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Nutrição Humana

Código: CN21004     Sigla: NUTHUM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Naturais
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2014/2015 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 104 Plano oficial 2 - 7 70 189

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O estudante deve ser capaz de: 

1. Identificar os constituintes dos alimentos, nutricionais e não nutricionais, suas funções, utilização e inter-relações metabólicas;
2. Conhecer recomendações nutricionais e suas bases metodológicas; 

3. Caracterizar o padrão nutricional ideal;
4. Identificar factores que interferem no aprovisionamento e qualidade de alimentos, e na qualidade nutricional; 
5. Reconhecer a nutrição adequada como parte integral da promoção de saúde e prevenção da doença, e que a mortalidade e a morbilidade podem ser significativamente reduzidas através da manipulação de factores nutricionais, durante o ciclo de vida e em situações fisiológicas particulares;
6. O papel do nutricionista como especialista a que se deve recorrer para planear a ingestão nutricional. 

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos estão em coerência os objectivos da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar de forma integrada os componentes nutricionais presentes nos alimentos e as necessidades de cada um deles ao longo do ciclo de vida considerando a prevenção das doenças crónicas. O programa começa com a biodisponibilidade e conceitos gerais de nutrição (objetivos 1 e 4), energia e nutrimentos presentes nos alimentos (objetivo 2), e depois, confronta-os com os valores recomendados (objetivo 3), e os padrões e metodologias das recomendações atuais para promover saúde e prevenir doença (objetivo 5); os papeis dos nutrimentos, do etanol, e dos compostos bioativos e de que forma a sua utilização metabólica é susceptível de variar consoante diferentes fatores são abordados seguidamente (objetivos 5 e 6).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução ao estudo da nutrição

1. Linguagem e conceitos gerais. Necessidades e recomendações. Factores que interferem na qualidade nutricional. Actividade física e balanço nutricional. Modelos de nutrição inadequada. Situação nutricional em Portugal e no Mundo. Enquadramento da Nutrição nas ciências da saúde. Seu envolvimento com a sociedade.


Energia e nutrimentos

1. Fontes de energia. Como se disponibiliza, avalia e refere. Metabolismo da energia. Componentes e métodos de avaliação do gasto energético. Balanço energético, peso e composição corporal. Necessidades e recomendações.

2. Nomenclatura, classificação e propriedades de glícidos. Listagem de substâncias de natureza glicídica, digeríveis e indigeríveis. Papel biológico e sua variação conforme factores influenciadores da biodisponibilidade. Índice glicémico. Glícidos e indústria alimentar. Necessidades e recomendações.

3. Fibras: definição, nomenclatura, classificação e listagem de constituintes. Papel biológico, propriedades, usos e utilização pela indústria. Microfiora intestinal. Necessidades e recomendações.

4. Fontes proteicas e suas particularidades. Qualidade proteica e funções orgânicas e funcionais. Avaliação de necessidades; recomendações decorrentes. Aminoácidos: listagem, papel biológico, modificações induzidas pelo processamento industrial. Reacção de Maillard.

5. Gorduras alimentares, nomenclatura, classificações e propriedades conferidas aos alimentos. Colesterol e outros esteróis. Ácidos gordos: numeração, listagem, ocorrência, propriedades e funções. Ácidos gordos essenciais, derivados metabólicos e papéis biológicos. Utilização doméstica e industrial de gorduras; substitutos e miméticos. Necessidades e recomendações.

6. Álcool etílico e outros álcoois presentes em bebidas alcoólicas: absorção, difusão e metabolização. Efeitos biológicos. Sinistralidade, síndrome alcoólico fetal, outros efeitos lesivos

7. Minerais e vitaminas: nomenclatura, propriedades biológicas e funções. Noção de deficiência e carência. Doses recomendadas. Deficiência oculta prolongada e patologia decorrente.

8. Equilíbrio redox na perspectiva nutricional. Anti-oxidantes: listagem, natureza, funções biológicas e relação com patologia.

9. Substâncias não nutritivas e compostos orgânicos com relevância nutricional presentes em alimentos. Fitonutrimentos: classes e componentes; e actividade biológica.

10. Água nutrimento: funções; balanços hídrico, electrolítico e ácido básico. Necessidades de água e sua satisfação.


Nutrição e saúde

1. Padrão nutricional ideal: conceito, formulação e implicações.

2. Desequilíbrios e défices nutritivos em sociedades de consumo.

Bibliografia Obrigatória

Mahan L. Kathleen 340; Krausec2b4s food and the nutrition care process. ISBN: 978-1-4377-2233-8

Observações Bibliográficas

A bibliografia específica para cada sessão é disponibilizada em cada sumário

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição dialogada, análise e resolução de problemas e orientação tutorial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 85,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Na disciplina, o formato de classificação baseia-se num modelo de avaliação distribuída (contínua) com trabalho laboratorial e exame final. A avaliação distribuída inclui a apresentação oral de um trabalho monográfico, a resolução de exercícios ou realização de trabalhos, e a observação directa dos estudantes nas sessões.

Por motivos que se relacionam com as condições de gestão de tempo em tarefas docentes e a necessidade de ter um formato prático de avaliação, nomeadamente distribuída, não se pode faltar ao exame escrito nem obter nesta prova uma classificação inferior a 45% (sem arredondamentos) para o modo de avaliação distribuída. A matéria coberta pelas questões inclui toda a que foi ministrada. As questões no exame escrito podem ser de resposta de escolha múltipla, completar frases, verdadeiro ou falso, ou resposta alargada e ou limitada.

A classificação final, em avaliação distribuída, resulta da classificação proveniente do exame escrito (0 a 17,00), adicionada da classificação, a variar até 3,00, correspondente à apresentação oral de um trabalho monográfico, à resolução de exercícios ou realização de trabalhos (seleccionados para avaliação), e à observação directa dos estudantes nas sessões.

Em alternativa, existe a possibilidade de realizarem exame final sem considerar o trabalho laboratorial no peso da avaliação passando assim o exame final a valer 100% da classificação.

Melhoria de classificação

Caso o estudante deseje, e tenha obtido aprovação através de avaliação distribuída, é permitida a realização de exame para melhoria de classificação, considerando a sua classificação anterior de avaliação distribuída, correspondente à componente “apresentação oral de trabalho monográfico, resolução de exercícios ou realização de trabalhos, e observação directa dos estudantes nas sessões”, a valer até 3,0 valores, e a classificação que venha a obter no EXAME que, neste modelo, passará a valer até 17,0 valores. O desejo do estudante para considerarmos na melhoria, o modelo de avaliação atrás descrito [(classificação total = parte da avaliação distribuída (até 3,0 valores) + exame (até 17,0 valores)], deverá ser manifestado por escrito, em folha individual com o nome e assinada, a entregar no dia/hora marcada para o exame, instantes antes de o iniciar ou ler o enunciado do exame; após iniciado o exame, se não o tiver feito antes, não é possível optar pelo modelo atrás descrito e a classificação a atribuir é exclusivamente a que venha a ser obtida no exame (até 20 valores). Em alternativa, podem preferir a classificação obtida no exame sem considerar a avaliação distribuída, que assim valerá até 20 valores.

Observações

Atendimento em gabinete virtual (tópicos de discussão do Moodle) e no gabinete 344.

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