Imunologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
74 |
Plano oficial |
2 |
- |
3 |
28 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A orientação do ensino/aprendizagem da Disciplina de Imunologia obedece a diversos objectivos gerais e específicos, interligados por um objectivo comum: o papel fundamental da Imunologia na formação de um Nutricionista.
Neste sentido, pretende-se imprimir um espírito aberto e crítico e ensinar a manter a procura constante e permanente de novos conceitos.
Competências:
a) Conhecimentos dos mecanismos básicos da resposta imunológica, da sua patologia e da sua resposta face a uma agressão exógena.
B) Ser capaz de descrever a patogénese das doenças do foro imunológico, no entendimento de que pode haver uma relação entre a doença e o estado nutricional, sendo este modulador da sua evolução.
Resultados da apredizagem-
Suscitar uma reflexão sobre a importância da abordagem multidisplinar na sua futura área profissional, onde será de valorizar a relação doente/médico/nutricionista/família/comunidade
Resultados de aprendizagem e competências
Integrar o conhecimento dos mecanismos básicos da resposta imunológica e a sua participação na génese de patologia humana. Conhecer os princípios do diagnóstico clínico e laboratorial de doenças associadas a mecanismos de imunopatologia. Conhecer os princípios da modulação terapêutica e nutricional de base imunológica.
No final da Unidade Curricular os estudantes devem adquirir as seguintes aptidões e competências: A- Demonstrar conhecimentos sobre as situações de disfunção imunológica na prática médica e as terapêuticas de base imunológica; B – Utilizar os conhecimentos de imunologia básica e clinica na interpretação da patologia humana; C – Descrever as principais situações de imunopatologia; D – Demonstrar capacidade de comunicar eficazmente dados técnicos e científicos; E – Demonstrar capacidade de desenvolvimento pessoal contínuo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Imunologia Básica
- Reação Imunológica. Conceito e relevância biopatológica. Imunidade inata
- Antigénios e reconhecimento antigénico.
- Imunidade humoral: ontogenia B
- Imunoglobulinas e base genética da diversidade dos anticorpos.
- Imunidade celular: ontogenia T e populações T
- Estrutura e função das moléculas do Complexo Major de Histocompatibilidade
- Tolerância imunológica
- Regulação e amplificação da reacção imunológica.
Imunologia Clinica
- Imunodeficiências Primárias. Abordagem diagnóstica e terapêutica.
- Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
- Imunopatologia, diagnostico e tratamento da asma alérgica
- Hipersensibilidade imediata ou anafilática.
- Anafilaxia, urticaria e alergia alimentar
- Doenças auto-imunes. Mecanismos imunopatológicos
Imuno-nutrição
- Efeitos da alimentação na microbiota intestinal
- Imunologia da diabetes
- Obesidade e asma
- Doença inflamatória intestinal
- Inflamação e risco cardiovascular
- Inflamação e apneia do sono
- Modulação nutricional da imunodepressão associada ao exercício
Bibliografia Obrigatória
Arosa Fernando A. 340;
Fundamentos de imunologia. ISBN: 978-972-757-856-6
Bibliografia Complementar
Judy Owen , Jenni Punt , Sharon Stranford ; Kuby Immunology, WH Freeman, 2013. ISBN: ISBN-13: 978-1-4292-1919-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Leccionação em aulas presenciais.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Imunologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
60,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de relatório/dissertação/tese |
12,00 |
| Estudo autónomo |
48,00 |
| Frequência das aulas |
20,00 |
| Total: |
80,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade conforme Regulamento Académico da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da i) avaliação distribuída ou de ii) exame final.
i) A
avaliação distribuída é composta por 2 exames teóricos (ET1 e 2) de perguntas de escolha múltipla, cotado cada um na escala de 0 a 20, com arredondamento à centésima. Os exames serão realizados nos dias e horários calendarizados, e representarão 60% da classificação final (CF). Os restantes 40% resultam da avaliação de monografia (MNG) executada e apresentada no formato de comunicação escrita, de tema previamente atribuído, até 2000 palavras e 30 referências e classificada na escala de 0 a 20. Os estudantes que obtiverem classificação na
avaliação distribuídaigual ou superior a 10 valores estão dispensados do exame final, sendo esta classificação substituída pela da
avaliação distribuída. Para os alunos que optem pela avaliação distribuída a
CF = 0.60*((ET1+ET2)/2)+0.40*MNG
ii) O
exame finalconstará de um exame teórico escrito (ETfinal), de perguntas de escolha múltipla, cotado de 0 a 20. Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem a classificação mínima de 10 valores. Terão de se submeter a esta prova teórica os alunos que quiserem fazer melhoria de nota da
avaliação distribuída ou que não obtenham frequência na avaliação distribuída
. Neste caso, os alunos prescindem da classificação da
avaliação distribuída. Para os alunos que optem pela avaliação por exame final
CF = 1*ETfinal
Melhoria de classificação
De acordo com o instituído pela FCNAUP.
Observações
Períodos de atendimento: quintas das 9-16h no Serviço de Imunologia da FMUP