Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > FCUP - Bolsa de Investigação para Mestre - UIDB/04650/2020
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

FCUP - Bolsa de Investigação para Mestre - UIDB/04650/2020

de 20/07/2021 a 02/08/2021

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, inscrito em curso conferente ou não conferente de grau, no âmbito do Projeto com referência UIDB/04650/2020, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, através de fundos nacionais, com as seguintes condições:

Área Científica: Física ou Engenharia Física

Requisitos de admissão:
  • Licenciatura e Mestrado em Física ou Engenharia Física;
  • Inscrição num curso conferente ou não conferente de grau.
Condição de preferência: Experiência em simulações de Monte Carlo em Lattice Gauge Theor; Domínio de C/C++ ou linguagem equivalente; Familiaridade com HPC e com OpenMP ou paradigma de paralelização equivalente; Domínio de técnicas de Monte Carlo e Familiaridade com transições de fase.

Requisitos de contratação: Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.
São elegíveis os candidatos que cumpram o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, e ainda os n.os 1 e 2 do artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Plano de trabalhos: Efetuar simulações de Monte Carlo numa na versão discretizada de Yang-Mills (em 5 dimensões) em busca de pontos fixos do grupo de renormalização do modelo contínuo. Estudar e estender as discretizações do Yang- Mills de forma a obter diferentes modelos contínuos. Desenvolver técnicas avançadas de Monte Carlo, especializadas para os modelos usados. Pretende-se que o candidato efetue simulações analisando a entropia microcanónica conjunta associada aos sistemas: - ação fundamental e ação adjunta; -ação fundamental com um e dois loops; - as extensões desenvolvidas durante o período desta bolsa.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004 atualizado pelo Decreto-Lei nº. 123/2019, de 28 de agosto (Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento nº 950/2019 de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia); Decreto-Lei nº 66/2018 de 16 de agosto (Regime Jurídico de Reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior atribuídos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras) e Regulamento 184/2021, de 3 de março (Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Física e Astronomia da FCUP, na Unidade de Investigação CF-UM-UP, sob a orientação científica do Doutor João Manuel Viana Parente Lopes.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses. O início previsto da bolsa é setembro de 2021.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1 104,64¤ conforme tabela de valores das bolsas em vigor. (tabela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores) ou tabela FCUP, conforme o financiamento).

Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
Avaliação curricular, que terá em consideração os parâmetros a seguir listados.
  1. Currículo académico, tendo em conta classificações de mestrado e licenciatura e o perfil de formação adequado às tarefas do projeto (CA);
  2. Tese de Mestrado e sua relação com a área das tarefas de projeto (TM);
  3. Produção científica: Qualidade da produção científica relevante para a área e subárea de recrutamento (livros, artigos em revistas, artigos em atas de congressos, capítulos em livros coletivos), aferida pelo tipo e qualidade dos meios de publicação e referências feitas por outros autores. Será dada especial importância a trabalho publicado ou pré-publicado nos temas do projeto, referidos no item Plano de trabalhos (PC);
  4. Experiência em projetos computacionais para cálculo científico (EPC);
  5. Outras atividades, realizadas no âmbito do sistema de Ensino Superior, reveladoras de espírito de inovação, autonomia, capacidade de mobilização e trabalho em equipe, compromisso com a instituição (OA).
 
A classificação final será obtida usando a fórmula:
CF=0.40*CA+0.30*TM +0.10*PC+0.15*EPC+0.05*AO
 
Composição do júri de seleção:
Presidente – Doutor João Manuel Borregana Lopes dos Santos
1.º vogal efetivo – Doutor João Manuel Viana Parente Lopes
2.º vogal efetivo – Doutor Eduardo Vieira de Castro
1.º vogal suplente – Doutor Luís Miguel Fortuna Rodrigues Martelo
 
Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email. Mais se informa, que ao abrigo do disposto nos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo, dispõe do prazo legal de 10 dias úteis a contar do dia imediato ao da notificação, para se pronunciar, caso assim o entenda.
Desta decisão pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou, em alternativa,
interposto recurso no prazo de 30 dias úteis, endereçadas à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nos termos do artigo 191º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.
A entidade de acolhimento poderá recorrer à lista de ordenação final para substituição do bolseiro selecionado no caso deste desistir do lugar, até um ano.

Prazo de candidatura e forma de apresentação de candidaturas:
(Nota: O prazo de apresentação de candidaturas não deve ser inferior a 10 dias úteis).
O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis a partir da data da publicação do edital. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum Vitae e certificado de habilitações.
As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando a referência do projeto (UIDB/04650/2020) no assunto, para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt com conhecimento para jlsantos@fc.up.pt.

Solicita-se que os comprovativos sejam anexados diretamente à mensagem de candidatura, sem recurso a links para plataformas/drives externas. De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).

O concurso encontra-se aberto de 20/07/2021 a 02/08/2021.

Edital
Logotipos

 
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-04-24 às 03:40:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias