Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > António Teixeira
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

António Teixeira

Fotografia de António da Costa Teixeira
Nome: António da Costa Teixeira
Sigla: ACT
Estado: Ativo

Funções

Categoria: Investigador Auxiliar
Carreira: Pessoal Investigador das Universidades
Grupo profissional: Investigação Científica
Departamento: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território

Apresentação Pessoal

António Teixeira é Licenciado em Biologia e Doutorado em Ciências do Ambiente pela Universidade de Pavia, Itália. A sua investigação centra-se nas interações planta–ambiente e nas dinâmicas solo–planta–microbiota. Foi Investigador Principal na Universidade do Minho do projeto INTERREG SUDOE Fleurs Locales (SO E4/P5/F1011), tendo assegurado 236 mil euros em financiamento competitivo da UE como PI. Contribuiu ainda como membro de equipa em vários projetos de investigação, incluindo BerryPlastid, Agrifood XXI e GrapeMicrobiota, todos dedicados ao estudo das interações planta–ambiente e da qualidade da uva e do vinho.

Supervisionou três teses de licenciatura, três de mestrado e uma de doutoramento, e é coautor de 33 artigos publicados em revistas científicas indexadas na Scopus, bem como de três capítulos de livros. Colabora regularmente como revisor em revistas internacionais na área das ciências das plantas.

Foi Early-Stage Researcher (ESR) no âmbito de uma bolsa Marie Curie nos Royal Botanic Gardens, Kew (Reino Unido), tendo estabelecido uma sólida rede de colaborações internacionais. Dedica-se ativamente à comunicação de ciência e à divulgação científica, promovendo a literacia científica junto de jovens e do público em geral, participando em iniciativas como o GreenFest, Pint of Science, a Noite Europeia dos Investigadores e os Dias Abertos da Universidade, onde organizou atividades de campo e de laboratório. 

É atualmente Investigador Auxiliar no centro de investigação GreenUPorto

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2024-11-07 I  Página gerada em: 2025-12-02 às 09:32:20 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico