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Política Nutricional

Código: CN41002     Sigla: POLNUT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 74 Plano oficial 4 - 4,5 49 121,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Para além das questões nutricionais, a oferta e procura de alimentos rege-se atualmente por diferentes forças que condicionam o mercado, podendo citar, entre elas, a produção alimentar e políticas agrícolas, estratégias de distribuição, de promoção e preços.

Compreender o impacte destes fatores, e transformar-los em oportunidades de melhoria do estado nutricional das populações é preocupação central desta disciplina. Pretende-se que os estudantes adquiram competências de gestão e liderança que lhes permitam desenvolver e implementar um conjunto concertado e transversal de ações destinadas a garantir e incentivar a disponibilidade e o acesso a determinado tipo de alimentos tendo como objetivo a melhoria do estado nutricional e a promoção da saúde da população.

Os estudantes deverão ainda compreender outros impactes, para além dos nutricionais, decorrentes da intervenção política e que cuidados e leituras éticas podem ser feitas destas intervenções.

Resultados de aprendizagem e competências

A Unidade Curricular (UC) de Política Nutricional deve proporcionar aos estudantes competências base nas seguintes áreas:

- Análise do sistema político e das condicionantes políticas que influenciam a tomada de decisões ao nível das políticas de nutrição e alimentação, local e globalmente.

- Recolha e sistematização de informação de modo a que seja possível fazer um diagnóstico da situação alimentar/nutricional e de saúde de uma população e dos diversos sistemas que podem influenciar o comportamento de consumo, nomeadamente o sistema produtivo agroindustrial, de distribuição e regulamentar.

- Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis que integrem as várias áreas e atores do sistema alimentar capazes de condicionar o comportamento alimentar, promovendo as parcerias multistakeholder e a alocação de recursos.

- Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis que integrem as especificidades sociais, demográficas e económicas das populações a que se destinam e, que sejam capazes de modificar o comportamento alimentar.

- Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis, que envolvam as dimensões equidade, cidadania, bem-estar, desenvolvimento sustentável, redução do desperdício, redução das disparidades e coesão social.

- Desenvolvimento e implementação de mecanismos de gestão, monitorização e de avaliação do impacto de políticas nutricionais.

- Integração de aspectos éticos na formulação de políticas na área alimentar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Definição de conceitos base em política nutricional.

- Análise crítica dos fundamentos teóricos da teoria política que estão na base da construção de políticas nutricionais.

- Análise de políticas nutricionais no contexto Europeu e Não-Europeu.

- Planeamento e implementação de sistemas de informação que apoiem a tomada de decisões no âmbito de uma política nutricional.

- Elaboração de políticas nutricionais intersectoriais, tendo em conta condições agrícolas, ambientais, sociais, económicas, de saúde e políticas relacionadas.

- Casos práticos tendo em conta a intervenção do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável na realidade nacional.

- Planeamento, implementação, gestão, monitorização e avaliação de políticas nutricionais ao nível regional, nacional e internacional.

- Conhecer os princípios éticos em política nutricional. 

Bibliografia Obrigatória

Isabel Ribeiro; Pedro Graça; José Lima Santos; Isabel do Carmo; O futuro da alimentação, Fundação Calouste Gulbenkian, 2012. ISBN: 978-972-31-1486-7
Martin Caparrós; A fome, Temas e Debates, 2016. ISBN: 9789896443603

Observações Bibliográficas

Ao longo do semestre serão disponibilizados na página da unidade curricular 2 ou 3 artigos para cada aula teórica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O trabalho prático deste semestre consiste numa discussão aprofundada em torno da elaboração de políticas alimentares e nutricionais em Portugal, sua evolução, determinantes, oportunidades e ameaças.

A partir de um artigo científico em construção pretende-se que os estudantes consigam identificar distintas áreas de interesse para uma reflexão crítica. O modelo de análise será feito em pequenos grupos tendo por base Casos de Estudo e englobará uma apresentação oral final do trabalho desenvolvido.

Durante o semestre será apresentado um livro ou texto de leitura obrigatória. O livro ou texto será discutido regularmente e feita uma avaliação da leitura no final do semestre.

Software

End Note

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Ciência da nutrição
Ciências Sociais > Ciências políticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 16,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 65,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas teórico-práticas é obrigatória (de acordo com a lei em vigor), assim como a entrega e avaliação positiva dos trabalhos práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua (60 %): 1 - Trabalho escrito – 40 %; 2 - Apresentação oral - 10 %; Participação activa nas aulas - 10%*; Avaliação Final (40 %). Valor mínimo de 9,5 valores para cada uma das componentes.

A avaliação contínua poderá incorporar trabalhos de campo, participação em congressos e outras atividades acordadas com os estudantes.

A avaliação da componente teórica (realizada através dos exames das épocas normal e de recurso) só pode ser realizada por quem tenha tido aprovação na componente prática da UC.

*Por participação activa nas aulas entende-se a presença a 75% das aulas teóricas.

 
 
 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos ao abrigo de estatutos especiais podem ser avaliados apenas por um teste de avaliação final que corresponderá a 100% da nota final. Este pedido deverá ser feito no início do ano lectivo, por escrito, ao regente da disciplina.

Melhoria de classificação

De acordo com a lei  em vigor.
A componente prática depois de realizada não é passível de melhoria no mesmo ano letivo.

 
 

 

Observações

Módulo obrigatório Língua de ensino : Português/Inglês Bibliografia maioritariamente com materiais em Inglês.

O período semanal para atendimento pedagógico será definido na primeira semana de aulas. 

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