| Código: | CN31001 | Sigla: | ALIHUM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/course/category.php?id=141 |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 112 | Plano oficial | 2 | - | 5,5 | 56 | 148,5 |
Os objectivos da formação a obter com a disciplina de Alimentação Humana, são: - Adquirir saberes no domínio da regulação da ingestão e do peso corporal através de factores nutricionais, alimentares, comportamentais, sócio-económicos, culturais e demográficos; - Adquirir saberes no domínio dos padrões alimentares existentes em Portugal e diferentes partes do Mundo, do ponto de vista sócio-cultural, alimentar, nutricional e sanitário; - Adquirir saberes no domínio das particularidades biológicas e nutricionais no estado adulto e em situações fisiológicas especiais, nomeadamente grávidas e aleitantes, e idosos; - Adquirir saberes no domínio das particularidades biológicas e nutricionais de desportistas; - Adquirir saberes no domínio da informática como banco de dados e como ferramenta para formular planos alimentares; - Desenvolver competências que possibilitem calcular necessidades nutricionais e energéticas de acordo com os vários períodos do ciclo da vida (após idade pediátrica), a gravidez e o aleitamento, as actividades profissionais e de lazer, a idade, o sexo, o estilo de vida, e o clima; - Desenvolver competências que possibilitem o registo de planos alimentares utilizando formatos, linguagem e termos que sejam claros e facilmente perceptíveis pelos indivíduos a que se destinam, e a outros indivíduos, profissionais de saúde ou não, que possam necessitar de aceder a essa informação. E os objectivos da disciplina relacionados com o desenvolvimento de um espírito de intervenção crítica, são: - Desenvolver competências que possibilitem reconhecer o valor nutricional e sócio-cultural de alimentos e bebidas para os integrar em diferentes conjuntos alimentares, consoante as características do indivíduo ou do grupo populacional; - Formular ementas nutricionalmente adequadas para os vários períodos do ciclo da vida (após idade pediátrica), gravidez e aleitamento, e prática desportiva, segundo actividades profissionais e de lazer, preferências individuais, práticas religiosas e culturais, clima e estilo de vida. - Interpretar informações sobre a ingestão nutricional e alimentar, em relação aos objectivos e preferências dos indivíduos, e produzir modificações de acordo com as actividades profissionais e de lazer, idade, sexo, estilo de vida, e clima; - Trabalhar em grupo para planear, implementar e rever ementas para indivíduos ou grupos; - Comunicar de forma efectiva com os indivíduos e grupos, utilizando diferentes estratégias, incluindo as tecnologias de informação e comunicação, de modo a que estes possam ter uma escolha informada sobre a sua alimentação. Tendo por referência os princípios e os objectivos atrás enunciados, a disciplina estrutura-se em torno de temáticas e conteúdos que permitam ao estudante: - Compreender a importância da alimentação como parte integrante da promoção de saúde e prevenção da doença, e a diminuição da mortalidade e morbilidade através da manipulação da alimentação, durante o ciclo de vida e em situações fisiológicas particulares; - Analisar criticamente a alimentação de um indivíduo ou grupos de indivíduos ao longo do ciclo de vida e em situações fisiológicas especiais; - Situar-se face a diferentes padrões de alimentação saudável; - Compreender a importância de múltiplos factores, incluindo culturais, psicossociais, económicos, nutricionais, alimentares, conhecimentos, de saúde e estilo de vida, na alimentação; - Perspectivar papéis do nutricionista como especialista para planear a ingestão alimentar de indivíduos, ao longo do ciclo de vida e em situações fisiológicas especiais.
Reconhecemos na disciplina, que os propósitos da educação e formação contemplam produzir aprendizagem, e tornar os estudantes mais autónomos e capazes de agir, e de desenvolver processos de aprender a aprender ao longo da vida, o que obriga a que a essa formação se associe algo que ultrapasse a mera transmissão e acumulação de conhecimentos, e dê sentido à aprendizagem. Por isso, a formação procura articular o conhecimento com a sua utilidade humana e social, incorporando processos de leitura crítica das situações individuais e populacionais. A abordagem tradicional no desenho de programas consistia em partir dos conteúdos do curso, cabendo aos docentes o papel de decidir sobre os conteúdos que pretendiam ensinar, planear como o fazer, e depois avaliar os conteúdos. Esta perspectiva privilegiava o “input” do docente e a avaliação sobre a forma como os estudantes absorviam bem o material ensinado. Como resultado, as descrições dos cursos enfatizavam sobretudo os conteúdos que seriam cobertos pelos cursos e, muitas vezes, era difícil identificar com precisão o que o estudante deveria ser capaz de fazer para ter aproveitamento na disciplina.
as competências que a disciplina de Alimentação Humana pretende desenvolver nos estudantes, relativamente aos seguintes domínios: conhecimento e compreensão; aplicação do conhecimento e compreensão adquiridos; avaliação crítica das situações e tomada de decisão; comunicação, literacia e domínio das novas tecnologias; e autonomia e trabalho em equipa.
A. Conhecimento e compreensão:
- Conhecer a estrutura e as funções metabólicas dos nutrimentos bem como de outros constituintes alimentares;
- Conhecer as fontes alimentares de nutrimentos, assim como de outros constituintes alimentares, nomeadamente os biologicamente activos, toxinas e anti-nutrimentos;
- Compreender a digestão de alimentos, absorção, metabolismo e excreção de nutrimentos e de outros constituintes alimentares;
- Compreender o tipo, magnitude e determinantes das necessidades nutricionais, ao longo da vida e em situações fisiológicas particulares;
- Compreender o papel da alimentação, alimentos, nutrimentos e suplementos na manutenção da saúde e na prevenção ou causa de doenças ou disfunções ao longo do ciclo de vida e em situações fisiológicas particulares;
- Conhecer a fisiologia e bioquímica nutricionais, nomeadamente quanto ao Controlo da ingestão e das escolhas alimentares, balanço energético, exercício físico, fertilidade, reprodução e lactação.
B. Aplicação do conhecimento e compreensão adquiridos:
- Saber aplicar métodos de recolha e interpretação de informação acerca da ingestão alimentar, do estado nutricional, balanço energético e composição corporal e acerca das interacções entre alimentação e saúde, e doença;
- Ser capaz de recolher, registar, analisar, interpretar e reportar dados analíticos na área das ciências da nutrição usando métodos apropriados;
- Ser capaz de aplicar os métodos de análise química, nutricional, microbiológica e sensorial dos alimentos;
- Saber planear e implementar ementas adaptadas às diferentes circunstâncias no ciclo de vida e em situações fisiológicas especiais;
- Ser capaz de participar no planeamento de programas de intervenção comunitária na área da alimentação/nutrição;
- Ser capaz de participar no planeamento de políticas que integrem as questões alimentares/nutricionais e suas relações com a saúde pública;
- Ser capaz de promover acções de educação e formação acerca de alimentos, nutrimentos e interacções entre alimentação e saúde dirigidas à população em geral e/ou a grupos específicos; e
- Ser capaz de participar no planeamento e implementação de projectos de investigação na área das ciências da nutrição e alimentação.
C. Avaliação crítica das situações e tomada de decisão:
- Reconhecer métodos de recolha e interpretação de informação acerca da ingestão alimentar, do estado nutricional, balanço energético e da composição corporal e acerca das interacções entre alimentação e saúde;
- Reconhecer a influência dos factores económicos, sociais, culturais políticos e comportamentais sobre o fornecimento, escolha, acesso e consumo de alimentos; e
- Saber formular ementas nutricionalmente adequadas e adaptadas aos vários períodos do ciclo de vida, às actividades profissionais e de lazer, ao exercício físico, ao estilo de vida e ao clima.
D. Comunicação, literacia e domínio das novas tecnologias:
- Ser capaz de comunicar de forma eficaz e apropriada à população em geral e/ou a grupos específicos sobre alimentação e nutrição;
- Capacidade de elaborar relatórios científicos/técnicos e de os apresentar de forma oral ou escrita,
- Capacidade de utilizar, de modo efectivo as tecnologias de informação e comunicação;
- Capacidade de procurar e utilizar bibliografia assim como outras fontes de informação técnica; e
- As anteriores numa segunda língua.
E. Autonomia e trabalho em equipa:
- Desenvolver as capacidades necessárias para gerir a aprendizagem ao longo da vida.
- Identificar e trabalhar de acordo com objectivos pessoais, académicos, institucionais e nacionais.
- Desenvolver uma abordagem flexível, adaptável e eficaz ao estudo e trabalho.
- Reconhecer e respeitar a opinião e perspectivas dos membros da equipa, e ter capacidade de negociação.
- Avaliar o desempenho como indivíduo ou membro da equipa; colaborar na avaliação do desempenho inter pares.
- Desenvolver capacidade de apreciar a natureza interdisciplinar das Ciências da Nutrição e Alimentação, e de validar os diferentes pontos de vista.
Reconhece-se que, na perspectiva dos “empregadores”, as principais competências procuradas e que a disciplina poderá também ajudar a desenvolver incluem:
- As de ordem intelectual, como a capacidade para analisar, avaliar, e sintetizar, e reflectir de forma crítica, para identificar e resolver problemas; recolher e organizar a informação; e “numeracia” (interpretar dados estatísticos);
- As de comunicação (escrita e oral);
- As de organização, como trabalhar de forma independente, e gerir o tempo, os recursos e projectos;
- As interpessoais, como o trabalho em equipa; trabalhar com pares e motivá-los, e ter capacidades de liderança, flexibilidade e adaptabilidade;
- As interculturais, percebendo outras culturas e ser capaz de trabalhar num contexto de ambiente intercultural;
- As de investigação;
- As de “literacia de computadores”; e
- As de utilizar, pelo menos uma, língua estrangeira.
- Introdução ao estudo da alimentação - Factores nutricionais, alimentares e do comportamento alimentar, e outras condições ambientes que interferem na regulação da ingestão e do peso corporal. - Relações entre alimentação, e desenvolvimento e saúde. Situação alimentar em Portugal e no Mundo. Práticas alimentares correntes em Portugal, erros alimentares mais graves e situação sanitária decorrente. - Alimentação e saúde - Caracterização social, alimentar, nutricional e sanitária dos grandes padrões alimentares inadequados: de fome endémica, ocidental, suburbano pobre e de cafetaria. Características comuns aos padrões alimentares das sociedades de consumo e evolução histórica da comida moderna; seus excessos e desequilíbrios. Ênfase sobre papel de alimentos processados e alimentação extradomiciliária. Comparação de valor entre comidas modernas e seus arquétipos. - Patologia decorrente da alimentação ocidentalizada; caso paradigmático das relações entre alimentação e cancro. - Alimentação Mediterrânica, paradigma de alimentação saudável empírica. - Alimentação vegetariana e macrobiótica. - Alimentação saudável: conceito, história, definição actual. Caracterização alimentar, nutricional e sanitária da alimentação saudável de adultos. - Alimentação saudável em situações particulares - Particularidades biológicas, alimentares e nutricionais de grávidas e aleitantes. Recomendações nutricionais e alimentares. - Particularidades biológicas, alimentares e nutricionais de idosos. Recomendações alimentares e nutricionais. - Particularidades fisiológicas e comportamentais de desportistas. Necessidades nutricionais e alimentares específicas de desportistas. Recomendações alimentares e nutricionais para desportistas.
Na disciplina procuramos fornecer aos estudantes, os instrumentos que lhes permitam saber alimentar para nutrir saudavelmente, o que envolve a aplicação da ciência e arte de nutrição, ajudando o indivíduo a seleccionar alimentos com o objectivo principal de o nutrir na saúde e no ciclo de vida. Relativamente aos métodos de ensino-aprendizagem , enquanto as sessões teóricas focam mais os aspectos de informação, privilegiando o método expositivo em sessões de tipo “lectures”, as sessões práticas privilegiam a discussão iniciada através de diverso “material de estímulo”, em diversos planos, incluindo os tipos “one-to-one”, “brainstorming”, e análise e resolução de problemas. As línguas utilizadas na disciplina, incluindo na avaliação, podem ser o português e o inglês.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 75,00 |
| Trabalho laboratorial | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 92,50 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho escrito | 0,00 |
| Total: | 148,50 |
Assiduidade conforme Regulamento Académico da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
A avaliação da disciplina incluirá dois testes online sobre os temas abordados, a serem realizados na plataforma Moodle, em datas previamente agendadas, com uma ponderação de 75% para a classificação final (CF). Cada avaliação online poderá incluir perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso, completar frases, resposta alargada e ou limitada. No final das avaliações será efetuada a média aritmética das classificações obtidas no total dos testes Moodle.
A avaliação distribuída inclui ainda a avaliação da componente de trabalho laboratorial (CTL), que compreende a resolução de exercícios práticos ou estudos de caso, e a observação direta dos estudantes nas sessões, com uma ponderação de 25% para a classificação final.
CF = MA Testes Moodle * 0,75 + CTL * 0,25
Na impossibilidade de comparência nas datas previamente agendadas para os testes Moodle, e apenas por motivo considerado excepcional para o Conselho Pedagógico/Docentes da UC e mediante entrega da justificação de falta, poderá ser realizado um teste oral em substituição do teste Moodle em falta, em data a agendar.
Época de Recurso
Para os estudantes que não tenham obtido aprovação através da avaliação distribuída ou que pretendam efetuar melhoria da classificação dos testes, será realizado um teste Moodle, na plataforma Moodle, na época de recurso, que poderá incluir perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso, frases para completar, resposta alargada e ou limitada.
A classificação final (CF) resultará da média ponderada pelo teste online (75%) e pela componente de trabalho laboratorial (25%).
CF = Teste Moodle * 0,75 + CTL * 0,25
Para os estudantes que pretendam efetuar melhoria da classificação dos testes, será realizado um teste Moodle, na época de recurso, que poderá incluir perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso, frases para completar, resposta alargada e ou limitada.
A classificação final (CF) resultará da média ponderada pelo teste online (75%) e pela componente de trabalho laboratorial (25%).
CF = Teste Moodle * 0,75 + CTL * 0,25
Atendimento em gabinete virtual (tópicos de discussão do Moodle) e no gabinete 341A.