Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MNCSP1107

Bioestatística

Código: MNCSP1107     Sigla: BIOEST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estatística

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MNCSP 18 Plano Oficial 1 - 4 36 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Margarida da Fonseca e Castro Cardoso Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,29
Práticas Laboratoriais: 1,29
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,29
Maria Margarida da Fonseca e Castro Cardoso 1,29
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,29
Maria Margarida da Fonseca e Castro Cardoso 1,29

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

É objetivo da unidade curricular de Bioestatística que todos os estudantes adquiram conhecimentos dos princípios gerais da estatística (descritiva e inferencial) assim como conhecimento dos métodos de estatística básica.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a frequência da unidade curricular todos os estudantes deverão ser capazes de explorar dados utilizando medidas estatísticas e métodos gráficos; saber aplicar procedimentos estatísticos simples autonomamente; identificar os tipos de testes estatísticos que podem ser aplicados num dado conjunto de dados, conhecer os pressupostos e saber testá-los; conhecer as limitações e a força das conclusões obtidas a partir da análise estatística efetuada; demonstrar capacidades de análise e sistematização da informação recolhida.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Dados biológicos e sua representação. 2. Probabilidades e distribuições de probabilidade. 3. Princípios gerais da inferência estatística: Estimação de parâmetros e testes de hipótese. 4. Inferência sobre dados quantitativos: Teste t para uma amostra; Teste t para amostras emparelhadas; Teste t para amostras independentes. 5. Inferência sobre dados categóricos: Estimação e Teste de hipóteses para uma proporção; Comparação de proporções em amostras independentes; Teste qui-quadrado de independência; Teste de McNemar. 6. Regressão linear simples.

Bibliografia Obrigatória

Baldi B., D.S. Moore; The practice of statistics in the life sciences, W.H. Freeman and Company, 2012
Sokal R. , F.J. Rohlf; Biometry – The principles and practice of statistics in biological research, W.H. Freeman and Company, 2012
Zar J.H.; Biostatistical Analysis, Prentice - Hall International Inc., 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino teórico-práticos definidos para lecionar os conteúdos de Bioestatística compreendem duas vertentes complementares: teóricas  e práticas laboratoriais. Na componente teórica será feita a exposição dos conceitos de cada tópico e a sua exemplificação no campo das ciências biológicas. Na componente de prática laboratorial será feita a aplicação prática dos conceitos de cada tópico, através da resolução de diferentes exercícios que permitam aplicar diferentes aspetos da matéria lecionada. Os estudantes devem ser capazes de definir o objectivo do estudo; indicar os métodos estatísticos considerados, incluindo a verificação dos pressupostos necessários, especificação do nível de significância considerado e programa de estatística utilizado;  os estudantes devem ser capazes de apresentar os principais resultados e tendências resultantes da análise estatística efetada;  os estudantes deverão ainda saber interpretar os resultados encontrados, de modo a responder ao objetivo do estudo apresentado. A avaliação é efetuada através de um exame final. O exame consiste na resolução de um conjunto de problemas propostos. A resolução dos problemas segue uma estrutura semelhante à solicitada aos estudantes nas componente prática.

Software

SPSS

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Os estudantes têm de frequentar pelo menos 3/4 das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-03 às 06:45:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais