| Código: | CN21006 | Sigla: | PROJCO |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Sociais |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 100 | Plano oficial | 2 | - | 2 | 21 | 54 |
O Projeto de Comunicação na licenciatura em Ciências da Nutrição tem como objetivos:
- Proporcionar conhecimentos sobre o enquadramento conceptual e as diferentes especificações de natureza técnica que um projeto de intervenção na área da comunicação na área das ciências da nutrição tem que cumprir;
- Proporcionar capacidades de planeamento, nomeadamente para elaborar uma ficha de projeto, onde conste a análise da situação, objetivos, metodologias de intervenção e avaliação;
- Proporcionar capacidades de base para saber implementar um projeto na área da comunicação e/ou educação alimentar;
- Proporcionar capacidades de base para saber avaliar os resultados de um projeto de comunicação e/ou educação alimentar.
- Proporcionar capacidades de base para compreender os conceitos de comunicação enquadrados em estratégias de marketing mais abrangentes.
O estudante deverá ter competências suficientes para elaborar um projeto de comunicação nas áreas das ciências da nutrição e do consumo tendo como público-alvo o consumidor final de produtos alimentares ou o cidadão.
I. Enquadramento conceptual e bases metodológicas
1.1 Comunicação versus Educação nas Ciências da Nutrição
1.2 Educação alimentar, Educação para a saúde e Promoção da Saúde
1.3 Processo de educação alimentar: Objectivos fundamentais
II. O Projecto de Educação Alimentar em Ciências da Nutrição e Alimentação
2.1 Metodologia de projecto
2.2 Diagnóstico
2.3 Planeamento
2.4 Realização de actividades
2.5 Avaliação de resultados.
III. Comunicação institucional - Bases e conceitos em ciências da nutrição.
IV. Comunicação de produtos alimentares e marketing alimentar - Bases e conceitos.
Um projeto pode-se definir como um conjunto de atividades, implicando a utilização de recursos diversos, executadas para levar a cabo um determinado objetivo. Um projeto está normalmente associado a uma produção unitária e com um desenvolvimento limitado de tempo. O conjunto de aulas desta unidade curricular funciona como um projeto real, onde o docente funciona como um facilitador ajudando os alunos a construir um projeto de comunicação na área das ciências da nutrição, levá-lo à prática e avaliá-lo. Para isso as aulas decorrerão em ambiente de prática laboratorial com determinados objetivos em cada sessão e execução prática respectiva em espaços públicos onde habitualmente o Nutricionista atua.
Em cada ano é definida uma área de atuação em concreto. No ano letivo de 2014/2015 será a produção de uma estratégia baseada na produção de videos destinadas à população em geral.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Trabalho laboratorial | 70,00 |
| Total: | 100,00 |
A avaliação consta de uma prova escrita sobre conhecimentos adquiridos e a realização de um trabalho prático e entrega de um relatório sobre esta atividade.
A avaliação consta de uma prova escrita sobre conhecimentos adquiridos (30%) e a realização de um trabalho prático e entrega de um relatório sobre esta atividade (70%). Em qualquer um dos momentos de avaliação a classificação não poderá ser inferior a 9,5 valores e estas duas componentes de avaliação são obrigatórias. Por razões de informação qualitativa as presenças nas aulas teóricas vão ser monitorizadas.
No caso de estudantes que comprovadamente não possam assistir e participar na realização de trabalhos práticos deverá ser requerida pelo estudante até ao último dia de setembro a realização de trabalho equivalente que será definido pelo Regente.
A melhoria de classificação processa-se através de avaliação escrita. A componente prática depois de realizada não é passível de melhoria.
Em cada ano letivo podem realizar-se workshops nas áreas da comunicação/educação alimentar que poderão substituir as aulas.
O período semanal de atendimento pedagógico será definido na primeira semana de aulas.