Go to:
Logótipo
You are in:: Start > News > Estudantes da FCUP vencem competição internacional
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Estudantes da FCUP vencem competição internacional

Projeto ATMOS

O projeto ATMOS, da autoria de três jovens cientistas formados no Colégio Luso-Francês que escolheram a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) para estudar, conquistou o 1º Prémio na área de “Ciências Naturais” no Virtual Forum "Step into the Future" 2021 em Moscovo, na Rússia. 

Neste evento participaram mais de 1000 jovens oriundos de 23 países da Europa, Ásia e África. O ATMOS foi um dos dois projetos a representar Portugal na iniciativa. 

João Carvalho, Klára Sofia Varga e Sara Couto, estudantes do 1º ano de Bioquímica, Ciência de Computadores e Biologia, respetivamente, estiveram em destaque em 2020 ao vencer a 28.ª edição do Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, promovido pela Fundação da Juventude em parceria com a Ciência Viva. O trabalho contou com a orientação de Rita Rocha, professora dos estudantes, licenciada em Biologia e doutorada em Ensino e Divulgação das Ciências, pela FCUP e teve o apoio científico da Universidade de Aveiro, através do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e do Departamento de Química da UA. 

O ATMOS- Quantification of the Ecosystem Services provided by Living Green Walls for Atmospheric Pollutants Removal foi também apurado para representar Portugal na final europeia do Concurso EUCYS - European Union Contest for Young Scientists, que terá lugar em Salamanca, em setembro deste ano. 

Sobre o projeto ATMOS

“ATMOS” parte da premissa de que anualmente, em Portugal, morrem prematuramente 6630 pessoas devido à poluição do ar, principalmente causada pelo tráfego automóvel, sendo o Material Particulado (PM) responsável por mais de 50% das estatísticas. Assente em três pontos focais, o projeto visa quantificar a retenção de PM por paredes verdes arbóreas; desenvolver uma nova metodologia para calcular a retenção de PM, baseada na função volúmica e avaliar o valor económico do serviço prestado ao ecossistema por esta solução baseada na natureza. Os amostradores ATMOS possuem uma capacidade de retenção de PM2.5 de 738 g, e um valor económico potencial de 1116 euros. A biomonitorização proposta revela-se uma metodologia alternativa de aquisição e análise de dados fácil e económica.

A qualidade do ar em meio urbano é uma das prioridades estratégicas da União Europeia, plasmada na ambição Zero Pollution do Green Deal.



tmos
© DR





Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  



Renata Silva. SICC. 27-04-2021

 

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Last update: 2022-07-18 I  Page created on: 2024-04-24 at 10:15:25 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal