| Código: | CN31004 | Sigla: | MAENII |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 101 | Plano oficial | 3 | - | 3 | 28 | 81 |
1. Proporcionar conhecimentos sobre metodologias indirectas de avaliação do estado nutricional de populações.
2. Desenvolver aptidões na obtenção, interpretação e análise de dados obtidos pelas metodologias indirectas.
Conhecer, saber utilizar, aplicar e interpretar criticamenteas as fontes de informação relacionadas com dados de alimentação/nutrição, estilos de vida e outros indicadores sociais relevantes. |
1. Contextualização: objectivos, programa e avaliação
2. Avaliação do estado nutricional
2.1 Conceito e metodologias: directas e indirectas
2.2 Estádios de saúde, nutricionais e evolução demográfica
3. Indicadores e Índices em Saúde Pública
3.1 Conceitos e medição
3.1.1 Números absolutos, razões, proporções, taxas, indicadores e índices
3.1.2 Incidência e Prevalência
3.2 Características, utilidade, vantagens e limitações
3.3 Classificação segundo diferentes organismos/instituições
3.4 Fontes de informação nacionais e internacionais
3.5 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): dimensões, cálculo e classificação
3.6 Exercícios de cálculo, comparação e interpretação de indicadores e índices
4. Balanças Alimentares
4.1 Conceito
4.2 Características e tipos
4.3 Utilidade, vantagens e limitações
4.4 Balança Alimentar Portuguesa (BAP)
4.4.1 Metodologia
4.4.2 Principais resultados
4.5 Balança Alimentar da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)
4.5.1 Metodologia
4.5.2 Principais resultados
4.6 Exercícios de cálculo e comparação entre países da disponibilidade diária per capita, de alguns alimentos, energia e macronutrientes, utilizando a base de dados FAOSTAT.
5. Inquéritos Familiares
5.1 Conceito
5.2 Características
5.3 Utilidade, vantagens e limitações
5.4 O caso particular dos Inquéritos aos Orçamentos Familiares
5.4.1 Metodologia
5.4.2 Principais Resultados
5.5 O Projecto DAFNE - Data Food NETworking
5.5.1 Objectivos
5.5.2 Participantes
5.5.3 Metodologia
5.5.4 Principais resultados
5.5.5 Programa DAFNE-ANEMOS Soft
5.6 Exercícios de cálculo e comparação, da disponibilidade familiar média de alguns alimentos ao nível de país e entre países utilizando a ferramenta: programa DAFNE-ANEMOS Soft
6. Comparação e interpretação de dados com origem em diferentes metodologias
Em cada tema/aula serão indicadas as publicações, páginas de Internet e bases de dados consideradas mais relevantes.
De acordo com o plano de estudos em vigor, a unidade curricular representa um tempo total de 81 horas, das quais 28 (teórico-práticas) são de contacto com a equipa docente, com apresentação de dados concretos e resolução de problemas (fichas de actividades).
O tempo de não contacto destina-se à resolução de fichas de actividades e outros trabalhos que completem a formação na unidade curricular.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Teste | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
A participação nas aulas teórico-práticas é considerada indispensável para a aprovação de todos os alunos e para a realização de Exame final. Os alunos cujo estatuto permite dispensa desta participação devem contactar o docente responsável pela disciplina nas primeiras duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação nestas matérias poderá será obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas e que serão orientados pelo docente da disciplina.
50% Avaliação contínua (A) + 50% Exame final (B):
(A) * consiste na avaliação da atitude, participação e capacidade de resolução de problemas demonstrada nas aulas teórico-práticas e será avaliada através de um mini-teste. A nota mínima que possibilitará a realização do Exame final é de 9,5 em 20 valores.
(B) consiste num teste escrito com questões que incidem sobre toda a matéria leccionada e cuja nota mínima é de 9,5 em 20 valores.
* A componente de avaliação contínua (A) é considerada indispensável para a aprovação de todos os alunos e para a realização de Exame final.
De acordo com as regras em vigor na FCNAUP.
A componente de avaliação contínua (ver componentes da avaliação) é considerada indispensável para a aprovação de todos os alunos e para a realização de Exame final.
Os alunos cujo estatuto permite dispensa de participação nas aulas devem contactar o docente responsável pela disciplina nas primeiras duas semanas de aulas. Nestes casos, a aprovação nestas matérias poderá ser obtida através da realização de trabalhos que possam ser realizados extra-aulas e que serão orientados pelo docente da disciplina.
As regras de marcação de exame serão as vigentes na FCNAUP.
De acordo com as regras em vigor na FCNAUP.
Bibliografia
Em cada tema/aula serão indicadas as publicações, páginas de Internet e bases de dados consideradas mais relevantes.