Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Historial

Historial

Entre as mais jovens unidades orgânicas da Universidade do Porto, a FCNAUP foi criada em Julho de 1996, sob a designação de Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Em 1999, dando cumprimento aos recém-aprovados estatutos foram, pela primeira vez, eleitos os seus Conselho Pedagógico e Diretivo bem como a Assembleia de Representantes. Em Julho desse mesmo ano, foi aprovada a atual designação: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Trata-se, no ensino universitário português, da Faculdade de mais longo historial com mais de quatro décadas de experiência na formação e investigação em Ciências da Nutrição.

As raízes desta unidade orgânica remontam a 1976, data em que se iniciou o ensino universitário em alimentação e nutrição humana na Universidade do Porto, com personalidades como o Dr. Emílio Peres e o Professor Norberto Teixeira dos Santos; e para homenagear estes Professores, Património Humano da Faculdade, a FCNAUP passou a atribuir, desde 2017, aos seus estudantes, os Prémios Dr. Emílio Peres e Professor Norberto Teixeira dos Santos.

Decorridos alguns anos sobre o início do funcionamento do Curso, analisada a experiência e ponderadas as necessidades do país, sob proposta dos órgãos de gestão do Curso de Nutricionismo, entendeu o Governo ser oportuna a reestruturação do bacharelato, com a criação da licenciatura em Ciências da Nutrição, na Universidade do Porto (Decreto do Governo n.º 62/83 de 12/07/83, D.R. I Série, n.º 158). O novo plano de estudos conferindo o grau de licenciado em Ciências da Nutrição, iniciou-se em 1987 (Portaria n.º 154/87 de 05/03/87, D.R. I Série n.º 53).

Os objetivos, especificidade da formação, natureza, atribuições e competências dos licenciados em Ciências da Nutrição, conduziram à proposta de criação de uma Unidade Orgânica da Universidade do Porto. A constituição desta Unidade Orgânica foi aprovada em Senado Universitário de 12/11/92, e ratificada por despacho de S .Ex.ª o Senhor Ministro da Educação, em 17/07/96 (Despacho n.º 165-XIII/ME/96).

Iniciado o processo de concurso público para a Empreitada das Novas Instalações da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, no Campo Alegre, no passado dia 21 de dezembro, ambiciona-se a chegada das novas instalações, capazes de assegurar o ambiente adequado aos desafios a que a FCNAUP se propõe.

Nos seus cerca de 42 anos de existência, o crescimento da FCNAUP superou as expetativas. A relevância, qualidade e impacto da formação cresceu de forma exponencial, e a FCNAUP junta à elevada diferenciação do seu corpo docente, uma forte ligação às instituições, com trabalhos atualmente em curso que beneficiam de apoios das mais diversas instituições, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Direção Geral da Saúde (DGS), a European Food Safety Agency (EFSA), ou o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), em colaboração com grupos de investigação nacionais e internacionais, e instituições às quais presta importantes serviços assegurando, para além do ensino,  I&Di em diversas áreas onde se incluem, entre outras, a clínica, a saúde pública e comunitária, o desporto, a restauração, a indústria e o setor agro-alimentar, ou as autarquias.

A dimensão da FCNAUP é aproveitada para beneficiar do seu característico contato próximo, face a face, entre professores, funcionários e estudantes. Interpreta-se o ensino universitário a partir da perspetiva do estudante, dos seus interesses e possibilidades de realizações para facilitar a comparabilidade e o reconhecimento da aprendizagem no espaço europeu e também, pelos trabalhos em curso com países de outros continentes, no espaço internacional de Nutrição Global, com ensino e investigação em curso, em projetos sediados em países tão distintos como São Tomé e Príncipe, Moçambique, Brasil, ou Tajiquistão, entre outros.

O modelo de ensino-aprendizagem que desenvolvemos centra-se, nomeadamente, nos domínios de conhecimento e compreensão, da sua aplicação, da avaliação crítica das situações e tomada de decisão, da comunicação, literacia e do domínio das novas tecnologias, da autonomia e do trabalho em equipa. Dessa forma, procuramos contribuir para que o estudante possa melhorar um saber-mobilizar de conhecimentos que permita enfrentar com mais sucesso, situações complexas e inéditas na futura vida profissional. Encoraja-se ainda a realização de trabalhos de campo e atividades extracurriculares, por vezes em sinergia com as atividades que os docentes têm em curso, como forma de complementar os estudos.

Os estudantes são também estimulados a contatar com materiais em língua inglesa, o que poderá aumentar as suas competências nesta língua. Procura também estimular concursos para a integração em programas de mobilidade que possam facilitar o desenvolvimento de competências numa língua estrangeira, e o desenvolvimento intercultural e interpessoal.

As novas tecnologias têm sido muito desenvolvidas e os docentes da FCNAUP sempre têm recebido vários prémios de Excelência neste domínio, ao longo dos anos, contribuindo para tornar a aprendizagem mais autónoma, mediante novas técnicas de estudo, e mais centrada nas competências, reforçando o papel do docente como um facilitador da aprendizagem, para receber estudantes reconhecidos como dos melhores do país ou das suas instituições de origem.

Porto 20 de fevereiro de 2018

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-02-20 I  Página gerada em: 2021-06-14 às 23:34:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais