Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado Integrado > MI:EF
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado Integrado em Engenharia Física

Provas de Acesso Física e Química (07)
e Matemática A (19)
Propinas Consultar
Numerus Clausus 60
A partir do ano lectivo 2017/18, o curso é partilhado entre a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Engenharia da UP.

A partilha do ciclo de estudos irá contribuir para uma maior abrangência da oferta educativa, introduzindo a nova área temática de Instrumentação que se junta às áreas temáticas atuais de “Óptica, Optoelectrónica, Lasers e Comunicações” e “Materiais Avançados e Nanotecnologias”. Esta cooperação multidisciplinar, assente numa forte formação em Física e Matemática e complementada com uma elevada formação tecnológica em Engenharia, irá afirmar o Mestrado Integrado em Engenharia Física  como um curso da Universidade do Porto com taxa de empregabilidade de 100%!


Objetivos

  • Formar profissionais habilitados a praticar atos de Engenharia, em particular baseados em conhecimentos profundos nas áreas de especialização do Mestrado Integrado em Engenharia Física, nomeadamente em Materiais Avançados, Micro e Nano Dispositivos, Spintrónica, Ótica, Optoelectrónica, Lasers, Comunicação e Instrumentação, em aspetos fundamentais e aplicados, orientados para a Engenharia.
  • Dominar técnicas experimentais avançadas nas áreas de Materiais, Optoelectrónica, Lasers e Comunicações.
  • Adquirir competências na conceção, implementação e demonstração dessas técnicas e equipamentos.
  • Obter conhecimentos e competências sobre modelização de sistemas físicos e técnicas numéricas/computacionais de aplicação muito geral.
  • Atingir uma visão abrangente e esclarecida dos fundamentos e do papel das tecnologias avançadas e da inovação tecnológica, e adquirir competências no domínio da gestão de tecnologia e de projetos de I&D.
  • Adquirir capacidades para desenvolver atividades de estudo, de conceção, de projeto computacional/experimental e de desenvolvimento, integrando competências adquiridas nas várias áreas de formação (Ciências Básicas, Ciências de Engenharia, Ciências de Especialidade, e Ciências Complementares), orientadas para domínios de aplicação como os de Metrologia, Saúde e Biologia, Sistemas de Informação e Comunicação, Tecnologia de Criogenia e Alto Vácuo, Materiais Funcionais e Micro/Nano Dispositivos, Sensores e Actuadores.


Regimes de Acesso 2018/2019

Regime Geral Numerus Clausus (*): 60
Concursos Especiais Vagas (**): Maiores de 23 anos: 3 | TOCS: 2
Mudança de Par
Instituição/Curso
Vagas (***): 1ºano curricular: 2  |
restantes anos curriculares (****): 12
Reingresso Não está sujeito a limitações quantitativas.
Vagas para o 4ºano  10 (*****)


(*) A aprovação das vagas do Regime Geral está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

(**) A aprovação das vagas dos Concursos Especiais está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

(***) A aprovação das vagas da Mudança de Par Instituição/Curso (1ºano curricular) está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

(****) As vagas de Mudança de Par Instituição/Curso (Restantes anos curriculares) aguardam aprovação da Reitoria da UP

(*****) Vagas para Titulares de Licenciatura em área adequada.


Informações


Contactos

Diretor do Curso: mi.ef.diretor@fc.up.pt
Secção de Pré-Graduação: pre.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: mi.ef@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo. Não dispensa a consulta do DR.

Dados Gerais

Código Oficial: 9368
Diretor: Paulo Marques
Sigla: MI:EF
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado Integrado
Início: 2007/2008
Fim: 2020/2021
Duração: 10 Semestres

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Física (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Física Tecnológica (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2023-08-04 I  Página gerada em: 2024-03-19 às 11:39:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias