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Bioestatística

Código: CN11002     Sigla: BIOEST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 123 Plano oficial 1 - 3 42 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-09-19.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, o aluno deverá ter noção da importância da estatística na investigação científica. Esta disciplina pretende motivar os alunos a fazerem uma análise crítica dos estudos estatísticos que encontrem ou que realizem.
Para tal, os alunos deverão ter a noção de população e de amostra e ser capazes de distinguir os diferentes tipos de variáveis aleatórias.
No estudo de dados deverão ser capazes de calcular médias, medianas, modas, percentis, quartis, variâncias, desvios padrão e coeficientes de simetria e achatamento, quer os dados estejam apresentados sob a forma de séries estatísticas ou em conjuntos de dados agrupados por classes. Deverão ser capazes de apresentar e compreender dados em tabelas ou gráficos.
Os alunos deverão conseguir avaliar a relação entre pares de variáveis, em particular, deverão saber interpretar os coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman, os valores do k de Cohen e da razão de possibilidades. Deverão compreender o conceito de teste de hipóteses e saber interpretar alguns testes comuns.
Será necessário que os alunos sejam capazes de realizar cálculos elementares de probabilidades, distinguir acontecimentos independentes de acontecimentos exclusivos e compreensão da definição de probabilidade condicionada. Será importante que distingam probabilidade de razão de possibilidades.
Os alunos deverão conseguir interpretar função de probabilidade, função densidade de probabilidade e função de distribuição de probabilidade e deverão ser capazes de calcular valores esperados e variâncias.

Resultados de aprendizagem e competências

Reconhecimento da importância da estatística na investigação científica.

Capacidade de análise crítica de estudos estatísticos.

Aquisição da noção de população e de amostra.

Capacidade de distinção dos diferentes tipos de variáveis aleatórias.

Cálculo de médias, medianas, modas, percentis, quartis, variâncias, desvios padrão e coeficientes de simetria e achatamento.

Apresentação e compreensão de dados em tabelas ou gráficos.

Capacidade de avaliar a relação entre pares de variáveis (interpretação de odds ratios, capa de Cohen, coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman e compreensão do conceito de teste de hipóteses).

Realização de cálculos elementares de probabilidades, distinção entre acontecimentos independentes e acontecimentos exclusivos, compreensão da definição de probabilidade condicionada e distinção entre probabilidade e razão de possibilidades.

Interpretação de função de probabilidade, função densidade de probabilidade e função de distribuição de probabilidade.

Cálculo de valores esperados e variâncias.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É esperado que os estudantes tenham os seguintes conhecimentos prévios:
- Cálculo de medidas de estatística descritiva (nomeadamente frequências, média, mediana, moda e desvio padrão).
- Definição clássica de probabilidade e cálculo combinatório (combinações e arranjos com e sem repetição).

Programa

1 Variável aleatória:
a) Noções de variável aleatória, de população e de amostra;
b) Amostragem aleatória simples;
c) Tipos de escala de medida de variáveis aleatórias:
- Qualitativa: nominal ou ordinal;
- Quantitativa: intervalar, de razão, discreta e contínua.
2 Estatística descritiva:
a) Séries estatísticas e dados agrupados;
b) Conversão de séries estatísticas em dados agrupados por classes – fórmula de Sturges;
c) Tabelas de frequência absoluta, frequência relativa, frequência absoluta acumulada, frequência relativa acumulada densidade de frequência absoluta e densidade de frequência relativa;
d) Representações gráficas dos dados: diagrama de caule e folha (stem and leaf), diagrama de extremos e quartis e diagrama de caixa e bigodes, gráfico de barras, histograma, polígonos de frequência e polígonos de densidade;
e) Parâmetros de localização: Média, Mediana, Moda, Quartil e Percentil;
f) Parâmetros de dispersão e de forma: variância (com correcção de Sheppard), desvio padrão, coeficiente de dispersão, coeficiente de assimetria e coeficiente de achatamento (curtose).
3 Relação entre pares de variáveis:
a) Gráficos de dispersão, coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman;
b) Tabelas de dupla entrada, concordância e k de Cohen, e razão de possibilidades ("odds ratio”);
c) Testes de hipóteses - introdução;
d) Exemplos de aplicação do teste t de Student e do teste do qui-quadrado para a independência.
4 Teoria das probabilidades:
a) Definição axiomática de probabilidade;
b) Acontecimentos independentes, complementares, exclusivos e mutuamente exclusivos;
c) Probabilidade condicionada;
d) Teorema das Probabilidades Totais e Teorema de Bayes.
e) Noções da definição de função de probabilidade, função densidade de probabilidade e função de distribuição de probabilidade;
f) Valor esperado e variância de uma variável aleatória.

Bibliografia Obrigatória

Daniel Wayne W.; Biostatistics. ISBN: 0-471-16386-4
Guimarães Rui Campos; Estatística. ISBN: 972-8298-45-5

Bibliografia Complementar

Clegg Frances; Estatística para todos. ISBN: 972-662-411-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (1h00/semana): método expositivo e interrogativo.
Aulas Teórico-Práticas (1h00/semana): método interrogativo e demonstrativo, com resolução de exercícios.
Aulas Laboratoriais (1h00/semana): método interrogativo e demonstrativo, com recurso a computadores para a resolução de exercícios.

Software

SPSS
Excel
R

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística > Estatística médica
Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 21,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para um aluno (no regime ordinário) ter frequência a Bioestatística, todas as seguintes condições terão de ser cumpridas:
a) O total de faltas (injustificadas) às aulas TP e PL deverá ser inferior ou igual a 7;
b) A avaliação presencial AP deverá ser superior ou igual a 9.5 valores (portanto, 9.5 numa escala de 0 a 20);
c) Deverá obter pelo menos 8.0 valores no trabalho de grupo G;
d) Deverá ter no mínimo 8.0 valores na sua avaliação escrita E;
e) A classificação final F terá de ser superior ou igual a 9.5 valores.

A classificação prática AP e do trabalho de grupo G Cada aluno terá uma classificação prática de acordo com a sua participação e a sua assiduidade às aulas práticas a Bioestatística num dos dois anos lectivos anteriores podem ter dispensa das aulas práticas. A classificação final será calculada tendo em consideração a melhor classificação que obtiveram neste ano lectivo ou nos dois anteriores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é a média ponderada da avaliação presencial AP com peso de 5%, da classificações do trabalho de grupo G com peso de 20%, da avaliação escrita E com peso de 70%, e da mais alta destas 3 classificações com peso 5%.

Cada aluno terá uma classificação prática AP de acordo com a sua participação e a sua assiduidade às aulas práticas

A avaliação das aulas em que o estudante esteve presente A, entre 0 e 20, é calculada da seguinte forma:

A = 10 + (na + 3 * nap + 6 * soma(ai) / am) / Na , onde na é o número de aulas em que o estudante esteve presente, Na é o número de aulas do semestre, nap é o número de aulas com participação positiva, ai é a avaliação da participação em cada aula, e am é a avaliação máxima da escala de avaliação das aulas.

A avaliação presencial AP, entre 0 e 20, resulta da aplicação da penalização por cada falta injustificada à avaliação das aulas, sendo calculada pela expressão:

AP = 0.5 * (2 - pf - pf^2) * A,  onde pf é a proporção, entre 0 e 1, de faltas não justificadas no semestre.


Está previsto ser realizado um trabalho de grupo original, em conjunto com a UC Metodologias de Avaliação da Ingestão Alimentar, que será avaliado por uma apresentação oral. As classificações do trabalho de grupo G, de 0 a 20, entram em consideração com os seguintes aspectos:
- Dificuldade das técnicas estatísticas (25%);
- Correcção científica (25%);
- Profundidade e análise crítica no âmbito das Ciências da Nutrição (25%);
- Qualidade da apresentação (25%).

A avaliação escrita E é efectuada por exame final, classificado entre 0 e 20.


A classificação final F, entre 0 e 20, é calculada da seguinte forma:




















  { 0.7 * E + 0.2 * G + 0.05 * AP + 0.05 * max(E, G, AP) se E ≥ 8.0  e  G ≥ 8.0  e  AP ≥ 9.5
F = {  
  { min(E, G, AP) se E < 8.0  ou  G < 8.0  ou  AP < 9.5




Na realização do exame escrito só serão admitidas respostas escritas a tinta azul ou preta nas folhas fornecidas, não sendo permitido o uso de tinta correctora. É permitido o uso de calculadoras científicas, mas não será permitido o uso de calculadoras gráficas ou programáveis ou de equipamento com capacidade de comunicação à distância.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes podem requerer, até ao final de Outubro, a dispensa de frequência das aulas práticas (TP e PL).

Para os estudantes com dispensa das aulas práticas, a classificação final será a classsificação do exame final E com peso de 70% e a avaliação de um trabalho original G realizado individualmente com peso 30%, avaliado nos mesmos moldes do trabalho de grupo.

Será fornecida uma base de dados para análise aos estudantes que não estejam inscritos à UC Metodologias de Avaliação da Ingestão Alimentar para que possam fazer o trabalho prático.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação incidirá apenas sobre a classificação do exame final E, com peso de 70%.

Observações

O período de atendimento será o seguinte:
- 2ª-feira, das 18h00 às 18h45, Rui Poínhos, sala B340;
- 3ª-feira, das 13h30 às 15h00, Bruno Oliveira, sala B339;
- 4ª-feira, das 18h00 às 19h30, Bruno Oliveira, sala B339.
Para evitar períodos de grande afluência de estudantes, pedimos que agendem pessoalmente ou por email até ao início da tarde do dia útil anterior.

O períodos atendimento aos alunos durante a época de exames serão 6h antes do exame da época Normal e 4h antes do exame da época de Recurso. O horário de atendimento será marcado após ser divulgado o calendário de exames e estará disponível dentro dos Documentos de Bioestatística.

No seguimento do Despacho Reitoral GR.06/12/2017, Artigo 12.º, alínea e), informa-se que os estudantes não estão autorizados a captar imagens ou som das actividades lectivas.

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