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Hábitos Alimentares - Abordagem Integrada I

Código: CN11005     Sigla: HABA I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 109 Plano oficial 1 - 5,5 56 148,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivo geral: Fornecer aptidões para a compreensão do fenómeno alimentar em toda a sua complexidade. Objectivos específicos: Proporcionar conhecimentos sobre: a) a evolução das práticas alimentares da Humanidade das origens à actualidade; b) a evolução do estudo das Ciências da Nutrição. c)a importância das determinantes psicossociais dos comportamentos de consumo relacionados com a saúde, nomeadamente do comportamento alimentar. d) a compreensão da interacção desses factores ao longo do ciclo de vida e o seu contributo para moldar atitudes e decisões. e) os métodos e técnicas de investigação utilizadas pela psicologia no estudo dos comportamentos associados à saúde e à doença.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer teorias e modelos  associados ao campo de conhecimento e descritos no programa da disciplina. Conhecer técnicas de recolha de dados que se insiram no campo disciplinar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução: Determinantes sócio culturais dos hábitos alimentares. O contributo da história da alimentação para o conhecimento do comportamento alimentar humano Das manifestações culinárias mais antigas às preparações gastronómicas actuais: A alimentação do Homem no Paleolítico. As transformações alimentares do Neolítico. As primeiras civilizações e a caracterização dos seus padrões alimentares. Os alimentos e a culinária utilizados na Europa nos primeiros séculos da Era Cristã e durante a Época Medieval. As circunstâncias históricas que explicam as mudanças alimentares na Sociedade Europeia nos séculos de expansão (XV - XVIII). A alimentação do Homem na Era Moderna. A Revolução Industrial. A evolução da manipulação e processamento alimentares. A Revolução Científica. Nesta abordagem histórica relacionam-se os sistemas de produção com os de consumo alimentar e destacam-se os atributos simbólicos dos alimentos.

Bibliografia Obrigatória

J. L. Flandrin e M. Montanari ; História da Alimentação - 2. Da Idade Média aos tempos actuais, Terramar, 2001
J. L. Flandrin e M. Montanari; História da Alimentação - 1. Dos primórdios à Idade Média, Terramar, 1998
Reay Tannahill ; Food in History, Penguim Press, 1983

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: Método expositivo, com recurso aos multimédia. Aulas teórico-práticas: trabalho em pequeno grupo, visando a exploração de técnicas de investigação e exploração de temas propostos pelo professor. Recurso aos multimédia sempre que adequado.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 23,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 33,00

Obtenção de frequência

Exame final. Trabalho prático a ser orientado e apresentado nas aulas teórico-práticas, valendo até 25% da nota final. O aluno terá que obter pelo menos 10 valores no exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = (Nota do teste* X 15):20 + Nota Trabalho TP (0-5). * Obrigatório nota mínima da 10 valore. A participação do alunos nas aulas teóricas poderá obter uma bonificação da nota final até 0,5 pontos.

Provas e trabalhos especiais

O trabalho a realizar, em parte nas aulas teórico-práticas, é obrigatório para todos os alunos inscritos na disciplina, mesmo estudantes trabalhadores, sem o qual não obterão aproveitamento. O trabalho prático é um estudo de campo com recurso às metodologias de recolha de dados apresentadas nas aulas. O projecto inicial será apresentado nas aulas e a realização será igualmente acompanhada nas aulas. A apresentação oral será feita segundo o tipo "Journal Club".

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores (tal como os demais) terão que realizar e apresentar numa aula um trabalho prático, sem o qual não se poderão apresentar nas provas de avaliação. O projecto do trabalho terá que ser previamente discutido com o professor, de preferência numa aula ou no horário de atendimento.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP.

Observações

Horário de atendimento aos alunos: a definir na primeira aula.

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