Go to:
Logótipo
You are in:: Start > News > FCUP no mar: primeira campanha do Projeto Atlântida
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

FCUP no mar: primeira campanha do Projeto Atlântida

Campanha decorreu entre os dias 25 e 27 de junho


No âmbito do projeto Atlântida, uma equipa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) participou na primeira de seis campanhas nas águas do Norte, que decorreu entre os dias 25 e 27 de junho. Os resultados foram dados a conhecer esta semana. 

"Conseguimos fazer 18 paragens para recolha de amostras (estações de amostragem) de Espinho a norte da Póvoa entre as 2 e as 12 milhas náuticas da costa, onde foram recolhidos perfis oceanográficos com sonda multiparamétrica, registos acústicos para mapeamento acústico da área e deteção de vocalizações de cetáceos, e amostras de água para caracterização do microbioma, quantificação de nutrientes e clorofila e testes para deteção de material genético de cetáceos", relata Mafalda Correia, doutorada em Biologia pela FCUP e uma das investigadoras envolvidas no projeto. 

Também se realizaram 14 amostragens para quantificação de microplásticos e plâncton e não faltaram avistamentos de três espécies de cetáceos: Golfinho-comum-de-bico-curto (Delphinus delphis), Golfinho-de-risso (Grampus griseus) Golfinho-roaz (Tursiops truncatus). 

Neste projeto, liderado pelo docente da FCUP, Vítor Vasconcelos, participam também vários docentes e investigadores da FCUP e CIIMAR, como é o caso de Isabel Sousa Pinto, que coordena a linha 2 de investigação (Ecosystems and Biodiversity in the Northwest Portuguese coast), Luísa Bastos, investigadora responsável pela linha 1 (Ocean and Coastal monitoring and modelling), e Ana Paula Mucha, coordenadora da linha 4 (Marine biobanks as tools for marine biotechnology). 

Com um orçamento de cerca de 3 milhões de euros, o projeto ATLANTIDA – Platform for the monitoring of the North Atlantic Ocean and tools for the sustainable exploitation of the marine resources é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


atlantida
© Projeto Atlântida










Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  


Renata Silva. SICC. 08-07-2021
Recommend this page Top
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Last update: 2022-07-18 I  Page created on: 2022-12-01 at 06:35:13 | Reports Portal