Official Code: | 9442 |
Acronym: | M:Q |
O objetivo desta unidade curricular é o de ensinar os fundamentos teóricos e a utilização de técnicas quimiométricas e planeamento de experiências para o controlo da qualidade dos resultados no processo analítico.
- Reconhecer o papel das diferentes metodologias de análise estrutural nos mais diversos contextos da sua aplicação, desde a Química Fina, Química e Engenharia de (Nano)Materiais até à Biomedicina
- Conhecer os métodos mais relevantes de análise estrutural e sua adequação aos fins em vista
- Identificar vantagens e limitações características a cada um dos métodos de análise abordados
- Ler/Interpretar artigos científicos relevantes no contexto da UC
- Elaborar uma monografia sobre um tema relacionado com o âmbito da UC
O objectivo principal desta unidade curricular é a utilização das ferramentas básicas da Química Teórica−Computacional na resolução de problemas reais que se colocam na área da Química e que possam ser úteis a qualquer Químico, Físico ou Astrónomo.
Abordar-se-ão essencialmente as aplicações da Química Teórica-Computacional na resolução dos seguintes problemas químicos:
1. Cálculo de Propriedades Termodinâmicas
2. Estudo de Mecanismos de Reacções Químicas
3. Simulação de Espectros de Infravermelho
Química-Física Aplicada é uma disciplina de carácter de especialização intermédio que versa o desenvolvimento e reconhecimento de competências especializadas na área da Química-Física dando especial ênfase ao reconhecimento e aplicação de conceitos.
Privilegia-se uma abordagem que obrigue e leve o estudante a desenvolver metodologias de autoaprendizagem e competências de análise de problemas e desenvolvimento de projetos em diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica, às propriedades químicas, físicas e problemas de engenharia e sua aplicação prática.
Pretende dar-se aos alunos uma visão abrangente de temas da Bioinformática molecular actual. Adicionalmente, nas aulas práticas, os alunos são encorajados a desenvolver pequenos projectos de investigação.
Esta disciplina visa globalmente a familiarização dos estudantes com conceitos e fundamentos básicos da área de interfaces e materiais coloidais, e com a sua aplicação direta no conhecimento e compreensão de processos e técnicas usados no quotidiano, na indústria, nas aplicações biomédicas e farmacêuticas, nas nanociências e nanotecnologia, e em modernas tecnologias em geral.
Constituem objectivos específicos da disciplina:
(i) identificar e caraterizar diferentes tipos de sistemas coloidais e interfaces de interesse em química e bioquímica, de que são exemplos micelas, lipossomas, monocamadas e filmes nanoestruturados, membranas biológicas, emulsões, nano-e microtúbulos, cristais líquidos e géis poliméricos;
(ii) correlacionar a organização e as interacções supramoleculares dos sistemas com as suas propriedades e comportamento macroscópicos;
(iii) analisar o modo como as propriedades dos sistemas coloidais são usadas em interfaces biológicas (por ex., regeneração de tecidos), novos materiais (biomateriais e nanomateriais) e diversas aplicações práticas, tais como detergência e emulsificação,
entrega controlada de fármacos, terapia génica não viral e alimentos;
(iv) conhecer técnicas experimentais importantes para caracterização de colóides e interfaces.
- Reconhecer o papel da Química no contexto das Nanociências e Nanotecnologia
- Conhecer métodos de produção e caracterização de nanomateriais
- Seleccionar as técnicas experimentais mais adequadas à caracterização de cada nanomaterial
- Identificar as aplicações tecnológicas de cada tipo de nanomaterial.
- Identificar riscos potenciais e problemas éticos associados ao impacto da produção/comercialização de produtos de nanotecnologia na Sociedade
- Ler/Interpretar artigos científicos das áreas da nanociência e nanotecnologia
Pretende-se que os estudantes apreendam, e compreendam, os principais conceitos da Química Medicinal, enquanto ramo do saber que emerge da interseção da Química (em especial, da Química Orgânica e Bioorgânica), da Farmacologia e de diversas outras áreas das Ciências da Saúde, com vista à conceção racional, síntese e desenvolvimento de novas moléculas bioativas com potencial aplicação como agentes terapêuticos (fármacos). Os discentes deverão, também, divisar a relevância deste ramo da Química fora do contexto académico, ou seja, compreender a importância e especificidades da Química Medicinal enquanto um dos pilares da Indústria Farmacêutica. Neste contexto será também dada ênfase à aplicação nesta área das designadas tecnologias emergentes. Para este fim, além da exposição clássica de aulas teóricas, e das abordagens experimentais no contexto das aulas práticas, serão promovidos seminários sobre tópicos específicos a cargo de especialistas convidados. Sempre que possível, o programa incluirá uma visita de estudo a um laboratório de I&D de uma indústria farmacêutica nacional.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar abordagens reflexivas de princípios químicos inerentes a um desenvolvimento da sociedade atual, em que se impõe a preocupação de sustentabilidade nos mais diversos contextos.
O objetivo desta unidade curricular é o de ensinar os fundamentos teóricos e a utilização de software contendo técnicas quimiométricas para o planeamento de experiências e análise linear e não linear de dados.
Rever e complementar informação essencial sobre segurança em laboratórios químicos.
Fornecer aos estudantes uma visão ampla de conhecimentos interdisciplinares, relativos a segurança em laboratórios de química.
Objectivos gerais:
Proporcionar conhecimentos valiosos de química orgânica e farmacêutica, aplicados na preparação de fármacos, como componente formativa profissionalizante na área da química de compostos bioactivos.
Objectivos específicos (assuntos):
a) Estrutura dos compostos orgânicos e grupos funcionais; b) Nomenclatura básica em química orgânica; c) Estereoquímica e a sua importância biológica; d) Síntese e reactividade dos compostos orgânicos; e) Compostos orgânicos de interesse biológico e famílias de fármacos.
Aprendizagem: A) Reações imprescindíveis e actuais para a síntese orgânica de fármacos classificados por actividades farmacológicas; B) Estratégias para o desenho sintético e tridimensional (estereoquímica) de fármacos; C) Noções para o estudo da relação estructura e actividade biológica de fármacos (SAR) no desenvolvimento de novos fármacos; D) Nas aulas laboratoriais, através da realização de mini-projectos, serão aprendidas as técnicas básicas e actuais de preparação de novos fármacos.
O principal objectivo desta unidade é fornecer aos estudantes uma completa e sólida formação nos princípios teóricos e práticos que suportam o plano de validação de um método analítico na perspectiva do referencial normativo EN 1911:2010. É dado particular destaque ao enquadramento das metodologias de validação dos métodos analíticos em laboratórios acreditados e à discussão dos requisitos de validação de métodos de análise instrumental, nomeadamente na execução e implementação de métodos de análise de rotina baseados nas técnicas potenciométricas, espectroscópicas e cromatográficas.
Planeamento e execução de um projeto de investigação científica. Comunicação oral e escrita do trabalho desenvolvido, sob a forma de uma Dissertação.
Planeamento e desenvolvimento/acompanhamento de um projeto numa empresa. Comunicação oral e escrita do trabalho realizado, sob a forma de um Relatório de Estágio
O objectivo principal desta unidade curricular é despertar no estudante a consciencialização do importante papel que a Química, como área transversal do conhecimento, representa no desenvolvimento sustentável das sociedades modernas.
O objetivo desta unidade curricular é o de ensinar os fundamentos teóricos e a utilização de técnicas quimiométricas e planeamento de experiências para o controlo da qualidade dos resultados no processo analítico.
- Reconhecer o papel das diferentes metodologias de análise estrutural nos mais diversos contextos da sua aplicação, desde a Química Fina, Química e Engenharia de (Nano)Materiais até à Biomedicina
- Conhecer os métodos mais relevantes de análise estrutural e sua adequação aos fins em vista
- Identificar vantagens e limitações características a cada um dos métodos de análise abordados
- Ler/Interpretar artigos científicos relevantes no contexto da UC
- Elaborar uma monografia sobre um tema relacionado com o âmbito da UC
O objectivo principal desta unidade curricular é a utilização das ferramentas básicas da Química Teórica−Computacional na resolução de problemas reais que se colocam na área da Química e que possam ser úteis a qualquer Químico, Físico ou Astrónomo.
Abordar-se-ão essencialmente as aplicações da Química Teórica-Computacional na resolução dos seguintes problemas químicos:
1. Cálculo de Propriedades Termodinâmicas
2. Estudo de Mecanismos de Reacções Químicas
3. Simulação de Espectros de Infravermelho
Química-Física Aplicada é uma disciplina de carácter de especialização intermédio que versa o desenvolvimento e reconhecimento de competências especializadas na área da Química-Física dando especial ênfase ao reconhecimento e aplicação de conceitos.
Privilegia-se uma abordagem que obrigue e leve o estudante a desenvolver metodologias de autoaprendizagem e competências de análise de problemas e desenvolvimento de projetos em diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica, às propriedades químicas, físicas e problemas de engenharia e sua aplicação prática.
O objetivo desta unidade curricular é desenvolver nos estudantes o conhecimento da eletroquímica interfacial. Isto inclui tanto a compreensão dos aspetos fundamentais da eletroquímica, como de técnicas para caracterização de processos eletroquímicos, em diferentes superfícies de elétrodo.
Esta UC analisa a estabilidade termodinâmica das moléculas e utiliza os estudos termoquímicos e termofísicos para interpretar a energética molecular, bem como suas aplicações práticas em diversas áreas da ciência.
- Reconhecer o papel da Química no contexto das Nanociências e Nanotecnologia
- Conhecer métodos de produção e caracterização de nanomateriais
- Seleccionar as técnicas experimentais mais adequadas à caracterização de cada nanomaterial
- Identificar as aplicações tecnológicas de cada tipo de nanomaterial.
- Identificar riscos potenciais e problemas éticos associados ao impacto da produção/comercialização de produtos de nanotecnologia na Sociedade
- Ler/Interpretar artigos científicos das áreas da nanociência e nanotecnologia
Rever e complementar informação essencial sobre segurança em laboratórios químicos.
Fornecer aos estudantes uma visão ampla de conhecimentos interdisciplinares, relativos a segurança em laboratórios de química.
Pretende-se que os estudantes adquiram formação e conhecimentos avançados sobre técnicas de eletrodeposição de metais, ligas metálicas e compósitos, do ponto de vista teórico e prático.
Conhecimento detalhado de alguns processos industriais de eletrodeposição, relacionando a tecnologia com os princípios fundamentais.
O objetivo deste curso é o de desenvolver o conhecimento dos estudantes na fabricação e caracterização de filmes nanoestruturados, nanomateriais e compósitos e identificação das suas funcionalidades para aplicações tecnológicas.
Pretende-se com esta unidade curricular: (i) fornecer um conjunto de conhecimentos básicos sobre métodos modernos de caracterização físico-química de materiais e interfaces, com ênfase em sistemas moles e nanoestruturados; (ii) transmitir aos estudantes as vantagens e limitações de cada método e a necessidade do uso de métodos complementares de caracterização; (iii) motivar os estudantes a discutir conceitos e apresentações, e a processar e saber transmitir a informação relevante por eles encontrada em artigos científicos.
O objetivo desta unidade curricular é proporcionar uma comprensão geral sobre os aspetos mais relevantes de nanotecnologia e bionanotecnologia, incluindo: propriedades específicas de materiais nanoscópicos; técnicas para a caracterizaão de nanomateriais; tipos de nanomateriais mais comuns e suas aplicações.
Pretende-se que no final desta unidade curricular o estudante seja capaz de:
- planear as diferentes fases de realização de um projeto de investigação no âmbito da Dissertação/Estágio;
- realizar pesquisa bibliográfica avançada no âmbito do projeto;
- apresentar uma síntese coerente e articulada do estado-da-arte no tema escolhido;
- desenvolver competências de comunicação oral e escrita do trabalho de pesquisa e planeamento realizado.
Este curso visa o desenvolvimento das competências transversais dos estudantes no que diz respeito às áreas de: propriedade intelectual e transferência de tecnologia; escrita, comunicação e ética científicas; desenvolvimento pessoal e profissional, e gestão de carreira profissional.
O principal objetivo desta unidade curricular é que o estudante desenvolva, planeie e execute um projeto de investigação científica e/ou de investigação e desenvolvimento, em ambiente académico ou empresarial.