Go to:
Logótipo
Esta página em português Ajuda Autenticar-se
FCUP
You are in:: Start > News > Nobel da Matemática atribuído a investigador com ligações à FCUP
Authentication




Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Information

'Nobel' da Matemática atribuído a investigador com ligações à FCUP

Dennis Sullivan, que colaborou com Alberto Adrego Pinto, conquistou o Prémio Abel 2022

Entregue desde 2003, o Prémio Abel é o análogo do Prémio Nobel para a área da matemática. Este ano, o galardão foi atribuído a Dennis Sullivan, com o qual o docente do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Alberto Adrego Pinto, chegou a colaborar. 

Sullivan, de 81 anos, é um dos maiores especialistas mundiais no desenvolvimento da denominada Teoria da Renormalização em Sistemas Dinâmicos, que separa a ordem do caos.

De entre as muitas contribuições de Sullivan para a Matemática, uma das mais importantes consistiu no desenvolvimento de novas técnicas matemáticas necessárias para estabelecer, de forma rigorosa, as previsões da renormalização do físico M. Feigenbaum como explicação do fenómeno da universalidade em sistemas dinâmicos”, explica o docente da FCUP, que é também investigador do INESC TEC. 

Alberto Adrego Pinto conviveu e trabalhou, nos anos 90, com D. Sullivan, quando prosseguiu os seus estudos pós-graduados de Mestrado e de Doutoramento na Universidade de Warwick, Reino Unido, sob a orientação de David Rand. 

Foi precisamente David Rand, que apresentou o docente da FCUP a D. Sullivan e daí resultou a sua escolha para os temas de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutoramento. 

Impacto da colaboração com Sullivan na carreira de Alberto Pinto 

Na sequência dos contactos com este matemático agora galardoado, em visitas ao Institut des Hautes Études Scientifiques, Paris, Universidade de Stony Brook, EUA, e aquando da sua passagem pelo Graduate Center of the City University of New York (CUNY-GC), como investigador Pós-Doc na Einstein Chair do GC-CUNY, dirigida por Dennis Sullivan até aos dias de hoje, resultaram trabalhos científicos com grande impacto na carreira de Alberto Adrego Pinto. 

Por exemplo, da sua passagem pelo Graduate Center resultou a publicação de um artigo conjunto em 2006, The Circle and the Solenoid, no qual A. Pinto e D. Sullivan usam precisamente as técnicas da Teoria da Renormalização na abordagem a problemas relacionados com aplicações expansivas do círculo, de grau maior ou igual a 2. 

Dos resultados científicos originados a partir desta colaboração, destacam-se artigos publicados nas melhores revistas científicas como The Annals of Mathematics, Communications in Mathematical Physics, Transactions of the American Mathematical Society e Proceedings of the American Mathematical Society, e um livro publicado na série Monographs in Mathematics, da editora Springer, onde, inspirados nas conversas com Sullivan, Alberto Pinto, em co-autoria com David Rand e Flávio Ferreira, doutorado em Matemática Aplicada pela FCUP, constroem novas estruturas finas, criando estruturas diferenciáveis para aplicações pseudo-Anosov. Em particular, estas estruturas diferenciáveis permitem estender os conceitos de dinâmica hiperbólica para superfícies de curvatura nula, recuperando a dualidade de Mañe-Bochi-Viana. 

Sullivan também passou pela FCUP nos anos 2000, ao marcar presença no International Congress in Dynamical Systems, que contou com a organização de Alberto Pinto e de Maria João Costa, também docente do Departamento de Matemática. 

O matemático galardoado irá receber oficialmente o prémio, no valor de 777 mil euros, em maio deste ano. Para o júri do Prémio Abel, Sullivan foi distinguido “pelas suas contribuições inovadoras para a topologia no seu sentido mais amplo e, em particular, nos seus aspetos algébricos, geométricos e dinâmicos".


albertopinto






Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt   


Renata Silva. SICC. 30-03-2022

Recommend this page Top
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Last update: 2022-07-18 I  Page created on: 2022-08-13 at 00:57:30 | Reports Portal