Você está em: Início > Notícias > Reingresso, Mudança de Par Instituição/Curso 2017/2018
Mapa das Instalações

Reingresso, Mudança de Par Instituição/Curso 2017/2018

Consulte o Calendário de Ações

PROPINAS ESTUDANTE INTERNACIONAL
Para os estudantes que ingressem pelos regimes de reingresso, mudança de par instituição/curso e que sejam considerados com estatuto de Estudante Internacional, os valores de propinas (a aguardar homologação da UP) a aplicar são:

Estudante Internacional em tempo integral: 3000,00¤
Estudante Internacional em tempo parcial: 2069,07¤
Estudante Internacional em tempo integral (CPLP): 1500,00¤
Estudante Internacional em tempo parcial (CPLP): 1034,53¤

Definição 1. Para efeitos destes concursos é estudante internacional o estudante que não tem nacionalidade portuguesa. 2.  Não são abrangidos pela definição de estudante internacional prevista no número anterior: a) Os nacionais de um Estado membro da União Europeia; b) Os que não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente; c) Os que requeiram o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais de acesso e ingresso regulados pelo Decreto-Lei nº 393 - A/99, de 2 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei nº 272/2009, de 1 de outubro. 3. Não são, igualmente, abrangidos pelo conceito de estudante internacional os estudantes estrangeiros que se encontrem a frequentar um ciclo de estudos, no âmbito de um programa de mobilidade internacional, para realização de parte do mesmo numa instituição de ensino superior estrangeira com quem a FCUP tenha estabelecido acordo de intercâmbio com esse objetivo.

Nota:
Os estudantes que se encontrem abrangidos pela alínea b) do n.º 2 deverão juntar documento comprovativo emitido pela entidade competente.

Qualidade de Estudante Internacional
Os estudantes internacionais mantêm a respetiva qualidade até ao final do ciclo de estudos em que se inscreverem inicialmente ou para que transitem, com exceção dos que entretanto adquiram a nacionalidade de um Estado membro da União Europeia, caso em que a cessação da aplicação do estatuto de estudante internacional produz efeitos no ano letivo subsequente à data da aquisição da nacionalidade.

Propinas para os restantes estudantes
Estudante em tempo integral: 999,00¤

Estudante em tempo parcial: 689,00¤

1) REINGRESSO
Ato pelo qual um estudante, após interrupção dos estudos num par instituição/curso de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido. O reingresso não está sujeito a limitações quantitativas (art. 6º da Portaria n.º 181- D/2015 de 19/06).

2) MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO
Ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição. A mudança de par instituição/curso pode ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.

Licenciaturas e Mestrados Integrados 1º ano curricular Restantes anos curriculares
Arquitetura Paisagista 2 6
Biologia 9 9
Bioquímica 2 2
Ciência de Computadores 2 3
Ciências de Engenharia 2 10
Ciências e Tecnologia do Ambiente 4 5
Física 3 9
Geologia 3 4
Matemática 3 13
Química 5 6
Mestrado Integrado em Engenharia Física 2 12
Mestrado Integrado em Engenharia Redes e Sistemas Informáticos 3 3

Nota: O ingresso será para as vagas de 1.º ano se e só se o estudante obteve menos de 30 créditos ECTS no par instituição/curso de que provém.

Calendário de ações:
- Apresentação das candidaturas: de 26 de junho a 26  de julho de 2017
- Afixação dos resultados provisórios: até 18 de agosto de 2017
- Audiência prévia: 21 de agosto a 1 de setembro de 2017
- Afixação de resultados definitivos: 4 a 6 de setembro de 2017
- Apresentação de reclamações: 6 a 26 de setembro de 2017
- Publicação da decisão de reclamações: 27 a 29 de setembro de 2017
- Realização de matrículas: de 11 a 15 de setembro de 2017
- Eventual colocação de suplentes: 18 a 19 de setembro de 2017
- Modo de notificação dos candidatos: online, site FCUP

AS CANDIDATURAS DEVEM SER EFETUADAS NA PÁGINA DOS CURSOS → escolher curso/CE → candidaturas de ingresso → escolher o regime → apresentar candidatura

Horário do balcão de atendimento da Pré-Graduação: Segunda a sexta-feira das 10h às 16h Telefone: 22 0402020/21/22/24/26/27 E-mail: pre.graduacao@fc.up.pt