| Código: | CN22006 | Sigla: | CNAL |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| OFICIAL | Ciências Físicas |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=64 |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 80 | Plano oficial | 2 | - | 5,5 | 56 | 148,5 |
O objectivo geral desta Unidade Curricular (UC) é conhecer os alimentos como fontes de nutrimentos e outras substâncias biologicamente activas.
Pretende-se que os estudantes saibam pesquisar informação nutricional fidedigna sobre os diversos alimentos, sumarizar o seu valor nutricional, perceber a sua influência no aporte nutricional e o seu impacto na saúde humana.
Após a boa conclusão da UC, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Tabelas de composição dos alimentos (TCA) e bases de dados nutricionais informatizadas.
2. Leite e produtos lácteos.
3. Pescado (peixe, moluscos, crustáceos) e derivados.
4. Carne muscular, salsicharia e vísceras.
5. Ovos e ovoprodutos.
6. Gorduras e óleos.
7. Leguminosas secas e frescas.
8. Cereais e derivados.
9. Açúcar, produtos açucarados e mel.
10. Cacau e derivados.
11. Hortícolas e derivados.
12. Frutos (frescos, gordos, amiláceos, secos e tropicais) e derivados.
13. Bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
14. Fast-food.
15. Sopas, molhos e diversos.
Aulas Teóricas
As aulas teóricas estão organizadas por grupos de alimentos, privilegiando a exposição verbal, com suporte informático, dos fundamentos da Unidade Curricular. Constitui designio destas sessões apresentar o resumo do estado da arte, procurando estimular nos estudantes o interesse de estender e aprofundar os conhecimentos sobre cada tópicos. Fomenta-se a bidirecionalidade na discussão dos temas e a interligação com as Sessões Laboratoriais, pela inoculação de temas a serem aprofundados nestas. Dada a dinâmica do conhecimento das ciências da nutrição, pretende-se que os estudantes se familiarizem com a geração do conhecimento e não apenas com o conhecimento per si.
Sessões Laboratoriais
Nas Sessões Laboratoriais, o docente dá continuidade às matérias apresentadas em Sessões Teóricas, apresentando casos concretos e de utilidade prática, expandindo-as a exercícios e actividades de resolução de problemas, propõe temas complementares ou discussões mais profundas, proporcionando também tempo para que os estudantes ser activos perante a informação fornecida. Os alunos realizam trabalho individual ou em grupo, em regime tutorial, podendo ter o formato de leitura científica, pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, relatórios, monografias, exercícios, apresentações orais ou presença em conferências ou defesas de doutoramentos ou mestrados.
Estimula-se a participação activa dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem, o desenvolvimento do pensamento crítico, a discussão de tópicos e questões, a resolução de problemas e a tomadas de decisão.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 75,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 48,00 |
| Frequência das aulas | 52,00 |
| Trabalho escrito | 48,50 |
| Total: | 148,50 |
A avaliação dos estudantes é, reconhecidamente, uma das tarefas mais complexas da actividade dos docentes, podendo ser observada como uma forma de regular o processo pedagógico, de testar o grau de domínio sobre a matéria da disciplina, ordenar os estudantes por categoria de classificação, ou estimular e apoiar a aprendizagem. Reconhece-se também que, o que os estudantes aprendem, e a forma como o fazem, são muito influenciados pelos métodos de avaliação.
Esta Unidade Curricular utiliza um método de avaliação distribuída com exame final (AD + EF).
A avaliação distribuída implica ter frequência nas Sessões Laboratoriais e compreende a resolução de exercícios e a entrega atempada dos trabalhos escritos propostos e a observação directa dos estudantes nas aulas.
O Exame Final consiste na resposta a um conjunto de questões para desenvolvimento que podem ser de resposta de escolha múltipla, completar frases, verdadeiro ou falso, ou resposta alargada e ou limitada.
A obtenção de frequência na UC está condicionada à presença do estudante em 75% do total de aulas laboratoriais previstas, de acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP, e à obtenção de classificação igual ou superior a 9,50 valores na avaliação distribuída.
Os estudantes cujo estatuto permite dispensa das aulas laboratoriais devem contactar o docente responsável pela unidade curricular nas primeiras semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação na avaliação distribuída será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas laboratoriais e que serão divulgados e orientados pelo docente da unidade curricular. A aprovação na avaliação distribuída é um pré-requisito para a admissão do estudante à prova escrita do exame final.
A avaliação na unidade curricular (UC) consiste numa avaliação distribuída (AD) e num exame final (EF), abrangendo a totalidade dos conhecimentos teóricos, teórico-práticos e práticos ministrados, nas condições seguintes:
a) A avaliação distribuída (AD) consiste na avaliação contínua nas aulas práticas que compreeende a resolução de exercícios propostas e a observação da atitude e participação demonstradas nas aulas (10%) e a entrega atempada dos trabalhos escritos propostos (15%). Dado considerarmos existir um mínimo de competência, para obter frequência à UC e realizar o exame final os estudantes necessitam de obter classificação igual ou superior a 9,50 valores. A nota é afixada até 5 dias antes da realização do exame final.
b) O exame final (EF) consiste na realização de uma prova escrita (75%) no período de avaliação proposto pela FCNAUP. A prova de Exame Final consiste na resposta a um conjunto de questões que podem ser de resposta de verdadeiro ou falso, escolha múltipla, completar frases ou resposta alargada e ou limitada. Dado considerarmos existir um mínimo de competência, apenas são aprovados os estudantes que obtiverem na prova escrita uma classificação igual ou superior a 9,50 valores.
c) A classificação final (CF) resulta de: CF = (EF x 75 %) + (AD x 25 %).
Os estudantes cujo estatuto permite dispensa das aulas laboratoriais devem contactar o docente responsável pela unidade curricular nas primeiras semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação na avaliação distribuída será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas laboratoriais e que serão divulgados e orientados pelo docente da disciplina. A aprovação na avaliação distribuída é um pré-requisito para a admissão do estudante à prova escrita do exame final.
De acordo com a Regulamento Académico da FCNAUP.
De acordo com a Regulamento Académico da FCNAUP.
O horário de atendimento aos alunos é à sexta-feira das 14h00 às 18h00 no Gabinete 345. O atendimento aos estudantes deve ser solicitado por correio electrónico dirigido ao responsável pela unidade curricular (vhugoteixeira@fcna.up.pt).