuntos, o papel das mulheres no mundo da Ciência.

Aos 33 anos, Mamta Patel Nagaraja possui já um largo currículo dentro da agência espacial norte-americana. Com uma formação académica dividida entre a engenharia espacial e a engenharia biomédica, participa há vários anos no treino dos astronautas que operam nas missões do U.S. Space Shuttle e da Estação Espacial Internacional (EEI). Trabalhou também no Centro de Controlo de Missões (Mission Control Center ) da NASA como controladora de voos para o sistema de comunições da EEI.

Nos últimos anos, esta maratonista e praticante de lacrosse amadora tem-se dedicado de forma muito especial à promoção do papel da mulher no seio das várias áreas da Ciência. É nesse âmbito que coordena os programas Women@NASA e NASA Girls, e que lidera a Women in Aerospace (WIA), uma organização que tem como missão projetar a presença das mulheres na comunidade aeroespacial.

A estas facetas, Mamta Patel Nagaraja junta ainda o trabalho humanitário no âmbito do qual tem viajado um pouco por todo o mundo - especialmente pelos países em desenvolvimento - para falar sobre as suas experiências na NASA. Em 2011, recebeu a Exceptional Service Medal da NASA, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na agência espacial.
É este percurso que, durante cerca de trinta minutos, a engenheira espacial da NASA terá a oportunidade de partilhar com a comunidade académica da U.Porto numa palestra organizada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Embaixada dos Estados Unidos em Portugal. "Vou discutir essencialmente dois tópicos . O primeiro abordará a exploração especial no seu todo, desde a sua evolução histórica, passando pelo trabalho que é feito hoje pela EEI e ao nível da exploração robótica, até à discussão sobre o que será o futuro da avião espacial. O segundo tópico incide sobre os os efeitos biomédicos provocados no corpo humano pelo ambiente aeroespacial", apresenta Mamta Nagaraja.

A sessão tem início às 14h30, no Auditório Ferreira da Silva da FCUP (Edifício do Departamento de Ciência de Computadores, Rua de Campo Alegre, 1021/1055, 4169-007 Porto).

A entrada é livre, ainda que sujeita à lotação da sala.

Como chegar à FCUP

Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: imagem@fc.up.pt

Copyright 1996-2020 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2020-09-19 às 18:00:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais