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Projecto de Comunicação

Código: CN21006     Sigla: PROJCO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 83 Plano oficial 2 - 2 21 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O Projeto de Comunicação na licenciatura em Ciências da Nutrição tem como objetivos:

- Proporcionar conhecimentos sobre o enquadramento conceptual e as diferentes especificações de natureza técnica que um projeto de intervenção na área da comunicação na área das ciências da nutrição tem que cumprir;

- Proporcionar capacidades de planeamento, nomeadamente para elaborar uma ficha de projeto, onde conste a análise da situação, objetivos, metodologias de intervenção e avaliação;

- Proporcionar capacidades de base para saber implementar um projeto na área da comunicação e/ou educação alimentar;

- Proporcionar capacidades de base para saber avaliar os resultados de um projeto de comunicação e/ou educação alimentar.

- Proporcionar capacidades de base para compreender os conceitos de comunicação enquadrados em estratégias de marketing mais abrangentes.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá ter competências suficientes para elaborar um projeto de comunicação nas áreas das ciências da nutrição e do consumo tendo como público-alvo o consumidor final de produtos alimentares ou o cidadão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Enquadramento conceptual e bases metodológicas

1.1 Comunicação versus Educação nas Ciências da Nutrição

1.2 Educação alimentar, Educação para a saúde e Promoção da Saúde

1.3 Processo de educação alimentar: Objectivos fundamentais

II. O Projecto de Educação Alimentar em Ciências da Nutrição e Alimentação

2.1 Metodologia de projecto

2.2 Diagnóstico

2.3 Planeamento

2.4 Realização de actividades

2.5 Avaliação de resultados.

III. Comunicação institucional - Bases e conceitos em ciências da nutrição.

IV. Comunicação de produtos alimentares e marketing alimentar - Bases e conceitos.

Bibliografia Obrigatória

Contento Isobel; Nutrition education. ISBN: 978-1-284-07800-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Um projeto pode-se definir como um conjunto de atividades, implicando a utilização de recursos diversos, executadas para levar a cabo um determinado objetivo. Um projeto está normalmente associado a uma produção unitária e com um desenvolvimento limitado de tempo. O conjunto de aulas desta unidade curricular funciona como um projeto real, onde o docente funciona como um facilitador ajudando os alunos a construir um projeto de comunicação na área das ciências da nutrição, levá-lo à prática e avaliá-lo. Para isso as aulas decorrerão em ambiente de prática laboratorial com determinados objetivos em cada sessão e execução prática respectiva em espaços públicos onde habitualmente o Nutricionista atua. 

Em cada ano é definida uma área de atuação em concreto. No ano letivo de 2016/2017, será a produção de uma estratégia baseada na produção de vídeos destinadas à população em geral, sobre o tema das receitas rápidas como formato educativos para todos os níveis de literacia.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação consta de uma prova escrita sobre conhecimentos adquiridos e a realização de um trabalho prático e entrega de um relatório sobre esta atividade.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação consta de uma prova escrita sobre conhecimentos adquiridos (40%) e a realização de um trabalho prático e entrega de um relatório sobre esta atividade (60%). Em qualquer um dos momentos de avaliação a classificação não poderá ser inferior a 9,5 valores e estas duas componentes de avaliação são obrigatórias. Por razões de informação qualitativa as presenças nas aulas teóricas vão ser monitorizadas.
A avaliação da componente teórica (realizada através de uma prova escrita - teste) no decurso do período de aulas bem como os exames das épocas normal e de recurso só podem ser realizadas por que tenha tido aprovação na componente prática da UC. Os exames da época normal e de recurso poderão substituir o teste durante o período letivo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No caso de estudantes que comprovadamente não possam assistir e participar na realização de trabalhos práticos deverá ser requerida pelo estudante até ao último dia de setembro a realização de trabalho equivalente que será definido pelo Regente.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação processa-se através de avaliação escrita. A componente prática depois de realizada não é passível de melhoria no mesmo ano letivo.

Observações

Em cada ano letivo podem realizar-se workshops nas áreas da comunicação/educação alimentar que poderão substituir as aulas.

O período semanal de atendimento pedagógico será definido na primeira semana de aulas.

 

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