Go to:
Logótipo
Esta página em português Ajuda Autenticar-se
FCUP
You are in:: Start > Notícias > Alumnus FCUP descobre novas bactérias do intestino
Authentication




Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

News

Alumnus FCUP descobre novas bactérias do intestino

Estudo identificou quase 2000 espécies diferentes

Entre milhares de bactérias no nosso intestino, há quase 2000 que até agora eram desconhecidas.  A descoberta é da autoria de Alexandre Almeida, mestre em Genética Forense pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador no Instituto Europeu de Bioinformática do Laboratório Europeu de Biologia Molecular,  que, juntamente com a sua equipa, identificou um total de 1952 bactérias novas para a ciência. Os resultados da investigação foram recentemente publicados na revista Nature.

Através da análise das bactérias intestinais de indivíduos de várias partes do mundo, os investigadores Instituto Europeu de Bioinformática do Laboratório Europeu de Biologia Molecular e do Instituto Wellcome Sanger, criaram uma mapa de espécies bacterianas do microbioma intestinal humano (conjunto de bactérias que existem nos intestinos). Trata-se de um importante avanço para se conhecerem todas as espécies pertencentes ao microbioma intestinal. Se certas bactérias (até agora por identificar) estão associadas a determinadas doenças, com este estudo poderá ser mais fácil identificá-las.

A equipa de Alexandre Almeida, que é também licenciado em Bioquímica pela FCUP,  quer agora perceber quais, entre estas bactérias, são as mais importantes para a saúde humana e quais as interações entre elas no intestino, tendo em vista melhorar o tratamento de doenças como o cancro intestinal.

Depois de terminar o mestrado em Genética Forense, Alexandre Almeida concluiu os estudos em Paris onde se doutorou em Genómica microbiana. Este estudo de que é primeiro autor insere-se na continuação do seu pós-doutoramento no Instituto Europeu de Bioinformática, que passou da análise de genes num número reduzido de amostras para uma análise da ecologia de comunidades microbianas.


Para saber mais sobre este estudo consultar a notícia publicada no jornal Público

intestinp

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt


Recommend this page Top
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2019-04-18 at 16:09:21