| Código: | CN21004 | Sigla: | NUTHUM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/ |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 104 | Plano oficial | 2 | - | 7 | 70 | 189 |
O estudante deve ser capaz de:
1. Identificar os constituintes dos alimentos, nutricionais e não nutricionais, suas funções, utilização e inter-relações metabólicas;
2. Conhecer recomendações nutricionais e suas bases metodológicas;
3. Caracterizar o padrão nutricional ideal;
4. Identificar factores que interferem no aprovisionamento e qualidade de alimentos, e na qualidade nutricional;
5. Reconhecer a nutrição adequada como parte integral da promoção de saúde e prevenção da doença, e que a mortalidade e a morbilidade podem ser significativamente reduzidas através da manipulação de factores nutricionais, durante o ciclo de vida e em situações fisiológicas particulares;
6. O papel do nutricionista como especialista a que se deve recorrer para planear a ingestão nutricional.
Os conteúdos programáticos estão em coerência os objectivos da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar de forma integrada os componentes nutricionais presentes nos alimentos e as necessidades de cada um deles ao longo do ciclo de vida considerando a prevenção das doenças crónicas. O programa começa com a biodisponibilidade e conceitos gerais de nutrição (objetivos 1 e 4), energia e nutrimentos presentes nos alimentos (objetivo 2), e depois, confronta-os com os valores recomendados (objetivo 3), e os padrões e metodologias das recomendações atuais para promover saúde e prevenir doença (objetivo 5); os papeis dos nutrimentos, do etanol, e dos compostos bioativos e de que forma a sua utilização metabólica é susceptível de variar consoante diferentes fatores são abordados seguidamente (objetivos 5 e 6).
Introdução ao estudo da nutrição
1. Linguagem e conceitos gerais. Necessidades e recomendações. Factores que interferem na qualidade nutricional. Actividade física e balanço nutricional. Modelos de nutrição inadequada. Situação nutricional em Portugal e no Mundo. Enquadramento da Nutrição nas ciências da saúde. Seu envolvimento com a sociedade.
Energia e nutrimentos
1. Fontes de energia. Como se disponibiliza, avalia e refere. Metabolismo da energia. Componentes e métodos de avaliação do gasto energético. Balanço energético, peso e composição corporal. Necessidades e recomendações.
2. Nomenclatura, classificação e propriedades de glícidos. Listagem de substâncias de natureza glicídica, digeríveis e indigeríveis. Papel biológico e sua variação conforme factores influenciadores da biodisponibilidade. Índice glicémico. Glícidos e indústria alimentar. Necessidades e recomendações.
3. Fibras: definição, nomenclatura, classificação e listagem de constituintes. Papel biológico, propriedades, usos e utilização pela indústria. Microfiora intestinal. Necessidades e recomendações.
4. Fontes proteicas e suas particularidades. Qualidade proteica e funções orgânicas e funcionais. Avaliação de necessidades; recomendações decorrentes. Aminoácidos: listagem, papel biológico, modificações induzidas pelo processamento industrial. Reacção de Maillard.
5. Gorduras alimentares, nomenclatura, classificações e propriedades conferidas aos alimentos. Colesterol e outros esteróis. Ácidos gordos: numeração, listagem, ocorrência, propriedades e funções. Ácidos gordos essenciais, derivados metabólicos e papéis biológicos. Utilização doméstica e industrial de gorduras; substitutos e miméticos. Necessidades e recomendações.
6. Álcool etílico e outros álcoois presentes em bebidas alcoólicas: absorção, difusão e metabolização. Efeitos biológicos. Sinistralidade, síndrome alcoólico fetal, outros efeitos lesivos
7. Minerais e vitaminas: nomenclatura, propriedades biológicas e funções. Noção de deficiência e carência. Doses recomendadas. Deficiência oculta prolongada e patologia decorrente.
8. Equilíbrio redox na perspectiva nutricional. Anti-oxidantes: listagem, natureza, funções biológicas e relação com patologia.
9. Substâncias não nutritivas e compostos orgânicos com relevância nutricional presentes em alimentos. Fitonutrimentos: classes e componentes; e actividade biológica.
10. Água nutrimento: funções; balanços hídrico, electrolítico e ácido básico. Necessidades de água e sua satisfação.
Nutrição e saúde
1. Padrão nutricional ideal: conceito, formulação e implicações.
2. Desequilíbrios e défices nutritivos em sociedades de consumo.
Exposição dialogada, análise e resolução de problemas e orientação tutorial
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 85,00 |
| Trabalho laboratorial | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
Na disciplina, o formato de classificação baseia-se num modelo de avaliação distribuída (contínua) com trabalho laboratorial e exame final. A avaliação distribuída inclui a apresentação oral de um trabalho monográfico, a resolução de exercícios ou realização de trabalhos, e a observação directa dos estudantes nas sessões.
Por motivos que se relacionam com as condições de gestão de tempo em tarefas docentes e a necessidade de ter um formato prático de avaliação, nomeadamente distribuída, não se pode faltar ao exame escrito nem obter nesta prova uma classificação inferior a 45% (sem arredondamentos) para o modo de avaliação distribuída. A matéria coberta pelas questões inclui toda a que foi ministrada. As questões no exame escrito podem ser de resposta de escolha múltipla, completar frases, verdadeiro ou falso, ou resposta alargada e ou limitada.
A classificação final, em avaliação distribuída, resulta da classificação proveniente do exame escrito (0 a 17,00), adicionada da classificação, a variar até 3,00, correspondente à apresentação oral de um trabalho monográfico, à resolução de exercícios ou realização de trabalhos (seleccionados para avaliação), e à observação directa dos estudantes nas sessões.
Em alternativa, existe a possibilidade de realizarem exame final sem considerar o trabalho laboratorial no peso da avaliação passando assim o exame final a valer 100% da classificação.
Caso o estudante deseje, e tenha obtido aprovação através de avaliação distribuída, é permitida a realização de exame para melhoria de classificação, considerando a sua classificação anterior de avaliação distribuída, correspondente à componente “apresentação oral de trabalho monográfico, resolução de exercícios ou realização de trabalhos, e observação directa dos estudantes nas sessões”, a valer até 3,0 valores, e a classificação que venha a obter no EXAME que, neste modelo, passará a valer até 17,0 valores. O desejo do estudante para considerarmos na melhoria, o modelo de avaliação atrás descrito [(classificação total = parte da avaliação distribuída (até 3,0 valores) + exame (até 17,0 valores)], deverá ser manifestado por escrito, em folha individual com o nome e assinada, a entregar no dia/hora marcada para o exame, instantes antes de o iniciar ou ler o enunciado do exame; após iniciado o exame, se não o tiver feito antes, não é possível optar pelo modelo atrás descrito e a classificação a atribuir é exclusivamente a que venha a ser obtida no exame (até 20 valores). Em alternativa, podem preferir a classificação obtida no exame sem considerar a avaliação distribuída, que assim valerá até 20 valores.
Atendimento em gabinete virtual (tópicos de discussão do Moodle) e no gabinete 344.