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Metodologias de Avaliação do Estado Nutricional II

Código: CN31004     Sigla: MAENII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde
OFICIAL Ciências Naturais

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 101 Plano oficial 3 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Proporcionar conhecimentos sobre metodologias indirectas de avaliação do estado nutricional de populações.
2. Desenvolver aptidões na obtenção, interpretação e análise de dados obtidos pelas metodologias indirectas.

Resultados de aprendizagem e competências










Conhecer, saber utilizar, aplicar e interpretar criticamenteas as fontes de informação relacionadas com dados de alimentação/nutrição, estilos de vida e outros indicadores sociais relevantes.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Contextualização: objectivos, programa e avaliação
2. Avaliação do estado nutricional
2.1 Conceito e metodologias: directas e indirectas
2.2 Estádios de saúde, nutricionais e evolução demográfica
3. Indicadores e Índices em Saúde Pública
3.1 Conceitos e medição
3.1.1 Números absolutos, razões, proporções, taxas, indicadores e índices
3.1.2 Incidência e Prevalência
3.2 Características, utilidade, vantagens e limitações
3.3 Classificação segundo diferentes organismos/instituições
3.4 Fontes de informação nacionais e internacionais
3.5 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): dimensões, cálculo e classificação
3.6 Exercícios de cálculo, comparação e interpretação de indicadores e índices
4. Balanças Alimentares
4.1 Conceito
4.2 Características e tipos
4.3 Utilidade, vantagens e limitações
4.4 Balança Alimentar Portuguesa (BAP)
4.4.1 Metodologia
4.4.2 Principais resultados
4.5 Balança Alimentar da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)
4.5.1 Metodologia
4.5.2 Principais resultados
4.6 Exercícios de cálculo e comparação entre países da disponibilidade diária per capita, de alguns alimentos, energia e macronutrientes, utilizando a base de dados FAOSTAT.
5. Inquéritos Familiares
5.1 Conceito
5.2 Características
5.3 Utilidade, vantagens e limitações
5.4 O caso particular dos Inquéritos aos Orçamentos Familiares
5.4.1 Metodologia
5.4.2 Principais Resultados
5.5 O Projecto DAFNE - Data Food NETworking
5.5.1 Objectivos
5.5.2 Participantes
5.5.3 Metodologia
5.5.4 Principais resultados
5.5.5 Programa DAFNE-ANEMOS Soft
5.6 Exercícios de cálculo e comparação, da disponibilidade familiar média de alguns alimentos ao nível de país e entre países utilizando a ferramenta: programa DAFNE-ANEMOS Soft
6. Comparação e interpretação de dados com origem em diferentes metodologias

Bibliografia Obrigatória

Paulo de Martino Jannuzzi; Indicadores Sociais no Brasil - conceitos, fontes de dados e aplicações, Alínea, 2009. ISBN: 978-85-7516-368-9

Bibliografia Complementar

Maria João Valente Rosa e Paulo Chitas; Portugal: os números, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2010. ISBN: 978-989-8424-05-1

Observações Bibliográficas

Em cada tema/aula serão indicadas as publicações, páginas de Internet e bases de dados consideradas mais relevantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

De acordo com o plano de estudos em vigor, a unidade curricular representa um tempo total de 81 horas, das quais 28 (teórico-práticas) são de contacto com a equipa docente, com apresentação de dados concretos e resolução de problemas (fichas de actividades).
O tempo de não contacto destina-se à resolução de fichas de actividades e outros trabalhos que completem a formação na unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A participação nas aulas teórico-práticas é considerada indispensável para a aprovação de todos os alunos e para a realização de Exame final. Os alunos cujo estatuto permite dispensa desta participação devem contactar o docente responsável pela disciplina nas primeiras duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação nestas matérias poderá será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas e que serão orientados pelo docente da disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final

50% Avaliação contínua (A) + 50% Exame final (B):
(A) * consiste na avaliação da atitude, participação e capacidade de resolução de problemas demonstrada nas aulas teórico-práticas e será avaliada através de um mini-teste. A nota mínima que possibilitará a realização do Exame final é de 9,5 em 20 valores.
(B) consiste num teste escrito com questões que incidem sobre toda a matéria leccionada e cuja nota mínima é de 9,5 em 20 valores.
* A componente de avaliação contínua (A) é considerada indispensável para a aprovação de todos os alunos e para a realização de Exame final. 

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as regras em vigor na FCNAUP.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A componente de avaliação contínua (ver componentes da avaliação) é considerada indispensável para a aprovação de todos os alunos e para a realização de Exame final.

Os alunos cujo estatuto permite dispensa de participação nas aulas devem contactar o docente responsável pela disciplina nas primeiras duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação nestas matérias poderá ser obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas e que serão orientados pelo docente da disciplina.

As regras de marcação de exame serão as vigentes na FCNAUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as regras em vigor na FCNAUP.

Observações

Bibliografia

Em cada tema/aula serão indicadas as publicações, páginas de Internet e bases de dados consideradas mais relevantes.

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