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Comunicação e marketing em NSP

Código: MNCSP1203     Sigla: COMNSP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Nutrição

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MNCSP 18 Plano Oficial 1 - 3 20 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Pedro Soares Ricardo Graça Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,71
Teorico-Prática: 0,71
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,71
Maria João Baptista Gregório 0,35
António Pedro Soares Ricardo Graça 0,36
Teorico-Prática Totais 1 0,71
Maria João Baptista Gregório 0,35
António Pedro Soares Ricardo Graça 0,36

Língua de trabalho

Português
Obs.: maioritariamente em Português, excecionalmente alguns convidados usarão o inglês

Objetivos

Capacidade de identificar fontes adequadas para a produção de conhecimento e sua adaptação a diferentes públicos, objetivos e meios (imprensa, rádio, televisão e on-line).

Capacidade de definir e implementar uma estratégia de comunicação na área alimentar e de saúde compreendendo as táticas e modelos das relações públicas, gestão e indução de conteúdos mediáticos, comunicação/gestão de crises alimentares e redes sociais.

Capacidade de identificar as especificidades da comunicação de marketing em alimentos e serviços alimentares e como utilizar esse conhecimento na promoção de um consumo ético e nutricionalmente adequado.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC pretende dar a conhecer a produção e os produtores de conhecimento em nutrição e como este modelo organizativo influencia a produção, divulgação e utilização de conhecimento na medida em que ele hoje modela profundamente o comportamento alimentar da população e dos próprios profissionais de saúde. Para isso será construída a primeira parte da UC capacitando para a compreensão deste modelo. Na segunda parte da UC pretende-se capacitar para a definição e implementação de estratégias de comunicação na área alimentar e de saúde, desde a gestão de crises até à utilização de redes sociais. Esta capacitação deverá ser alargada ao conhecimento dos princípios fundamentais da comunicação em marketing e das estratégias utilizadas para adicionar valor ao produto alimentar utilizando esse conhecimento na promoção de um consumo ético e nutricionalmente adequado. Ou seja, pretende-se fazer um percurso que vai desde a compreensão da origem da informação até à sua transformação em comunicação científica ou generalista, passando pela compreensão de como os meios influenciam a sua produção até ao processo aplicado à promoção dos bens alimentares naquilo a que hoje chamamos de marketing alimentar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A produção e os produtores de conhecimento em nutrição nomeadamente os decisores, produtores e financiadores de ciência na área da alimentação e sua influência na divulgação e utilização de conhecimento.

Modelos de comunicação científica nas ciências da nutrição e modelos de estudo e de organização do conhecimento científico, nomeadamente epidemiológico e a comunicação pública de resultados.

O papel da comunicação e sua influência no processo de formação da opinião pública e nas estratégias de mudança de conhecimentos, atitudes e comportamentos alimentares do cidadão.

Princípios fundamentais da comunicação em marketing e as estratégias utilizadas para adicionar valor ao produto alimentar e modificar o comportamento do consumidor.

Conceitos de ética alimentar e sua comunicação.

Bibliografia Obrigatória

Dean, Cornelia; Am I making myself clear? A scientist’s guide to talking to the public, Harvard: Harvard UP. Academy of Nutrition and Dietetics. Practive Paper of the Academy of Nutrition and Dietetics: Communicating Accurate Food and Nutrition Information., 2009

Bibliografia Complementar

Gregory, D.M., Cohen, N.L., Fulgoni, V.L., Heymsfield, S.B. and Wellman, N.S. ; . From nutrition scientist to nutrition Communicator: why you should take the leap., The American Journal of Clinical Nutrition. 83: 1272-5., 2006
Hallahan, K., Holtzhausen, D., van Ruler, B., Verčič, D. & Sriramesh, K. ; Defining Strategic Communication, International Journal of Strategic Communication, 1 (1): 3-35., 2007
Verbeke W. ; Impact of communication on consumers’ food choices. , Proceedings of the Nutrition Society, 67, 281–288., 2008
Wilson BJ1 ; Designing media messages about health and nutrition: what strategies are most effective? , J Nutr Educ Behav. Mar-Apr;39(2 Suppl):S13-9., 2007
Velardo S. ; The Nuances of Health Literacy, Nutrition Literacy, and Food Literacy. , J Nutr Educ Behav. Jul-Aug;47(4):385-9.e1., 2015
Vidgen HA, Gallegos D. ; Defining food literacy and its components. , Appetite. 76:50-59, 2014
Sadeghirad B, Duhaney T, Motaghipisheh S, Campbell NR, Johnston BC . ; Influence of unhealthy food and beverage marketing on children’s dietary intake and preference: a systematic review and meta-analysis of randomized trials., Obesity Reviews. 17:945–959. , 2016
Boyland EJ, Nolan S, Kelly B, Tudur-Smith C, Jones A, Halford JC, Robinson E. ; Advertising as a cue to consume: a systematic review and meta-analysis of the effects of acute exposure to unhealthy food and nonalcoholic beverage advertising on intake in children and adults., Am J Clin Nutr. 103(2):519-33., 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O modelo de ensino é baseado em aulas teóricas e exposição de casos de estudo preparados pelos docentes, com interação com os estudantes, podendo recorrer ocasionalmente a especialistas convidados.

Avaliação escrita individual (40%). Relatório escrito e discussão de casos de estudo desenvolvidos por uma pequena equipe de estudantes. (60%)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Exame 40,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 41,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Participação obrigatória nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação escrita individual (40%). Relatório escrito e discussão de casos de estudo desenvolvidos por uma pequena equipe de estudantes. (60%)
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