Go to:
Logótipo
Esta página em português Ajuda Autenticar-se
FCUP
You are in:: Start > News > Estudantes da FCUP entre os finalistas da primeira edição do 3MT U.Porto
Authentication




Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Information

Estudantes da FCUP entre os finalistas da primeira edição do 3MT U.Porto

Desafio foi apresentar a Tese em 3 minutos


3MT-estudantes
© DR 

Ao todo são cinco os doutorandos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) entre os finalistas da primeira edição do 
3MT U.Porto (Three Minute Thesis). Trata-se de uma competição académica que desafia os estudantes de doutoramento da Universidade do Porto a testarem e porem em prática as suas capacidades de comunicação.

Neste concurso, promovido pela primeira vez pela University of Queensland (Austrália) em 2008, os participantes são desafiados a explicar a importância e o significado da sua investigação. Tudo isto somente em 3 minutos e “usando como ajuda não mais que um único diapositivo”.

Entre os premiados estão Alexandra Borges, do Doutoramento em Química Sustentável, que apresentou o seu trabalho sobre novos fotossensibilizadores para terapia fotodinâmica, Daniel Brito, do Doutoramento em Física, com uma apresentação sobre isoladores topológicos, Inês Sampaio Lorga, que está a trabalhar na área da imunidade à meningite no âmbito do Doutoramento em Biologia Celular e Molecular, Joana Oliveira, do Doutoramento em Biologia, com uma tese sobre alimentos aquáticos funcionais para aumentar a saúde da corvina-legítima (Argyrosomus regius) e Tomás de Azevedo Silva, do Doutoramento em Astronomia, que está a estudar a composição da atmosfera dos exoplanetas. 

Na primeira fase do concurso, os candidatos foram desafiados a produzir e submeter um vídeo com a apresentação do seu projeto. Da análise das candidaturas, por uma Comissão de Avaliação constituída por docentes das 14 faculdades da U.Porto, resultou então a lista de 21 finalistas, que para além de estudantes da FCUP integra também doutorandos das faculdades de Desporto (FADEUP), Economia (FEP), Engenharia (FEUP), Farmácia (FFUP), Medicina (FMUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Os estudantes selecionados vão agora participar numa ação de formação, agendada para o dia 22 de abril. Este momento servirá de preparação para a competição final do 3MT U.Porto, a decorrer no dia 13 de maio, às 16h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

Neste evento, que será aberto a toda a comunidade, os finalistas vão ter que fazer o mesmo exercício de explicar a sua tese de doutoramento em 3 minutos, desta vez sem recorrer a suporte visual.

O vencedor desta primeira edição do 3MT U.Porto vai receber um prémio monetário de 1200 euros. Será ainda atribuída uma menção honrosa no valor de 800 euros.







Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt   


Renata Silva. SICC. 07-04-2022

Recommend this page Top
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Last update: 2022-07-18 I  Page created on: 2022-08-19 at 03:02:03 | Reports Portal