| Código: | CN41003 | Sigla: | NUTCOM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Sociais |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 98 | Plano oficial | 4 | - | 4 | 42 | 108 |
1. Adquirir conhecimentos na identificação e intervenção de problemas nutricionais/alimentares em diferentes grupos populacionais.
2. Desenvolver capacidades no desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição comunitária.
1. Capacidade na identificação e intervenção de problemas nutricionais/alimentares em diferentes grupos populacionais.
2. Capacidade no desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição comunitária.
Componente Teórica
1. Nutrição comunitária
1.1 Conceitos, componentes e funções
1.2 Níveis de prevenção e abordagens de intervenção
2. Programas de nutrição comunitária
2.1 Objectivos
2.2 Cadeia alimentar
2.3 Estratégias de intervenção
2.4 Equipa
3. Planificação e gestão de programas de nutrição comunitária
3.1 Etapas/fases
3.2 Métodos de identificação de problemas e necessidades
3.3 Indicadores
4. Educação alimentar
4.1 Conceitos e campos de acção
4.2 Métodos directos e indirectos
4.3 Componentes de um plano de acção
4.4 Modelos de aprendizagem e teorias de comportamento
4.5 Educação alimentar em meio escolar
5. Avaliação de programas de nutrição comunitária
5.1 Dimensões
5.2 Técnicas
5.3 Eficácia, efectividade e eficiência
6. Exemplos de Programas de Nutrição Comunitária
Componente Prática
1. Planificação de quatro sessões de educação alimentar
2. Realização de quatro sessões de educação alimentar
A UC organiza-se em sessões teóricas e práticas (trabalho de campo).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 40,00 |
| Trabalho de campo | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 0,00 |
| Trabalho de campo | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
Métodos e componentes da avaliação
A avaliação inclui duas componentes (A) e (B).
(A) consiste na avaliação da assiduidade, atitude, participação e capacidade de resolução de problemas demonstrada nas aulas téoricas e práticas. A nota mínima que possibilitará a realização do exame final é de 9,5 em 20 valores.
(B) consiste num teste escrito com questões que incidem sobre toda a matéria leccionada e cuja nota mínima é de 9,5 em 20 valores.
A componente (A) é indispensável para a aprovação de todos os estudantes e para a realização de exame final. Os estudantes cujo estatuto permite dispensa de participação nas aulas devem contactar o regente da UC nas primeiras duas semanas de aulas para que lhe sejam propostos trabalhos alternativos.
NOTA: O estatuto de estudante-trabalhador NÃO dispensa o estudante da componente de avaliação contínua.
A classificação final resulta do somatório das componentes acima referidas, cujo peso relativo é de 60% para a componente A e 40% para a componente B.
Não se aplica.
De acordo com as normas em vigor na FCNAUP.
De acordo com as normas em vigor na FCNAUP.
Bibliografia principal
Bartrina JA. Nutrición comunitaria 2.ª ed. Barcelona: Masson; 2001.
Boyle MA, Holben DH. Community nutrition in action: an entrepreneurial approach. 5th ed. Belmont, CA: Wadsworth Publishing Company; 2010.
Majem LS, Bartrina JA, editores. Nutrición y salud pública: métodos, bases científicas y aplicaciones 2.ª ed. Barcelona: Masson; 2006.
Nnakwe, NE. Community nutrition: planning health promotion and disease prevention. Sudbury, Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers; 2009.
Oshaug A, trad. António Pedro Graça. Planeamento e gestão em nutrição comunitária: manual para profissionais em nutrição comunitária. Lisboa: Departamento de Estudos e Planeamento da Saúde; 1996.