Go to:
Logótipo
You are in:: Start > News > Bolsa Investigação Licenciado | Ciências do Consumo e Análise Sensorial
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Bolsa Investigação Licenciado | Ciências do Consumo e Análise Sensorial

Candidaturas de 10/12/2018 a 21/12/2018


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do Projeto MOBFOOD – “Mobilizador de conhecimento científico e tecnológico em resposta aos desafios do mercado agroalimentar”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, referência POCI-01-0247-FEDER-024524, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências do Consumo e Análise Sensorial

Requisitos de admissão:

O candidato terá que ser titular do grau de Licenciado nas áreas da Engenharia e Ciência Alimentar, Nutrição ou área afins. Carta de condução de veículo ligeiro.

Requisitos de contratação: Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à contratação. 

Plano de trabalhos:
O plano de trabalhos divide-se pelas seguintes grandes linhas de ação:
  1. A) Identificação dos principais atributos sensoriais associados a diferentes produtos alimentares
  2. B) Identificação de elementos de condicionamento ambiental para ensaios de realidade virtual e de análise neurosensorial
  3. C) Estudos dos efeitos do contexto na avaliação sensorial de alimentos em ambiente virtual
  4. D) Estudo do efeito dos métodos temporais na caracterização sensorial dinâmica de alimentos
Sendo que as atividades a desempenhar pelo Bolseiro consistem no apoio à concretização das tarefas científicas, nomeadamente revisão da literatura, processamento e análise de dados, apoio à elaboração de artigos e comunicações científicas.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (polo de Vairão e pontualmente no polo do Porto), podendo ocorrer a realização de algumas tarefas junto das instalações das instituições parceiras do projeto, sob a orientação do Prof. Doutor Luís Miguel Cunha

Duração da bolsa: O contrato de bolsa tem início previsto em janeiro de 2019 e terá a duração de 4 meses, renováveis.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a ¤745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
O pagamento será efetuado por transferência bancária.
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

O processo de seleção será desenvolvido com base na avaliação curricular e, se necessário, na entrevista de seleção.

São condições de preferência para a ordenação dos candidatos:

- Avaliação curricular (AC): 
·        Licenciatura em Engenharia Alimentar, Ciência Alimentar, Nutrição, Ciências do Consumo ou áreas afins (até 30/100 pontos).
·        Média do Curso de Licenciatura, com mínimo de 14 valores (até 25/100 pontos).
·        Experiência de participação em trabalhos/projetos nas áreas das ciências do consumo e da análise sensorial (até 25/100 pontos).
·        Publicações científicas indexadas e comunicações Científicas, particularmente na área das Ciências do Consumo e da Análise Sensorial (até 10/100 pontos).
·        Conhecimento oral e escrito da língua inglesa (até 10/100 pontos).

- Motivação expressa para desempenhar as funções propostas avaliada por eventual entrevista (E) de seleção a realizar até aos primeiros 3 (três) classificados na avaliação curricular, com ponderação de 30/100 pontos, sendo a classificação final calculada através da seguinte:

CF = AC (70%) +E (30%)
Composição do júri de seleção:
Presidente - Doutor Luís Miguel Cunha

1º Vogal efetivo - Doutora Susana Fonseca

2º Vogal efetivo - Doutora Ana Pinto de Moura

1º Vogal Suplente – Doutor Jorge Queiroz

2º Vogal Suplente - Doutora Susana Carvalho

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae detalhado, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas e as cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando a referência do projeto no assunto (MOBFOOD- LIC), para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt  com conhecimento para lmcunha@fc.up.pt 

O concurso decorre de 10/12/2018 a 21/12/2018.

compete2020
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Last update: 2022-07-18 I  Page created on: 2024-04-24 at 17:52:59 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal