Go to:
Logótipo
Esta página em português Ajuda Autenticar-se
FCUP
You are in:: Start > News > Reingresso | Mudança de Par Instituição/Curso 2018/2019
Authentication




Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Information

Reingresso | Mudança de Par Instituição/Curso 2018/2019

Candidaturas: 1 junho a 20 de julho 2018

fcup_est

PROPINAS ESTUDANTE INTERNACIONAL 
Para os estudantes que ingressem pelos regimes de reingresso, mudança de par instituição/curso e que sejam considerados com estatuto de Estudante Internacional, os valores de propinas a aplicar são:

Estudante Internacional em tempo integral: 3000,00¤
Estudante Internacional em tempo parcial: 2069,07¤
Estudante Internacional em tempo integral (CPLP): 1500,00¤ 
Estudante Internacional em tempo parcial (CPLP): 1034,53¤

DOCUMENTOS A ENTREGAR

REINGRESSO

1. Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/ Passaporte) ou  Formulário contendo os dados de identificação (obrigatório).

MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO

1. Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/ Passaporte) ou  Formulário contendo os dados de identificação (obrigatório). 

2. Certidão da última inscrição passada pelo respetivo estabelecimento de ensino (obrigatório);

3. Certidão do 10.º, 11º e 12.º ano de escolaridade com as unidades curriculares discriminadas (obrigatório);

4. Historial da candidatura ao ensino superior, contendo as classificações do 10.º, 11º e 12.º anos de escolaridade e as classificações dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso (ficha ENES ou equivalente), referente ao ano em que se candidatou ao ensino superior (obrigatório) - ver alíneas a), b) e c).

(a) Para os candidatos titulares de cursos de ensino secundário não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português previstos nas Portarias n.º 224/2006, de 8 de março e n.º 699/2006, de 12 de julho, é obrigatória a entrega de documento comprovativo da conclusão do ensino secundário com a respetiva classificação;

(b)
Para os restantes candidatos titulares de cursos de ensino secundário não portugueses é obrigatória a entrega de certificado de equivalência ao ensino secundário português emitido por uma entidade nacional competente;

(c) Para os candidatos acima referidos, titulares de cursos de ensino secundário não portugueses é ainda obrigatória a entrega de documento(s) comprovativo(s) das provas específicas (ou exames nacionais equivalentes) previstas nas Deliberações n.ºs 438/2017 e 667/2017 e na Declaração de Retificação n.º 124/2018.

5. Certidão das unidades curriculares aprovadas no ensino superior com a respetiva classificação, com a indicação do regime (semestral ou anual) e com a indicação dos créditos-ECTS. Caso esta certidão não mencione os créditos-ECTS, deverá anexar fotocópia do plano de estudos do curso que frequentou. Os estudantes da UP poderão digitalizar e anexar o percurso académico do SIGARRA. Se não obteve aprovação em unidades curriculares, deve anexar certidão de inscrição no ensino superior (obrigatório);

6. Certidão/Declaração emitida pelo último estabelecimento de ensino superior na qual conste informação de não prescrição no ano letivo 2018/2019. Caso não obtenha a certidão/declaração, deverá acrescentar uma  declaração sob compromisso de honra em como não se encontra em condições de prescrever no ano letivo a que se candidata, ficando contudo a matrícula condicionada à apresentação da certidão (obrigatório). 

Notas referentes ao ponto 5 mencionado na Candidatura:
  • Os documentos deverão ser autenticados pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito, ou pelos serviços consulares ou embaixadas em Portugal dos países estrangeiros a que a habilitação diz respeito, ou com Apostila de Haia, para os países que aderiram à Convenção de Haia. O mesmo deve acontecer relativamente às traduções, obrigatórias, de documentos cuja língua original não seja a portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.
  • Poderá consultar o procedimento nos seguintes endereços: http://www.dge.mec.pt/equivalencias-estrangeiras 

VAGAS 

Nota 1) A aprovação das vagas de Mudança de Par Instituição/Curso (1ºano curricular) está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

Nota 2) As vagas de Mudança de Par Instituição/Curso (restantes anos curriculares) aguardam aprovação da Reitoria da UP.

Licenciaturas e Mestrados Integrados

1º ano

curricular

Restantes anos curriculares

Arquitetura Paisagista

1

6

Biologia

9

9

Bioquímica

2

2

Ciência de Computadores

3

3

Ciências de Engenharia

1

10

Ciências e Tecnologia do Ambiente

3

5

Física

3

9

Geologia

2

4

Matemática

3

13

Química

5

6

Mestrado Integrado em Engenharia Física

2

12

Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos

3

3

Nota: O ingresso será para as vagas de 1.º ano se e só se o estudante obteve menos de 30 créditos ECTS no par instituição/curso de que provém.

CALENDÁRIO DE AÇÕES

Apresentação das candidaturas

De 1 de junho a 20 de julho de 2018

Afixação de resultados provisórios

Até 31 de julho de 2018

Audiência prévia

De 1 a 14 de agosto de 2018

Afixação de resultados definitivos

Até 3 de setembro de 2018

Apresentação de reclamações

De 3 a 21 de setembro de 2018

Publicação da decisão de reclamações

Até 26 de setembro de 2018

Realização de matrículas

De 10 a 14 de setembro de 2018

Eventual colocação de suplentes

De 17 a 18 de setembro de 2018

Modo de notificação dos candidatos

Online - site da FCUP

 

EMOLUMENTOS

A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros. Consultar aqui as Formas de pagamento.

AS CANDIDATURAS DEVEM SER EFETUADAS NA PÁGINA DOS CURSOS → escolher curso/CE → candidaturas de ingresso → escolher o regime → apresentar candidatura


Horário do balcão de atendimento da Pré-Graduação: 
Segunda a sexta-feira das 10h às 16h 
Telefone: 22 0402020/21/22/24/26/27 
E-mail: pre.graduacao@fc.up.pt

Consultar Edital

Recommend this page Top
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2021-11-27 at 20:51:04