Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CN31006

Patologia Geral e da Nutrição

Código: CN31006     Sigla: PGNUT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 83 Plano oficial 3 - 4 42 108
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-05-07.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Observações, Programa, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo fundamental do ensino da Patologia Geral e da Nutrição é o de conseguir que os estudantes fiquem capazes de utilizar o estudo das lesões (morfológicas, imunológicas, bioquímicas, moleculares, etc.) como instrumento para a compreensão da etiopatogenia e do diagnóstico das doenças, com especial ênfase nas do sistema digestivo e da nutrição. O ensino da Unidade Curricular procurará, ainda, conseguir que os estudantes se habituem a perspectivar as doenças em termos da interacção genético-ambiental, extraindo dessa atitude corolários fundamentais no domínio da medicina preventiva. Pretende-se que os estudantes aprendam a linguagem anátomo-patológica (palavras/conceitos) e adquiram capacidade de observar/descrever e raciocinar em termos biopatológicos na interpretação e resolução de problemas.

Resultados de aprendizagem e competências

Ver Objetivos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à Patologia Geral e da Nutrição. Conceito de lesão reversível e irreversível. Causas de lesão. Adaptação celular. Atrofia, hipertrofia, hiperplasia, metaplasia e acumulações intracelulares. Proliferação e diferenciação. Regulação do ciclo celular. Tubo digestivo como paradigma. Necrose e apoptose. Regulação da apoptose. Regeneração e cicatrização. Ateroma, aterosclerose e arteriosclerose. Vasculites. Enfartes. Introdução à inflamação. Inflamação aguda. Inflamações crónicas.  Inflamação granulomatosa. D. de Crohn e colite ulcerosa como paradigmas. Introdução à imunopatologia. SIDA como paradigma. Má absorção e desnutrição. A doença celíaca como paradigma. Introdução à patologia da obesidade. Patologia dos desequilíbrios alimentares. Condições hipometabólicas, hipermetabólicas e mistas. Pancreatites. Diabetes mellitus. Doença hepática crónica. Cirrose hepática. Introdução às neoplasias. Oncogenes, genes oncossupressores e genes de susceptibilidade ao cancro. Iniciação, promoção e progressão neoplásica. Angiogénese. Invasão e metastização. Prevenção primária e secundária. Elementos dietéticos/nutricionais e cancro. Neoplasias epiteliais, conjuntivas, linfóides, embrionárias e de outras origens. Adenomas, adenocarcinomas, papilomas, carcinomas pavimentosos, linfomas e leucemias. Carcinogénese ambiental. Carcinogénese das vias aéreas e do esófago. Carcinogénese do estômago. Carcinogénese do cólon e recto. Carcinogénese vírica - Carcinogénese do tubo digestivo superior e inferior.  Patologia do envelhecimento.

Bibliografia Obrigatória

Kumar V, Abbas A K, Aster JC; Robbins Basic Pathology, Elsevier, 2018. ISBN: 978-0-323-48054-3
Kumar Vinay 340; Robbins basic pathology. ISBN: 978-1-4377-1781-5
Cooke Robin A.; Colour atlas of anatomical pathology. ISBN: 0-443-05062-7
Robin Cooke; Brian Stewart; Colour atlas of anatomical pathology - 3ª edição , Churchill Livingstone, 2003. ISBN: 0443073600 (Em Inglês)

Observações Bibliográficas

Sugere-se a utilização dos temas tratados nas aulas, da bibliografia indicada, assim como do GLOSSÁRIO (disponibilizado no SIGARRA na ficha desta Unidade Curricular), que contém as palavras/conceitos da linguagem biopatológica, como elementos estruturantes do estudo. Serão objecto de PERGUNTAS os capítulos que englobam os temas tratados nas Aulas, incluindo neste “universo” os assuntos discutidos pelos docentes e os que constam dos respectivos capítulos do livro Robbins Basic Pathology. Privilegiar-se-ão, entre os assuntos que poderão servir para avaliação, os temas tratados nas Aulas para todas as turmas (1h/sem) bem como nas aulas para cada turma (2h/sem).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aula para todas as turmas com exposição e discussão com os estudantes (1h/sem). Aula para cada turma (2h/sem) com base na observação prévia de documentos selecionados e disponibilizados no Moodle (os documentos referem-se a imagens de material anátomo-patológico em suporte informático: peças de autópsia e de patologia cirúrgica, e imagens de histologia, histoquímica, imuno-histoquímica e ultrastrutura) seguidos por discussão com o docente. Cada elemento da equipa docente desta Unidade Curricular disponibiliza-se 1h por semana para atendimento aos estudantes (mediante marcação prévia e confirmação via Moodle) no Serviço de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, à sexta-feira das 14:00h às 15:00h. Na aprovação do horário das diferentes disciplinas do semestre em que se inclui a UC, o Conselho Pedagógico deverá atender ao tempo necessário à deslocação dos estudantes por forma a permitir concretizar a duração prevista para cada aula.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 0,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 140,00
Total: 140,00

Obtenção de frequência

Haverá registo presencial dos estudantes no início (até aos 10 minutos iniciais) de todas as aulas, para efeitos da determinação de obtenção de frequência na Unidade Curricular (UC): não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de todas as aulas, que são obrigatórias. O estudante que exceda o limite de faltas referido, é reprovado por falta de frequência, de acordo com o regulamento.
Constituirão motivos de relevação de faltas a aulas e/ou exames, os previstos na lei geral e no regulamento pedagógico da FCNAUP, desde que devidamente comprovados, no prazo previsto após o início das faltas e aceites pelo Conselho Pedagógico. Apenas serão aceites como justificações de falta às aulas as que forem enviadas ao regente pela Secção de Alunos da FCNAUP. Não serão consideradas relevadas faltas em que não sejam cumpridos estes requisitos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final para os estudantes resulta dos seguintes parâmetros de avaliação: 
a) Um exame, a realizar nos períodos do Calendário Escolar, definido pelo Conselho Pedagógico, constituído por uma prova com 70 questões de escolha múltipla sobre os temas que constam do programa das aulas de 1 hora (todas as turmas) e de 2 horas (por turma) - duração de 70 minutos (máximo: 14,0 valores) – Ver também Observações Bibliográficas. Este exame poderá ser realizado em computador individual e por turnos, desde que assegurada a disponibilidade de sala de informática adequada para esta avaliação. A cotação de cada pergunta (70 perguntas no total) é de 0,2 valores. Cada resposta errada desconta o valor de um quarto de uma resposta certa (0,05 valores).   
b) Os estudantes terão avaliação pelo docente de cada turma sobre os documentos previamente disponibilizados no Moodle para cada uma das aulas de 2 horas – ver Métodos de Ensino (máximo: 2,0 valores)
c) Apresentação de diapositivos de 5 lesões (macroscopia e/ou microscopia) do sistema digestivo com legenda, definições dos conceitos e citações das fontes em que se obteve a informação (máximo: 2,0 valores) - ver "Provas e Trabalhos Especiais)
d) Apresentação em "Power Point" de temas referidos em "Provas e Trabalhos Especiais" (máximo: 2,0 valores). 

Cálculo da classificação final: a) + b) + c) +d)
Notas importantes:

1-Há classificações mínimas para as avaliações previstas em a): ≥ 7,0 valores, b): ≥ 1,0 valores, c): ≥ 1,0 valores e d):≥ 1,0 valores. Ou seja, não haverá aprovação se a classificação mínima for inferior em qualquer uma das componentes das avaliações referidas.

2-O estudante que obtiver mais de 16,0 valores na classificação final poderá realizar exame oral; se o não fizer ficará com a classificação final de 16 valores. Não haverá exame oral para estudantes que obtenham classificação final negativa.

3-Os estudantes que pretendam melhoria de classificação final poderão realizar, uma única vez, uma prova oral de melhoria de classificação como previsto na secção de Avaliação Especial, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e no semestre em que a UC tenha prova de avaliação prevista.

4-As classificações obtidas em b), c) e d), serão publicitadas no Moodle e no sistema dinâmico do SIGARRA da FCNAUP, antes da Época Normal.

5-A frequência obtida pelos estudantes, independentemente do seu regime, será publicitada no Moodle e no sistema dinâmico do SIGARRA da FCNAUP, e enviada à Secção de Alunos, até 5 dias úteis após a conclusão do período letivo.

6-Os estudantes com classificação <1,0 valores em b), c) ou d) podem submeter-se à avaliação prevista na Secção de Avaliação Especial (Época Normal e/ou Recurso).

7-Os estudantes com classificação <7,0 valores em a) na Época Normal podem submeter-se ao exame da Época de Recurso.

Provas e trabalhos especiais

Apresentação em "Power Point" , com a duração máxima de 5 minutos, sobre um dos seguintes temas, seguida de discussão, com a duração máxima de 5 minutos, com o docente da turma: alterações características, incluindo lesões, nas seguintes situações: 
1.Obesidade e alterações do sistema imunológico 
2.Microbioma, nutrição e doença no sistema digestivo
3.Cancros associados a obesidade 
Todos estes temas, assim como a apresentação de diapositivos, incluídos na avaliação distribuída [(alínea d) e alínea c)]  deverão ser preparados previamente por todos os estudantes que, a partir da 4ª aula de 2 horas, inclusive, apresentarão individualmente quaisquer dos temas por indicação do respetivo docente. Todos os estudantes serão avaliados pelo menos sobre um tema (alínea d) e deverão apresentar o previsto na alínea c) da avaliação distribuída. A avaliação de cada uma destas provas (alíneas c e d) tem a cotação máxima de 2,0 valores. A classificação destas avaliações será apenas validada após envio destas apresentações para o respetivo docenteaté 3 dias úteis após a apresentação, indicando obrigatoriamente o nome e o número do estudante, turma, e dia da apresentação. Ou seja, não haverá classificação para apresentações que não cumpram estes requisitos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos estudantes em qualquer regime especial será realizada exclusivamente por prova oral consistindo: 
a) Apresentação em “Power Point”, com a duração máxima de 5 minutos, sobre quaisquer dos seguintes temas, seguida de discussão com o Júri: Alterações características, incluindo lesões, nas seguintes situações:

1.Obesidade e alterações do sistema imunológico 
2.Microbioma, nutrição e doença no sistema digestivo
3.Cancros associados a obesidade 

b) Perguntas sobre documentos iconográficos idênticos aos apresentados nas aulas e na bibliografia indicada na ficha da UC. 
c) Perguntas sobre a matéria do programa - ver também Observações Bibliográficas 

Notas importantes:

1-Os estudantes que obtiveram frequência à UC nos 2 anos letivos anteriores, mas sem a classificação mínima de ≥1,0 valor em cada componente da avaliação distribuída, assim como os estudantes que obtiveram frequência à UC no ano letivo em curso, mas sem a classificação mínima prevista para a avaliação distribuída, podem realizar exame no regime de Avaliação Especial anteriormente definido, durante os dois anos letivos seguintes àquele em que é obtida a frequência à UC.

2-A avaliação dos estudantes com qualquer estatuto especial será realizada de acordo com o regime de Avaliação Especial anteriormente definido, nos períodos do calendário escolar, definido pelo Conselho Pedagógico, incluindo época normal e de recurso, considerando a disponibilidade dos docentes nesses períodos.


Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam melhoria de classificação final, poderão realizar, uma única vez, uma prova oral de melhoria de classificação, como previsto na secção de Avaliação Especial, numa das duas épocas imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e no semestre em que a UC tenha prova de avaliação prevista.

Observações

Módulo obrigatório Língua de ensino : Português

A classificação global mínima obtida (≥1,0 valor em cada componente) na avaliação distribuída é válida, para estudantes que obtiveram frequência à UC, durante os dois anos letivos seguintes àquele em que é obtido o aproveitamento, desde que não haja mudanças significativas no respetivo programa. Para efeitos de classificação final estes estudantes serão exclusivamente avaliados conforme previsto nas alíneas b) e c) do regime de Avaliação Especial, nas Épocas Normal, de Recurso ou outra, designadamente para conclusão de Curso. 

Cada um dos seguintes elementos da equipa docente (jmlopes@ipatimup.pt; jmamag@gmail.com; pe_r_pereira@hotmail.com) desta Unidade Curricular disponibiliza-se 1h por semana para atendimento aos estudantes (mediante marcação prévia e confirmação via Moodle) no Serviço de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, à sexta-feira das 14:00h às 15:00h.

O ensino/aprendizagem da UC destina-se, também, a alunos ao abrigo de programas de mobilidade interna ou externa (ex: ERASMUS) que comprovem domínio da língua oficial Portuguesa, nos termos da lei em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 21:22:14 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico