| Código: | CN31004 | Sigla: | MAENII |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 89 | Plano oficial | 3 | - | 3 | 28 | 81 |
1. Proporcionar conhecimentos sobre metodologias indirectas de avaliação do estado nutricional de populações.
2. Desenvolver aptidões na obtenção, interpretação e análise de dados obtidos pelas metodologias indirectas.
Conhecer, saber utilizar, aplicar e interpretar criticamenteas as fontes de informação relacionadas com dados de alimentação/nutrição, estilos de vida e outros indicadores sociais relevantes. |
1. Contextualização: objectivos, programa e avaliação
2. Avaliação do estado nutricional
2.1 Conceito e metodologias: directas e indirectas
2.2 Estádios de saúde, nutricionais e evolução demográfica
3. Indicadores e Índices em Saúde Pública
3.1 Conceitos e medição
3.1.1 Números absolutos, razões, proporções, taxas, indicadores e índices
3.1.2 Incidência e Prevalência
3.2 Características, utilidade, vantagens e limitações
3.3 Classificação segundo diferentes organismos/instituições
3.4 Fontes de informação nacionais e internacionais
3.5 Exercícios de cálculo, comparação e interpretação de indicadores e índices
4. Balanças Alimentares
4.1 Conceito
4.2 Características e tipos
4.3 Utilidade, vantagens e limitações
4.4 Balança Alimentar Portuguesa (BAP)
4.4.1 Metodologia
4.4.2 Principais resultados
4.5 Balança Alimentar da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)
4.5.1 Metodologia
4.5.2 Principais resultados
4.6 Exercícios de cálculo e comparação entre países da disponibilidade diária per capita, de alguns alimentos, energia e macronutrientes, utilizando a base de dados FAOSTAT.
5. Inquéritos Familiares
5.1 Conceito
5.2 Características
5.3 Utilidade, vantagens e limitações
5.4 O caso particular dos Inquéritos aos Orçamentos Familiares
5.4.1 Metodologia
5.4.2 Principais Resultados
5.5 O Projecto DAFNE - Data Food NETworking
5.5.1 Objectivos
5.5.2 Participantes
5.5.3 Metodologia
5.5.4 Principais resultados
5.5.5 Programa DAFNE-ANEMOS Soft
5.6 Exercícios de cálculo e comparação, da disponibilidade familiar média de alguns alimentos ao nível de país e entre países utilizando a ferramenta: programa DAFNE-ANEMOS Soft
6. Comparação e interpretação de dados com origem em diferentes metodologias
Em cada tema/aula serão indicadas as publicações, páginas de Internet e bases de dados consideradas mais relevantes.
De acordo com o plano de estudos em vigor, a unidade curricular representa um tempo total de 81 horas, das quais 28 (teórico-práticas) são de contacto com a equipa docente, com apresentação de conceitos teóricos fundamentais e de dados concretos na resolução de problemas (fichas de actividades).
O tempo de não contacto destina-se ao estudo autónomo, nomeadamente à resolução de fichas de actividades e outros trabalhos que completem a formação na unidade curricular.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 90,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 53,00 |
| Frequência das aulas | 28,00 |
| Total: | 81,00 |
A participação nas aulas é considerada indispensável para a aprovação na Avaliação distribuída e para a realização de Exame final.
Os alunos com situação especial que possa permitir a dispensa desta participação devem contactar o docente responsável pela disciplina nas primeiras duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação poderá ser obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas ou por outro método a acordar entre o estudante e o docente da disciplina.
Avaliação distribuida:
consiste na avaliação da atitude, participação e capacidade de resolução de problemas demonstrada nas aulas teórico-práticas (10%), que será avaliada através de dois mini-testes individuais (45% cada) cuja nota mínima é de 9,5 em 20 valores.
Em alternativa, existe a possibilidade de realização de exame final, que consistirá num teste escrito com componente teórica e prática e com questões que incidem sobre toda a matéria leccionada e cuja nota mínima é de 9,5 em 20 valores.
De acordo com as regras em vigor na FCNAUP.
Os alunos com situação especial que possa permitir a dispensa desta participação devem contactar o docente responsável pela disciplina nas primeiras duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação poderá ser obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas ou por outro método a acordar entre o estudante e o docente da disciplina.
As regras de marcação de exame serão as vigentes na FCNAUP.
De acordo com as regras em vigor na FCNAUP.
Bibliografia:
Em cada tema/aula serão indicadas as publicações, páginas de Internet e bases de dados consideradas mais relevantes.
Horário de atendimento docente:
terça feira 11.30-12.30 ou noutra altura a combinar,
sob marcação para o email saraspr@fcna.up.pt