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Nutrição Comunitária

Código: CN41003     Sigla: NUTCOM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais
OFICIAL Ciências da Saúde
OFICIAL Ciências Naturais

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 105 Plano oficial 4 - 4 42 108
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-09-13.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Bibliografia Obrigatória, Observações, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Adquirir conhecimentos na identificação e intervenção de problemas alimentares/nutricionais em diferentes grupos populacionais.
2. Desenvolver capacidades no desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição comunitária.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Capacidade em identificar e intervir em problemas alimentares/nutricionais em diferentes grupos populacionais.
2. Capacidade no desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição comunitária.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Componente Teórica


1. Nutrição comunitária
1.1 Conceitos, componentes e funções
1.2 Níveis de prevenção e abordagens de intervenção


2. Programas de nutrição comunitária
2.1 Objectivos
2.2 Determinantes do estado nutricional


3. Planificação e gestão de programas de nutrição comunitária
3.1 Etapas/fases
3.2 Métodos de identificação de problemas e necessidades
3.3 Indicadores 
3.4 Estratégias
3.5 Equipa



4. Educação alimentar
4.1 Conceitos e campos de acção
4.2 Métodos directos e indirectos
4.3 Componentes de um plano de acção
4.4 Modelos de aprendizagem e teorias de comportamento
4.5 Educação alimentar em meio escolar
4.5.1 Como comunicar com a criança
4.5.2 Ingestões recomendadas, objetivos nutricionais e guias alimentares
4.5.3 Refeições escolares: objetivos nutricionais e alimnentares


5. Avaliação de programas de nutrição comunitária
5.1 Dimensões
5.2 Técnicas
5.3 Eficácia, efectividade e eficiência


6. Exemplos de Programas de Nutrição Comunitária
6.1 Locais
6.2 Regionais
6.3 Nacionais

Componente Prática

1. Planificação, elaboração de materiais e realização de quatro sessões de educação alimentar

Bibliografia Obrigatória

Boyle Marie A.; Community nutrition in action. ISBN: 978-1-4390-4546-6
Oshaug A.; Planeamento e gestão em nutrição comunitária. ISBN: 972-675-044-X
Majem Lluís Serra 340; Nutrición y salud pública. ISBN: 84-458-1528-8
Bartrina Javier Aranceta; Nutrición comunitaria. ISBN: 978-84-458-2137-4
Nnakwe Nweze Eunice; Community nutrition. ISBN: 978-1-4496-5293-7
Contento Isobel; Nutrition education. ISBN: 978-1-284-07800-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC organiza-se em sessões teóricas e práticas (trabalho de campo).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 0,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 0,00
Trabalho de campo 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Métodos e componentes da avaliação
A avaliação inclui duas componentes (A) e (B).
(A) consiste na avaliação das seguintes atividades: planificação, elaboração de materiais de apoio  e realização de quatro sessões de educação alimentar dirigidas ao grupo alvo - crianças em idade escolar. A nota mínima, a que possibilitará a realização do exame final é de 9,5 em 20 valores.
(B) consiste num teste escrito com questões que incidem sobre toda a matéria leccionada e cuja nota mínima é de 9,5 em 20 valores.

A componente (A) é indispensável para a aprovação de todos os estudantes e para a realização de exame final.

Os estudantes cujo estatuto permite dispensa de participação nas aulas devem contactar o regente da UC nas primeiras duas semanas de aulas para que lhe sejam propostos trabalhos alternativos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta do somatório das componentes acima referidas, cujo peso relativo é de 60% para a componente A (12 valores) e 40% (8 valores) para a componente B.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na FCNAUP.

Melhoria de classificação

 

Não é possivel a melhoria de classificação na componente A.

A melhoria de classificação final é possível através da componente B, ou seja, realizando novamente um teste escrito com questões que incidem sobre toda a materia lecionada (que corresponde a 8 valores) a adicionar à componente A (que corresponde a 12 valores) e que tem validade de 2 anos.


 

Observações

Bibliografia de apoio


Bartrina JA. Nutrición comunitaria 3.ª ed. Barcelona: Masson; 2013.
Boyle MA, Holben DH. Community nutrition in action: an entrepreneurial approach. 5th ed. Belmont, CA: Wadsworth Publishing Company; 2010.
Majem LS, Bartrina JA, editores. Nutrición y salud pública: métodos, bases científicas y aplicaciones 2.ª ed. Barcelona: Masson; 2006.
Nnakwe, NE. Community nutrition: planning health promotion and disease prevention 3rd ed. Sudbury, Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers; 2013.
Contento I. Nutrition education: linking research, theory, and practice. 3rd ed. Burlington, MA: Jones & Bartlett Learning; 2016.
Oshaug A, trad. António Pedro Graça. Planeamento e gestão em nutrição comunitária: manual para profissionais em nutrição comunitária. Lisboa: Departamento de Estudos e Planeamento da Saúde; 1996.

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