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Alimentação Colectiva e Gestão

Código: CN32005     Sigla: ALCOG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 87 Plano oficial 3 - 5,5 56 148,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta unidade curricular pretende-se fornecer aos estudantes ferramentas que lhes permitam a familiarização com a gestão de serviços de alimentação, desde o planeamento físico, às rotinas e gestão de informação, passando por todas as fases inerentes aos processos de planeamento e gestão de refeições, gestão de custos e de recursos humanos.

Resultados de aprendizagem e competências

Fornecer aos estudantes ferramentas que lhes permitam integrar uma equipa de gestão de serviços de alimentação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Serviços/ Unidades de Alimentação: origem e evolução
Administração de serviços de alimentação
2. Planeamento físico do serviço de alimentação: áreas funcionais; equipamento
3. Planeamento de refeições
Ementas, capitações, fichas técnicas, manual de dietas
4. Gestão da produção de refeições
Aquisição: cadernos de encargos e concursos de aquisição de géneros alimentícios e serviço de refeições.
Receção, armazenamento, preparação, confeção e distribuição.
Higienização e manutenção. Desperdicio alimentar.
5. Gestão de recursos humanos
Motivação, liderança, dimensionamento e cargos
6. Gestão de custos
7. Satisfação do cliente e gestão de reclamações
8. O papel do nutricionista em contextos diferentes em 
 alimentação coletiva.

Bibliografia Obrigatória

Chiavenato Idalberto; Administração. ISBN: 85-352-1858-0
Magnée Henri; Administração simplificada para pequenos & médios restaurantes. ISBN: 85-85519-91-6
Monteiro Victor; Manutenção e uso de equipamentos hoteleiros. ISBN: 972-757-125-5
Abreu Edeli Simioni de; Gestão de unidades de alimentação e nutrição. ISBN: 85-88-88802-5
Teixeira Suzana Maria Ferreira Gomes 070; Administração aplicada às unidades de alimentação e nutrição. ISBN: 85-7379-251-5
Proença Rossana Pacheco da Costa 070; Qualidade nutricional e sensorial na produção de refeições. ISBN: 853280316-4
Spears Marian C.; Foodservice organizations. ISBN: 0-13-895236-1
Wandelli Ana Maria Mendes Monteiro; Banco de dados para cardápios no sobrepeso e na obesidade. ISBN: 978-85-906549-1-9
Wandelli Ana Maria Mendes Monteiro; Guia prático para elaboração de cardápios

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões teóricas com recurso ao método expositivo. Convite a especialistas de diversas áreas.
Sessões teórico práticas com a inclusão de informação direcionada para casos reais de serviços de alimentação, também com recurso ao método expositivo.
Os estudantes serão distribuídos por grupos de 4 elementos em que se aplicarão as matérias lecionadas nas sessões teóricas através do desenvolvimento de exercícios e atividades. Nestas sessões priveligiam-se a participação ativa e oportuna por parte dos estudantes. Também estão previstas visitas de estudo a unidades de alimentação.

Software

http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/PresentationLayer/textos01.aspx?cttextoid=998&menuid=299&exmenuid=122

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Participação presencial 0,00
Trabalho de campo 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 92,50
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de campo 4,00
Total: 148,50

Obtenção de frequência

A frequência das aulas práticas é obrigatória (n° de faltas máximo 1/5). A aprovação da componete prática é válida durante 2 anos letivos.
Os estudantes cujo estatuto permite dispensa desta participação devem contactar o docente responsável pela UC nas 1ªs duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação nestas matérias será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas e que serão divulgados e orientados pelos docentes da UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de Avaliação
Componente teórica (50%): avaliação através de um exame teórico tendo os alunos que garantir uma classificação mínima de 10 valores (em 20).
Componente prática (50%): avaliação continua (25%) com a classificação dos trabalhos solicitados nas aulas. Também aqui se priveligiará a observação direta dos estudantes por parte do docente, nomeadamente: os seus conhecimentos, desempenho face à resolução das atividades propostas, atitude e participação. + 25% avaliação através de exame a realizar em simultâneo com o exame teórico, tendo os alunos que garantir uma classificação mínima de 10 valores (em 20). 
Melhoria de classificação: só é possível à componente teórica. A melhoria da componente prática implica a realização de todos os trabalhos da componente prática no ano letivo seguinte.

Provas e trabalhos especiais


O facto de estarem incluídas no programa prático da UC visitas de estudo com frequência obrigatória, poderá obrigar a alterar o horário anteriormente previsto.
Nestas circunstâncias e na impossibildiade de comparecerem à aula os estudantes deverão acordar previamente com os docentes formas alternativas de avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A participação nas aulas da componente prática é considerada indispensável para a aprovação de todos os alunos e para a realização do exame final. Os estudantes cujo estatuto permite dispensa desta participação devem contactar o docente responsável pela UC nas 1ªs duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação nestas matérias será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas e que serão divulgados e orientados pelos docentes da UC.

Observações

Módulo Obrigatório
Língua de ensino : Português
Horário de atendimento: 2ª feira das 16 às 16:45h e 3ª feira das 16:15 às 17 horas mediante marcação prévia por email com confirmação.


Melhoria de classificação: só é possível à componente teórico/ prática. A melhoria da componente prática implica a realização de todos os trabalhos da componente prática no ano letivo seguinte.

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