Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Mobilidade Estudantes Outgoing

Mobilidade Estudantes Outgoing

1.º Ciclo de estudos – Licenciatura em Ciências da Nutrição

Caro(a) Estudante*,

Se estiver interessado(a) em realizar um período de mobilidade no estrangeiro, terá de ter em consideração que existem algumas normas para poder realizar mobilidade. Entre outros, destacam-se os seguintes requisitos de elegibilidade para a candidatura a mobilidade:

- o(a) estudante deverá ter completado o primeiro ano letivo e se encontrar-se inscrito(a) no segundo ano (no caso da licenciatura);

- não ser devedor no que se refere ao pagamento de propinas.

Se for elegível, deverá estar atento(a) à divulgação de oportunidades de mobilidade que se realiza de forma contínua quer pelo GRI- FCNAUP quer pelo SRI mas, em particular, ao período de pré-candidaturas aos programas de mobilidade Erasmus + Estudos e mobilidade ao abrigo de acordos de cooperação, que decorre habitualmente de 15 de dezembro a 15 de janeiro do seguinte ano civil.

A pré-candidatura realiza-se no SIGARRA FCNAUP, mediante o preenchimento do formulário de Pré-Candidatura:

- Registar-se no Sigarra e selecionar a opção " Cooperação Internacional" (lado esquerdo)

- Selecionar "Mobilidades" (lado direito), e em seguida "Pré-candidaturas" (lado direito).

Todos os anos é publicado um Edital referente às Pré-candidaturas a mobilidade de estudantes (p. ex. 2018/ 2019: https://sigarra.up.pt/fcnaup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=12304), sendo também possível aceder à lista de vagas disponíveis (no menu Cooperação Internacional, selecionar "lista de vagas", do lado direito) e aceder aos links para os sites das Universidades parceiras.

Caso necessitem de mais informações sobre a forma de preenchimento da pré-candidatura, devem solicitar informação ao GRI – FCNAUP (mobilidade@fcna.up.pt) .

No final do período de pré-candidaturas os resultados são enviados para os estudantes que submeteram uma pré-candidatura via email institucional.

Candidatura e procedimentos

Os estudantes seleccionados serão convocados para preencher o Formulário de Candidatura no SIGARRA e apresentar a documentação necessária. As candidaturas só serão validadas quanto todos os documentos (a indicar posteriormente) estiverem inseridos pelo estudante no Sigarra. A candidatura será enviada à Universidade parceira e logo que Coordenador/Técnico de Mobilidade receba a informação de aceitação ou não aceitação, essa informação será comunicada ao estudante.

Candidatura à Universidade Parceira

Após realizar a candidatura no Sigarra da FCNAUP o estudante deverá ainda procurar informação sobre os prazos e procedimentos de candidatura na Univ. Parceria para a qual foi seleccionado. O Técnico/ Coordenador da FCNAUP pode enviar informação, sempre que esta lhe seja transmitida, no entanto nem todas as Universidades Parceiras procedem a esta divulgação ou contactam os estudantes para os informar sobre os procedimentos, utilizando para tal os dados que lhes são comunicados pela U.Porto (decorrente das Candidaturas no Sigarra).

* Nota: apenas para mobilidade estudantes de licenciatura

Informações sobre Universidades parceiras e candidaturas Erasmus + estudos 2018/ 2019

Estudantes de Mestrado e Doutoramento

A mobilidade estudos em Mestrado ou doutoramento são tratados individualmente. Os(as) estudantes dos 2.º e 3.º ciclos de estudos da FCNAUP que se encontrem  interessados em realizar mobilidade estudos deverão contactar o GRI- FCNAUP (mobilidade@fcna.up.pt) e agendar uma reunião.

Bolsas Santander

As Bolsas Santander são bolsas de mérito e, no caso da FCNAUP, são bolsas às quais podem candidatar-se os estudantes que pretendem realizar mobilidade para o Brasil. Existem habitualmente dois tipos de bolsa, as luso-brasileiras e as latino-americanas. Todos os anos as regras de candidaturas a estas bolsas são atualizadas mas o procedimento passa por dois passos iniciais: (1) realização de pré-candidatura de mobilidade na FCNAUP (de acordo com os prazos mencionados previamente) e formalização da candidatura pelo preenchimento da candidatura no SIGARRA; (2) realização de uma segunda candidatura a bolsa Santander no site International da U.Porto (https://international.up.pt/ ). Neste site poderão desde já encontrar o regulamento do ano transato onde poderão verificar se a Universidade onde pretendem realizar mobilidade se encontra nas listas de Univ. elegíveis para cada tipo de bolsa ou apenas para um, pois a probabilidade de obter bolsa será maior se a Universidade se encontrar nas duas.

Mobile + (mobilidades fora da Europa no âmbito do Erasmus +)

Periodicamente, são abertas candidaturas ao abrigo programa MOBILE + (existem os programas Mobile+, Mobile+2, mobile+3). Os eventuais interessados poderão apresentar as suas propostas de mobilidade nos prazos estabelecidos e que são divulgados a toda a comunidade UP por email dinâmico.

Informação:

Mobile3+: https://mobileplus3.up.pt/

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-02-06 I  Página gerada em: 2021-06-18 às 08:04:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais