Go to:
Logótipo
Esta página em português Ajuda Autenticar-se
FCUP
You are in:: Start > Notícias > Bolsa Investigação Doutorado | Física
Authentication




Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

News

Bolsa Investigação Doutorado | Física

Candidaturas de 13/03/2019 a 26/03/2019


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Doutorado no âmbito do Projeto de Infraestruturas de Investigação Científica, nº 022096, referência NORTE-01-0145-FEDER-022096, acrónimo NECL, Network of Extreme Conditions Laboratories, financiado pela FCT e co-financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), nas seguintes condições:

Área Científica: Física

Requisitos de admissão: Doutoramento em Física ou Engenharia Física. Experiência comprovada em espectroscopia Raman. Experiência na caracterização vibracional (fomões e outras excitações) e estrutural de materiais em função da temperatura e altos campos magnéticos. É bem-vinda experiência de medidas de difusão Raman em função da Pressão.

Requisitos de contratação: Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da contratação.

Plano de trabalhos: O bolseiro deverá supervisionar a adaptação do laboratório em conformidade com os requisitos de funcionamento dos equipamentos, acompanhar e participar na montagem e optimização do novo espectrómetro Raman, realizar os testes para verificação da conformidade do equipamento, e adaptar os sistemas criogénicos que permitem estudos em função da temperatura no intervalo 10-300K e em função do campo magnético (até 7T). Ao bolseiro caberá ainda aprender a carregar célula a de alta pressão e realizar os testes de verificação de conformidade do sistema associado. Numa segunda fase, o bolseiro deverá realizar autonomamente medições Raman em diferentes tipos de amostras, em função da temperatura, pressão, campos elétrico e magnético, deverá optimizar as condições de medição de modo a garantir a qualidade dos resultados obtidos e medições em tempo útil, deverá ainda ser capaz de interpretar os resultados obtidos e elaborar os respectivos relatórios técnicos. Em paralelo, o bolseiro deverá realizar os testes periódicos de controlo de qualidade e alinhamentos óticos, de modo a garantir o bom funcionamento dos equipamentos, e proceder à sua manutenção.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto (https://sigarra.up.pt/up/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=6016).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto – IFIMUP/IN, Instituto de Nanotecnologias, sito do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Joaquim Agostinho Gomes Moreira.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 3 meses, com início previsto em Abril de 2019. A bolsa poderá ser eventualmente renovada até ao final do financiamento do projeto

Valor do subsídio de O montante da bolsa corresponde a 1.509,80 EUR conforme tabela de valores das bolsas em vigor (tabela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores) ou tabela FCUP, conforme o financiamento).

 O pagamento será efetuado por transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, incluindo publicações em revistas científicas de impacto (50%) e adequação do curriculum nas áreas relevantes para a atividade a desenvolver (50%).

Composição do Júri de Seleção:
Presidente - João Pedro Esteves de Araújo
1º vogal efetivo - João Oliveira Ventura
2º vogal efetivo -Abílio de Jesus Monteiro Almeida
3º vogal efetivo - Joaquim Agostinho Gomes Moreira
1º vogal suplente - Hélder Manuel Paiva Rebelo Cerejo Crespo
2º vogal suplente - Armandina Maria Lima Lopes

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão divulgados através de lista ordenada por classificação final enviada aos candidatos através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
Prevê-se que o prazo de candidaturas tenha início em Março de 2019. O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de Motivação, Curriculum vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas e as cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando a referência do projeto no assunto, para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt  com conhecimento para jearaujo@fc.up.pt .
Solicita-se que os comprovativos sejam anexados diretamente à mensagem de candidatura, sem recurso a links para plataformas/drives externas. De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).

O concurso encontra-se aberto de 13/03/2019 a 26/03/2019

norte2020 fct
Recommend this page Top
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2019-04-26 at 07:50:30