Publicações FCNAUP (Docentes/Investigadores)

A qualidade da investigação produzida (ex: número anual de artigos científicos por doutorado, índices de impacto) é um dos indicadores de desempenho considerados internacionalmente no âmbito das atividades de investigação e de desenvolvimento. A divulgação da produção científica e académica através de catálogos bibliográficos online e/ou de repositórios institucionais contribui para a valorização pública da ciência produzida no meio académico.

Catálogo Bibliográfico

A biblioteca da FCNAUP possui um núcleo documental dedicado às publicações de docentes e investigadores da FCNAUP depositadas na biblioteca - a criação deste núcleo de publicação (artigos científicos e capítulos de livros) data de 2005/2006. 

Módulo Publicações

A U.Porto disponibiliza no seu sistema de informação SIGARRA ferramentas e funcionalidades que possibilitam o registo e a pesquisa da produção científica de cada instituição.

A partir de do ano letivo 2007/2008, os docentes foram incentivados a depositar a suas publicações no módulo de publicações SIGARRA

Em junho de 2014, o módulo de publicações foi atualizado, prevendo atualmente a integração das publicações registadas nas várias Unidades Orgânicas da U.Porto.

As publicações inseridas no módulo SIGARRA são automaticamente registadas nos Curricula (CVs) e Relatórios de Atividades (RAs) de cada docente/investigador, disponibilizados pelo SIGARRA. No caso de o ficheiro associado à publicação ser de acesso público, as publicações registadas ficarão igualmente visíveis no Repositório Aberto da U.Porto (http://repositorio-aberto.up.pt/).

Novo Procedimento para registo e validação das publicações no Módulo Publicações SIGARRA

Em virtude das alterações ocorridas em 2014, procedeu-se à alteração do procedimento em vigor para o registo das publicações, sendo que os docentes são responsáveis por notificar a biblioteca sobre novas publicações a registar no módulo, à medida que estas vão sendo publicadas, através do envio dos pdfs das publicações para o email biblioteca@fcna.up.pt, e a biblioteca assumirá, de forma exclusiva, a função de registar e alterar as publicações no módulo de publicações. Os docentes são igualmente responsáveis por verificar a correção dos registos criados e de reportar qualquer irregularidade detetada.

Links de interesse

Outras informações

Quer submeter um artigo para publicação numa revista científica e não sabe como começar? Quais são as revistas científicas com maior fator de impacto? Conheça a sugestão da biblioteca.

Pretende publicar um livro ou patentear uma invenção? A U.Porto dispõe de serviços que apoiam a edição e a publicação de obras da autoria de docentes e investigadores pertencentes à Universidade, bem como a emissão de patentes de inovação. Para o efeito, sugere-se o contacto da U.Porto Press e da plataforma UPorto Inovação.

Para saber mais consulte as FAQ dirigida a Docentes e Investigadores