Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CN22006

Composição Nutricional de Alimentos

Código: CN22006     Sigla: CNAL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Naturais
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=64
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 80 Plano oficial 2 - 5,5 56 148,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-09-14.

Campos alterados: Objetivos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Observações, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo geral desta Unidade Curricular (UC) é conhecer os alimentos como fontes de nutrimentos e outras substâncias biologicamente activas.

Pretende-se que os estudantes saibam pesquisar informação nutricional fidedigna sobre os diversos alimentos, sumarizar o seu valor nutricional, perceber a sua influência no aporte nutricional e o seu impacto na saúde humana. 




Resultados de aprendizagem e competências

Após a boa conclusão da UC, os estudantes deverão ser capazes de: 

  • Compreender a organização e utilidade das Tabelas de Composição de Alimentos e Bases de dados nutricionais;
  • Descrever o valor nutricional de alimentos e identificar os seus determinantes;
  • Reconhecer a importância nutricional dos alimentos, saber agrupá-los conforme as características nutricionais e construir subgrupos;
  • Saber comparar o interesse de diversas alternativas alimentares;
  • Nomear as principais fontes alimentares dos diversos nutrimentos;
  • Reconhecer o impacto do processamento tecnológico, da distribuição e armazenamento no valor nutricional dos alimentos;
  • Conhecer as definições e regulação legal dos alimentos, nos casos em que se aplique;
  • Perceber o papel dos alimentos na saúde humana;
  • Conhecer os dados de consumo dos alimentos e seu impacto no aprovisionamento nutricional;
  • Saber as recomendações alimentares e principais guias alimentares;
  • Ter capacidade para verificar cientificamente mitos alimentares prevalentes na sociedade.

 





Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Tabelas de composição dos alimentos (TCA) e bases de dados nutricionais informatizadas.
2. Leite e produtos lácteos.
3. Pescado (peixe, moluscos, crustáceos) e derivados.
4. Carne muscular, salsicharia e vísceras.
5. Ovos e ovoprodutos.
6. Gorduras e óleos.
7. Leguminosas secas e frescas.
8. Cereais e derivados.
9. Açúcar, produtos açucarados e mel.
10. Cacau e derivados.
11. Hortícolas e derivados.
12. Frutos (frescos, gordos, amiláceos, secos e tropicais) e derivados.
13. Bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
14. Fast-food.
15. Sopas, molhos e diversos.

Bibliografia Obrigatória

Ferreira F.A. Gonçalves; Tabela da composição dos alimentos portugueses
Porto Andreia 340; Tabela da composição de alimentos. ISBN: 972-8643-19-5
Peres Emílio; Alimentos e alimentação. ISBN: 972-48-1625-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas

As aulas teóricas estão organizadas por grupos de alimentos, privilegiando a exposição verbal, com suporte informático, dos fundamentos da Unidade Curricular. Constitui designio destas sessões apresentar o resumo do estado da arte, procurando estimular nos estudantes o interesse de estender e aprofundar os conhecimentos sobre cada tópicos. Fomenta-se a bidirecionalidade na discussão dos temas e a interligação com as Sessões Laboratoriais, pela inoculação de temas a serem aprofundados nestas. Dada a dinâmica do conhecimento das ciências da nutrição, pretende-se que os estudantes se familiarizem com a geração do conhecimento e não apenas com o conhecimento per si.

Sessões Laboratoriais

Nas Sessões Laboratoriais, o docente dá continuidade às matérias apresentadas em Sessões Teóricas, apresentando casos concretos e de utilidade prática, expandindo-as a exercícios e actividades de resolução de problemas, propõe temas complementares ou discussões mais profundas, proporcionando também tempo para que os estudantes ser activos perante a informação fornecida. Os alunos realizam trabalho individual ou em grupo, em regime tutorial, podendo ter o formato de leitura científica, pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, relatórios, monografias, exercícios, apresentações orais ou presença em conferências ou defesas de doutoramentos ou mestrados.

Estimula-se a participação activa dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem, o desenvolvimento do pensamento crítico, a discussão de tópicos e questões, a resolução de problemas e a tomadas de decisão.

Software

Food Processor

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho escrito 48,50
Total: 148,50

Obtenção de frequência

A avaliação dos estudantes é, reconhecidamente, uma das tarefas mais complexas da actividade dos docentes, podendo ser observada como uma forma de regular o processo pedagógico, de testar o grau de domínio sobre a matéria da disciplina, ordenar os estudantes por categoria de classificação, ou estimular e apoiar a aprendizagem. Reconhece-se também que, o que os estudantes aprendem, e a forma como o fazem, são muito influenciados pelos métodos de avaliação.

Esta Unidade Curricular utiliza um método de avaliação distribuída com exame final (AD + EF).

A avaliação distribuída implica ter frequência nas Sessões Laboratoriais e compreende a resolução de exercícios e a entrega atempada dos trabalhos escritos propostos e a observação directa dos estudantes nas aulas.

O Exame Final consiste na resposta a um conjunto de questões para desenvolvimento que podem ser de resposta de escolha múltipla, completar frases, verdadeiro ou falso, ou resposta alargada e ou limitada.

A obtenção de frequência na UC está condicionada à presença do estudante em 75% do total de aulas laboratoriais previstas, de acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP, e à obtenção de classificação igual ou superior a 9,50 valores na avaliação distribuída.

Os estudantes cujo estatuto permite dispensa das aulas laboratoriais devem contactar o docente responsável pela unidade curricular nas primeiras semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação na avaliação distribuída será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas laboratoriais e que serão divulgados e orientados pelo docente da unidade curricular. A aprovação na avaliação distribuída é um pré-requisito para a admissão do estudante à prova escrita do exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação na unidade curricular (UC) consiste numa avaliação distribuída (AD) e num exame final (EF), abrangendo a totalidade dos conhecimentos teóricos, teórico-práticos e práticos ministrados, nas condições seguintes: 

a) A avaliação distribuída (AD) consiste na avaliação contínua nas aulas práticas que compreeende a resolução de exercícios propostas e a observação da atitude e participação demonstradas nas aulas (10%) e a entrega atempada dos trabalhos escritos propostos (15%). Dado considerarmos existir um mínimo de competência, para obter frequência à UC e realizar o exame final os estudantes necessitam de obter classificação igual ou superior a 9,50 valores. A nota é afixada até 5 dias antes da realização do exame final. 

b) O exame final (EF) consiste na realização de uma prova escrita (75%) no período de avaliação proposto pela FCNAUP. A prova de Exame Final consiste na resposta a um conjunto de questões que podem ser de resposta de verdadeiro ou falso, escolha múltipla, completar frases ou resposta alargada e ou limitada.  Dado considerarmos existir um mínimo de competência, apenas são aprovados os estudantes que obtiverem na prova escrita uma classificação igual ou superior a 9,50 valores. 

c) A classificação final (CF) resulta de: CF = (EF x 75 %) + (AD x 25 %).

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes cujo estatuto permite dispensa das aulas laboratoriais devem contactar o docente responsável pela unidade curricular nas primeiras semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação na avaliação distribuída será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas laboratoriais e que serão divulgados e orientados pelo docente da disciplina. A aprovação na avaliação distribuída é um pré-requisito para a admissão do estudante à prova escrita do exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a Regulamento Académico da FCNAUP.

Melhoria de classificação

De acordo com a Regulamento Académico da FCNAUP.

Observações

O horário de atendimento aos alunos é à sexta-feira das 14h00 às 18h00 no Gabinete 345. O atendimento aos estudantes deve ser solicitado por correio electrónico dirigido ao responsável pela unidade curricular (vhugoteixeira@fcna.up.pt).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-25 às 13:13:32 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico