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Projeto de investigação/ Projeto de estágio

Código: MNCSP1206     Sigla: PROJINV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Nutrição

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MNCSP 15 Plano Oficial 1 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sara Simões Pereira Rodrigues Regente
Cláudia Isabel Pontes Neves Afonso Regente

Língua de trabalho

Português
Obs.: A língua de trabalho é o Português mas podem ocorrer seminários/sessões em inglês.

Objetivos

Esta UC deverá constituir as bases para a investigação ou para o estágio a realizar nos 3.º e 4.º semestres.

Os estudantes deverão  escolher entre uma de duas modalidades possíveis: 1) projeto de investigação ou 2) projeto de estágio. 

Apresentam-se separadamente os objetivos de aprendizagem para cada uma dessas modalidades:

  1. Pretende-se que os estudantes adquiram e aprofundem conhecimentos sobre a conceção e implementação de um projeto de investigação em nutrição comunitária e nutrição e saúde pública. Deverão adquirir competências e aptidões que lhes permitam identificar situações e problemas a investigar bem como planear investigação para a sua resolução. 
  2. O projeto de estágio deve propiciar aos estudantes o conhecimento de situações concretas em nutrição comunitária e saúde pública. Pretende-se que adquiram e aprofundem conhecimentos sobre o diagnóstico de situações e planeamento de programas em nutrição comunitária e saúde pública. Deverão ainda adquirir competências e aptidões que lhes permitam propor soluções para os problemas identificados bem como para avaliar os resultados dos programas ou ações propostos.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os conhecimentos e competências adquiridos no semestre anterior e o contacto direto com os docentes desta UC permitam aos estudantes identificar um objeto de investigação ou de estágio com relevo na área do Mestrado.  Mais do que a exposição teórica das matérias, a tipologia das aulas (S e OT) propiciará a apresentação e discussão de projetos de investigação ou de estágio, ao longo das suas diversas etapas de desenvolvimento, em que os docentes estiveram/estão envolvidos, estimulando o espírito crítico e a identificação de pontos fracos e fortes da investigação/estágio acima referidos. Esta metodologia permitirá que os estudantes alcancem os objetivos de aprendizagem e é coerente com o conteúdo programático. No final da UC os estudantes deverão estar aptos a propor e apresentar o seu projeto de investigação/estágio conducente à dissertação de mestrado ou ao estágio.

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

No caso dos estudantes que optem por Projecto de Investigação:

Identificação de objeto de investigação. Formulação de hipóteses e identificação de objetivos. Identificação do universo e amostra a estudar. 

Conceção e planeamento de trabalho de investigação: identificação de etapas e metas, recursos materiais e humanos. Métodos e meios para a análise dos dados. 

Análise e interpretação de resultados. Redação de relatório e/ou artigo científico.

No caso dos estudantes que optem por Projeto de Estágio:

Estudos de caso em nutrição comunitária e saúde pública com identificação e enquadramento de situações concretas. Concepção, planeamento e avaliação de ações/programas.   

 

 

Bibliografia Obrigatória

Ministério da Educação e Ciência, Portugal, 2014 ; Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT

Observações Bibliográficas

Fundação para a Ciência e Tecnologia; Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT / Guide for writing and submitting proposals for SR&TD projects, Ministério da Educação e Ciência, Portugal, 2014 (http://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/2014/docs/Guiao_Candidatura_C2014_PT.pdf)

Artigos científicos selecionados pelos tutores de acordo com as suas linhas de investigação.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC organiza-se em sessões de orientação tutorial (48h) e seminários (8h). A orientação tutorial visa a aprendizagem pela apresentação e discussão de projetos em que os tutores participaram/participam.
Assume-se que a orientação tutorial é a metodologia de ensino mais adequada a esta UC uma vez que a apresentação, análise e discussão de projectos de investigação/estágios participados pelos tutores permitirá ao estudante aprender através de exemplos concretos, com identificação de pontos fortes e fracos das investigações/estágios assim como propiciará o desenvolvimento do seu espírito crítico. A pesquisa bibliográfica, a identificação de um objeto para estudo assim como a concepção e planeamento de todas as etapas de um projeto serão um contributo fundamental para que os estudantes atinjam os objetivos de aprendizagem da UC.
Os seminários estão reservados para o final do semestre, altura em que cada estudante irá apresentar um projeto do âmbito do Mestrado e assente em revisão bibliográfica, a ser desenvolvido no 2.º ano. A avaliação processa-se por análise do projecto escrito (70%) , apresentado e discutido oralmente (30%) por cada estudante ao grupo de estudantes e docentes. Trata-se de avaliação distribuída sem exame final.



 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho escrito
Total: 0,00

Obtenção de frequência

De acordo com os regulamentos em vigor na FCNAUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação processa-se por análise do projecto escrito (70%) , apresentado e discutido oralmente (30%) por cada estudante ao grupo de estudantes e docentes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentos em vigor na FCNAUP.

Melhoria de classificação

De acordo com os regulamentos em vigor na FCNAUP.
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