Perguntas frequentes (FAQ)

Encontre neste espaço a resposta às suas questões, enquanto estudante ou docente e investigador da FCNAUP.

Estudante

O que preciso para ter acesso aos serviços da Biblioteca?

Para ter acesso aos serviços da Biblioteca deve apresentar o cartão de identificação da FCNAUP ou indicar o número de estudante atribuído.

Sou estudante de licenciatura, qual o número de obras que posso requisitar e por qual período?

Os estudantes de licenciatura podem requisitar até 3 obras por um período máximo de empréstimo de 2 dias.

Sou estudante de pós-graduação, qual o número de obras que posso requisitar e por qual período?

Os estudantes de pós-graduação podem requisitar até 2 obras por um período máximo de empréstimo de 5 dias.

Sendo antigo estudante da FCNAUP poderei continuar a requisitar obras da Biblioteca?

Sim. O serviço de empréstimo da Biblioteca contempla os antigos estudantes, permitindo-lhes realizar 1 requisição por um período máximo de 5 dias.

Como posso renovar a requisição de determinada obra?

Pode fazer o pedido de renovação presencialmente no posto de atendimento da biblioteca, piso 5, ou através de contacto telefónico ou envio de email para circulacao@fcna.up.pt. A admissão da renovação implica sempre que o pedido seja feito antes do fim do prazo de requisição.

Pode renovar uma única vez o empréstimo das obras que requisitou pelo período igual ao estabelecido na requisição.

Há alguma penalização se entregar uma obra fora do prazo de entrega?

Sim. O não cumprimento dos prazos de empréstimo implica a aplicação de uma taxa no valor de 2,50¤ por obra e por dia de atraso, podendo adotar-se a suspensão dos direitos de empréstimo por prazo a estipular.

 
Pretendo encontrar um título sugerido na Bibliografia de Gastrotecnia, como devo fazer para saber se a Biblioteca possui essa obra e se está disponível para empréstimo?

Para fazer pesquisas no fundo documental da Biblioteca pode consultar o catálogo online da Biblioteca, disponível na página inicial do site. Depois de aceder ao catálogo online da Biblioteca, deverá digitar o título da obra que pretende encontrar e na opção de campos a pesquisar, restringir a pesquisa a Título. Poderá detalhar com até mais 2 campos de pesquisa, nomeadamente, com o nome do Autor e o Ano de publicação. Nota: Para mais informações, poderá consultar o tutorial de pesquisa no catálogo da Biblioteca (versão atualizada)

Para saber se uma obra está requisitável, deve fazer a pesquisa da obra no catálogo. Na página de registo da respetiva obra é apresentada a informação Existências FCNAUP. Clique sobre a hiperligação FCNAUP. No caso de a obra estar requisitada, é apresentada a data prevista de devolução.

Como posso saber se a biblioteca possui determinada tese ou relatório de estágio?

Para consultar as teses e dissertações disponíveis na FCNAUP poderá fazer uma pesquisa no catálogo da biblioteca da FCNAUP, limitando os resultados de pesquisa à coleção Dissertações, ou no Repositório Aberto UP(coleções Dissertação (de Mestrado), Tese (de Doutoramento), Trabalho Académico), onde poderá encontrar as teses disponíveis online em texto integral. Nota: Para mais informações, poderá consultar o tutorial de pesquisa no catálogo da Biblioteca (versão atualizada)

Estou a realizar um trabalho académico e preciso de apoio para a minha pesquisa bibliográfica. Como posso pedir apoio para pesquisa de artigos científicos e outras fontes de informação?

Deve solicitar apoio junto do posto de atendimento (5º. piso). Existe ainda um serviço de apoio personalizado para pesquisa nos recursos eletrónicos da U.Porto, prestado por marcação (biblioteca@fcna.up.pt).

Quais as revistas científicas disponíveis para consulta?

A Internet fornece uma oferta exaustiva de artigos; a procura de qualidade e rigor científico é garantida através da pesquisa em portais académicos e institucionais de reconhecido valor. Em primeiro lugar, deve consultar a lista de assinaturas da FCNAUP. Outras publicações periódicas de interesse podem ser consultadas na Lista AtoZ da Universidade do Porto

Posso aceder e consultar os recursos bibliográficos disponíveis online a partir do meu portátil ou PC pessoal?

Sim, se estiver dentro das instalações da U.Porto, deve aceder aos recursos através da rede wireless Eduroam, se estiver fora, deve aceder através da ligação VPN. Mais informações em Recursos TIC.

Onde posso estudar e/ou trabalhar em grupo?

Para estudar, pode utilizar a Área de Leitura da Biblioteca. Dispõe de duas sals para trabalho em grupo na biblioteca e encontra salas de estudo e salas com computadores permanentemente abertas no piso 1 (sala de computadores 1.109) e piso -1 (sala de estudo). 

Docente e Investigador

Gostaria de requisitar obras do catálogo da Biblioteca. Há limite no número de obras e de dias de requisição?

Sim. Dispõem de um limite máximo de 4 requisições por um período de empréstimo máximo de 5 dias.

Como posso renovar a requisição de determinada obra?

Para renovar uma requisição deverá fazer o pedido junto do posto de atendimento da Biblioteca, presencialmente (5.º Piso) ou por telefone (extensão 224). Pode renovar uma única vez o empréstimo das obras que requisitou por mais 5 dias.

Como docente da FCNAUP, posso sugerir à Biblioteca a aquisição de obras que não disponha no seu catálogo?

Sim. É fundamental o contributo dos docentes e investigadores para a atualização do catálogo da Biblioteca. O envio de sugestões deve ser feito para o email biblioteca@fcna.up.pt (Assunto: Proposta aquisição), indicando a referência bibliográfica da obra, n.º de exemplares e fundamentação para aquisição. Pedimos-lhe que envie as sugestões de aquisição no âmbito da bibliografia recomendada para uma dada unidade curricular até um mês antes do início do respetivo semestre.

Sendo docente, posso solicitar à Biblioteca apoio na obtenção de artigos e na localização de obras que não se encontram disponíveis na Biblioteca?

Sim. A Biblioteca da FCNAUP reserva aos seus docentes e investigadores o pedido de empréstimo de livros ao exterior. É-lhes ainda facultada a solicitação de artigos não existentes na FCNAUP. Para tal, deverá enviar um email para biblioteca@fcna.up.pt .

Posso solicitar à Biblioteca apoio para reproduzir documentos pertencentes ao fundo documental da biblioteca, no âmbito das minhas Unidades Curriculares?

Sim. A Biblioteca da FCNAUP reserva aos seus docentes e investigadores o pedido de digitalização de artigos ou partes de livros da biblioteca (até 20% da obra), exclusivamente para apoio às aulas. Para este efeito, a solicitação deve ser enviada para biblioteca@fcna.up.pt. A biblioteca não executa a fotocópia ou impressão de documentos.

Onde posso publicar artigos científicos?

A submissão de artigos para publicação numa revista científica é um processo complexo e moroso. A escolha da revista deve ser definida de acordo com critérios científicos e académicos, nomeadamente o fator de impacto da revista e o índice de citações dos artigos publicados, bem como o interesse para a comunidade científica e não científica. Para o efeito, deve consultar a base de dados JCR, ferramenta da ISI assinada pela U.Porto, que fornece os indicadores bibliométricos considerados internacionalmente. Paralelamente, aconselhamos os nossos autores a submeterem artigos para publicação em revistas científicas nacionais, pois ainda que o âmbito de divulgação seja mais restrito, consideramos fundamental a publicação de ciência em português para um público de profissionais e não profissionais que de outra forma dificilmente seria abrangido. Peça a colaboração da biblioteca da FCNAUP. Nota sobre a assinatura dos artigos: o endereço institucional a constar no cabeçalho dos artigos e outras comunicações científicas deve mencionar a afiliação institucional à FCNAUP/U.Porto de acordo com o seguinte formato: "Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Universidade do Porto, Rua do Campo Alegre 823, 4150-180 Porto, Portugal."

Como posso renovar a requisição de determinada obra?

Para renovar uma requisição deverá fazer o pedido junto do posto de atendimento da Biblioteca, presencialmente (5.º Piso) ou por telefone (extensão 224). Pode renovar uma única vez o empréstimo das obras que requisitou por mais 5 dias.

Qual o procedimento para registar as minhas publicações no Sistema de informação da U.Porto (SIGARRA)?

Os docentes e investigadores da FCNAUP devem enviar as referências bibliográficas das suas publicações e respetivos documentos (obra impressa ou versão pdf) para a Biblioteca (presencialmente ou através de envio de email: biblioteca@fcna.up.pt). A biblioteca procede ao registo das publicações no módulo de publicações do SIGARRA. As publicações depositadas no SIGARRA em acesso livre estarão igualmente disponíveis no Repositório Aberto da U.Porto,sendo recuperadas na pesquisa em portais e repositórios científicos de acesso aberto, nacionais e internacionais.

Posso disponibilizar artigos da minha autoria em repositórios online?

Enquanto docente e investigador da FCNAUP, deverá disponibilizar os artigos da sua autoria no Sistema de Informação da U.Porto (ver resposta à questão “Qual o procedimento para registar as minhas publicações no Sistema de informação da U.Porto (SIGARRA)?). Poderá igualmente disponibilizar os artigos da sua autoria na sua página pessoal. Em qualquer um dos casos, deve verificar previamente a política de auto-arquivo das editoras das revistas, na página das respetivas ou compiladas no portal SherpaRomeo . Por exemplo, a revista British Journal of Nutrition promove a "green archiving policy", segundo a qual o autor pode depositar a versão do manuscrito aceite pela revista (versão post-print, isto é rascunho final após o peer-review) e disponibilizá-la em acesso livre na sua página pessoal ou num repositório institucional, 6 meses após publicação do artigo. A versão/PDF do editor não pode ser utilizada para este efeito ou deverá estar em acesso restrito à comunidade académica.

Ainda com dúvidas. Fale connosco!