| Código: | CN11005 | Sigla: | HABA I |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| OFICIAL | Ciências Sociais |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 109 | Plano oficial | 1 | - | 5,5 | 56 | 148,5 |
Objectivo geral: Fornecer aptidões para a compreensão do fenómeno alimentar em toda a sua complexidade. Objectivos específicos: Proporcionar conhecimentos sobre: a) a evolução das práticas alimentares da Humanidade das origens à actualidade; b) a evolução do estudo das Ciências da Nutrição. c)a importância das determinantes psicossociais dos comportamentos de consumo relacionados com a saúde, nomeadamente do comportamento alimentar. d) a compreensão da interacção desses factores ao longo do ciclo de vida e o seu contributo para moldar atitudes e decisões. e) os métodos e técnicas de investigação utilizadas pela psicologia no estudo dos comportamentos associados à saúde e à doença.
Conhecer teorias e modelos associados ao campo de conhecimento e descritos no programa da disciplina. Conhecer técnicas de recolha de dados que se insiram no campo disciplinar.
Introdução: Determinantes sócio culturais dos hábitos alimentares. O contributo da história da alimentação para o conhecimento do comportamento alimentar humano Das manifestações culinárias mais antigas às preparações gastronómicas actuais: A alimentação do Homem no Paleolítico. As transformações alimentares do Neolítico. As primeiras civilizações e a caracterização dos seus padrões alimentares. Os alimentos e a culinária utilizados na Europa nos primeiros séculos da Era Cristã e durante a Época Medieval. As circunstâncias históricas que explicam as mudanças alimentares na Sociedade Europeia nos séculos de expansão (XV - XVIII). A alimentação do Homem na Era Moderna. A Revolução Industrial. A evolução da manipulação e processamento alimentares. A Revolução Científica. Nesta abordagem histórica relacionam-se os sistemas de produção com os de consumo alimentar e destacam-se os atributos simbólicos dos alimentos.
Aulas teóricas: Método expositivo, com recurso aos multimédia. Aulas teórico-práticas: trabalho em pequeno grupo, visando a exploração de técnicas de investigação e exploração de temas propostos pelo professor. Recurso aos multimédia sempre que adequado.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 70,00 |
| Participação presencial | 5,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Frequência das aulas | 23,00 |
| Trabalho de investigação | 10,00 |
| Total: | 33,00 |
Exame final. Trabalho prático a ser orientado e apresentado nas aulas teórico-práticas, valendo até 25% da nota final. O aluno terá que obter pelo menos 10 valores no exame.
Nota Final = (Nota do teste* X 15):20 + Nota Trabalho TP (0-5). * Obrigatório nota mínima da 10 valore. A participação do alunos nas aulas teóricas poderá obter uma bonificação da nota final até 0,5 pontos.
O trabalho a realizar, em parte nas aulas teórico-práticas, é obrigatório para todos os alunos inscritos na disciplina, mesmo estudantes trabalhadores, sem o qual não obterão aproveitamento. O trabalho prático é um estudo de campo com recurso às metodologias de recolha de dados apresentadas nas aulas. O projecto inicial será apresentado nas aulas e a realização será igualmente acompanhada nas aulas. A apresentação oral será feita segundo o tipo "Journal Club".
Os estudantes trabalhadores (tal como os demais) terão que realizar e apresentar numa aula um trabalho prático, sem o qual não se poderão apresentar nas provas de avaliação. O projecto do trabalho terá que ser previamente discutido com o professor, de preferência numa aula ou no horário de atendimento.
De acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP.
Horário de atendimento aos alunos: a definir na primeira aula.