| Código: | CN41002 | Sigla: | POLNUT |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Sociais |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 74 | Plano oficial | 4 | - | 4,5 | 49 | 121,5 |
Para além das questões nutricionais, a oferta e procura de alimentos rege-se atualmente por diferentes forças que condicionam o mercado, podendo citar, entre elas, a produção alimentar e políticas agrícolas, estratégias de distribuição, de promoção e preços.
Compreender o impacte destes fatores, e transformar-los em oportunidades de melhoria do estado nutricional das populações é preocupação central desta disciplina. Pretende-se que os estudantes adquiram competências de gestão e liderança que lhes permitam desenvolver e implementar um conjunto concertado e transversal de ações destinadas a garantir e incentivar a disponibilidade e o acesso a determinado tipo de alimentos tendo como objetivo a melhoria do estado nutricional e a promoção da saúde da população.
Os estudantes deverão ainda compreender outros impactes, para além dos nutricionais, decorrentes da intervenção política e que cuidados e leituras éticas podem ser feitas destas intervenções.
A Unidade Curricular (UC) de Política Nutricional deve proporcionar aos estudantes competências base nas seguintes áreas:
- Análise do sistema político e das condicionantes políticas que influenciam a tomada de decisões ao nível das políticas de nutrição e alimentação, local e globalmente.
- Recolha e sistematização de informação de modo a que seja possível fazer um diagnóstico da situação alimentar/nutricional e de saúde de uma população e dos diversos sistemas que podem influenciar o comportamento de consumo, nomeadamente o sistema produtivo agroindustrial, de distribuição e regulamentar.
- Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis que integrem as várias áreas e atores do sistema alimentar capazes de condicionar o comportamento alimentar, promovendo as parcerias multistakeholder e a alocação de recursos.
- Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis que integrem as especificidades sociais, demográficas e económicas das populações a que se destinam e, que sejam capazes de modificar o comportamento alimentar.
- Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis, que envolvam as dimensões equidade, cidadania, bem-estar, desenvolvimento sustentável, redução do desperdício, redução das disparidades e coesão social.
- Desenvolvimento e implementação de mecanismos de gestão, monitorização e de avaliação do impacto de políticas nutricionais.
- Integração de aspectos éticos na formulação de políticas na área alimentar.
- Definição de conceitos base em política nutricional.
- Análise crítica dos fundamentos teóricos da teoria política que estão na base da construção de políticas nutricionais.
- Análise de políticas nutricionais no contexto Europeu e Não-Europeu.
- Planeamento e implementação de sistemas de informação que apoiem a tomada de decisões no âmbito de uma política nutricional.
- Elaboração de políticas nutricionais intersectoriais, tendo em conta condições agrícolas, ambientais, sociais, económicas, de saúde e políticas relacionadas.
- Casos práticos tendo em conta a intervenção do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável na realidade nacional.
- Planeamento, implementação, gestão, monitorização e avaliação de políticas nutricionais ao nível regional, nacional e internacional.
- Conhecer os princípios éticos em política nutricional.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 40,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 16,00 |
| Frequência das aulas | 49,00 |
| Total: | 65,00 |
A frequência das aulas teórico-práticas é obrigatória (de acordo com a lei em vigor), assim como a entrega e avaliação positiva dos trabalhos práticos.
Avaliação Contínua (60 %): 1 - Trabalho escrito – 40 %; 2 - Apresentação oral - 10 %; Participação activa nas aulas - 10%*; Avaliação Final (40 %). Valor mínimo de 9,5 valores para cada uma das componentes.
A avaliação contínua poderá incorporar trabalhos de campo, participação em congressos e outras atividades acordadas com os estudantes.
A avaliação da componente teórica (realizada através dos exames das épocas normal e de recurso) só pode ser realizada por quem tenha tido aprovação na componente prática da UC.
*Por participação activa nas aulas entende-se a presença a 75% das aulas teóricas.
Os alunos ao abrigo de estatutos especiais podem ser avaliados apenas por um teste de avaliação final que corresponderá a 100% da nota final. Este pedido deverá ser feito no início do ano lectivo, por escrito, ao regente da disciplina.
De acordo com a lei em vigor.
A componente prática depois de realizada não é passível de melhoria no mesmo ano letivo.
Módulo obrigatório Língua de ensino : Português/Inglês Bibliografia maioritariamente com materiais em Inglês.
O período semanal para atendimento pedagógico será definido na primeira semana de aulas.