Go to:
Logótipo
Esta página em português Ajuda Autenticar-se
FCUP
You are in:: Start > Notícias > 17ª edição do ToPAS decorrerá na Alfândega
Authentication




Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

News

17ª edição do ToPAS decorrerá na Alfândega

Realiza-se no dia 3 abril 2019 nas finais mundiais International Collegiate Programming Contest (ICPC)


Este ano a 17ª edição do Torneio de Programação para Alunos do Secundário (ToPAS) tem uma novidade: realiza-se no âmbito das Finais Mundiais do International Collegiate Programming Contest (ICPC), na Alfândega do Porto, em que uma equipa de estudantes da FCUP estará a representar Portugal. Será por isso realizada quase um mês antes da sua habitual, estando marcada para o próximo dia 3 de abril.

As regras do ToPAS são as mesmas das competições do ICPC e portanto também das suas finais. Apesar disso, estes concursos estão em extremos opostos. O ToPAS é um início, tentando entusiasmar alunos do secundário para a programação competitiva. As finais são o culminar de dezenas de competições internacionais que envolveram 3 098 universidades, de 111 países em 6 continentes, em que participaram 53 446 concorrentes, movimentando mais de 300 000 alunos do ensino superior durante as respetivas provas de pré-seleção.

O ToPAS tem também por objetivo estimular os alunos das escolas secundárias da zona do grande Porto interessados em programação a prosseguir os seus estudos na FCUP, em particular no Departamento de Ciência de Computadores (DCC). Para isso, os alunos participarão em equipas de 3 elementos que, com um único computador e num máximo de 4 horas, terão de resolver cerca de 7 problemas, codificando numa das várias linguagens de programação disponíveis. No final haverá prémios para as equipas classificadas nos 3 primeiros lugares.

Além dos prémios que poderão conquistar, terão a oportunidade de viver por dentro as finais e participar em alguns dos seus eventos. À troca o que lhes é pedido é que ajudem a "torcer" pela equipa de estudantes do departamento de Ciência de Computadores, orientada pelo docente Pedro Ribeiro, que representará nas finais do ICPC a Universidade do Porto, entre 135 equipas das mais prestigiadas universidades de todo o mundo.

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 
Recommend this page Top
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2019-04-20 at 21:54:06