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Projecto de Comunicação

Código: CN21006     Sigla: PROJCO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 100 Plano oficial 2 - 2 21 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O Projeto de Comunicação na licenciatura em Ciências da Nutrição tem como objetivos:

- Proporcionar conhecimentos sobre o enquadramento conceptual e as diferentes especificações de natureza técnica que um projeto de intervenção na área da comunicação na área das ciências da nutrição tem que cumprir;

- Proporcionar capacidades de planeamento, nomeadamente para elaborar uma ficha de projeto, onde conste a análise da situação, objetivos, metodologias de intervenção e avaliação;

- Proporcionar capacidades de base para saber implementar um projeto na área da comunicação e/ou educação alimentar;

- Proporcionar capacidades de base para saber avaliar os resultados de um projeto de comunicação e/ou educação alimentar.

- Proporcionar capacidades de base para compreender os conceitos de comunicação enquadrados em estratégias de marketing mais abrangentes.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá ter competências suficientes para elaborar um projeto de comunicação nas áreas das ciências da nutrição e do consumo tendo como público-alvo o consumidor final de produtos alimentares ou o cidadão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Enquadramento conceptual e bases metodológicas

1.1 Comunicação versus Educação nas Ciências da Nutrição

1.2 Educação alimentar, Educação para a saúde e Promoção da Saúde

1.3 Processo de educação alimentar: Objectivos fundamentais

II. O Projecto de Educação Alimentar em Ciências da Nutrição e Alimentação

2.1 Metodologia de projecto

2.2 Diagnóstico

2.3 Planeamento

2.4 Realização de actividades

2.5 Avaliação de resultados.

III. Comunicação institucional - Bases e conceitos em ciências da nutrição.

IV. Comunicação de produtos alimentares e marketing alimentar - Bases e conceitos.

Bibliografia Obrigatória

Michael Moss; Salt Sugar Fat: How the Food Giants Hooked Us, 2012. ISBN: 1400069807

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Um projeto pode-se definir como um conjunto de atividades, implicando a utilização de recursos diversos, executadas para levar a cabo um determinado objetivo. Um projeto está normalmente associado a uma produção unitária e com um desenvolvimento limitado de tempo. O conjunto de aulas desta unidade curricular funciona como um projeto real, onde o docente funciona como um facilitador ajudando os alunos a construir um projeto de comunicação na área das ciências da nutrição, levá-lo à prática e avaliá-lo. Para isso as aulas decorrerão em ambiente de prática laboratorial com determinados objetivos em cada sessão e execução prática respectiva em espaços públicos onde habitualmente o Nutricionista atua. 

Em cada ano é definida uma área de atuação em concreto. No ano letivo de 2014/2015 será a produção de uma estratégia baseada na produção de videos destinadas à população em geral.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação consta de uma prova escrita sobre conhecimentos adquiridos e a realização de um trabalho prático e entrega de um relatório sobre esta atividade.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação consta de uma prova escrita sobre conhecimentos adquiridos (30%) e a realização de um trabalho prático e entrega de um relatório sobre esta atividade (70%). Em qualquer um dos momentos de avaliação a classificação não poderá ser inferior a 9,5 valores e estas duas componentes de avaliação são obrigatórias. Por razões de informação qualitativa as presenças nas aulas teóricas vão ser monitorizadas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No caso de estudantes que comprovadamente não possam assistir e participar na realização de trabalhos práticos deverá ser requerida pelo estudante até ao último dia de setembro a realização de trabalho equivalente que será definido pelo Regente.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação processa-se através de avaliação escrita. A componente prática depois de realizada não é passível de melhoria.

Observações

Em cada ano letivo podem realizar-se workshops nas áreas da comunicação/educação alimentar que poderão substituir as aulas.

O período semanal de atendimento pedagógico será definido na primeira semana de aulas.

 

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