| Código: | CN22007 | Sigla: | MAENI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Naturais |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2899 |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Nutrição |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CNUP | 107 | Plano oficial | 2 | - | 3 | 35 | 81 |
A capacidade avaliar o estado nutricional de um indivíduo de forma válida e fiável, reveste-se de importância crescente e diretamente proporcional ao crescimento do conhecimento da relação entre alimentação e saúde.
Os papéis e as funções dos Nutricionistas na avaliação do estado nutricional de indivíduos evoluíram notavelmente nestas últimas décadas. Transita-se de uma época em que o Nutricionista colaborava e participava neste processo com os outros profissionais de saúde, para a atual condução autónoma de todos os procedimentos relacionados com a obtenção e gestão da informação sobre o estado nutricional e a emissão de juízos profissionais. Por outro lado, os avanços exponenciais nas Ciências da Nutrição, levam à consequente necessidade de formação avançada nesta área.
Estes novos desafios implicam a aquisição de competências em avaliação do estado nutricional, que para além de residirem no domínio dos conceitos e das técnicas, implicam o rigor e a conduta pessoal inerentes às medições biológicas em indivíduos. A junção dos avanços científicos e tecnológicos, com a aquisição de competências e de uma atitude profissional, traduz-se numa notável possibilidade de melhoria da qualidade e da eficiência na avaliação do estado nutricional.
Deste modo, com sessões de trabalho sobre a avaliação do estado nutricional, teóricas e do tipo “hands-on”, pretende se que os estudantes ganhem conhecimentos e competências. Serão abordados os métodos mais frequentemente usados e recomendados, de modo a que o futuro profissional esteja preparado para trabalhar em diferentes meios e a responder a um espetro variado de desafios na sua conduta profissional.
Assim, o programa desta unidade curricular compreenderá:
1. Apresentação da docente, do programa de trabalhos e dos métodos de ensino e de avaliação.
2. A avaliação antropométrica:
a. o indivíduo e as questões éticas;
b. os locais anatómicos de medição;
c. os equipamentos, a unidades de medição e sua calibração;
d. as técnicas;
e. o erro;
f. o cálculo de índices derivados;
g. a interpretação dos resultados e os dados antropométricos de referência.
h. a medição em grupos com necessidades especiais: os indivíduos com capacidade funcional reduzida, as crianças, as grávidas e os idosos.
3. Os indicadores clínicos. O exame físico focado na nutrição.
4. Os indicadores laboratoriais.
5. Os índices de rastreio e de avaliação do estado nutricional.
6. Técnicas de avaliação da composição corporal.
7. A avaliação funcional.
8. O trabalho multidisciplinar e a interação com outros profissionais.
O ensino teórico tem por base a exposição das matérias. Os estudantes são convidados a responder a questões, a expressarem e fundamentarem a sua opinião e a contribuir, sendo a sua criatividade estimulada. Com atividades “hands-on” e intenso trabalho laboratorial será efetuado treino de manipulação do equipamento, de reconhecimento de sinais e de sintomas de alterações do estado nutricional e de opção pelas metodologias mais apropriadas.
Estratégias de enriquecimento do estudo:
1. Realização da avaliação do estado nutricional a indivíduos idosos em local a definir.
2. Os estudantes serão estimulados a praticar a avaliação do estado nutricional em período não letivo, com a ajuda da regente.
3. Os materiais de ensino serão colocados on-line na página da disciplina no programa Sigarra.
4. De acordo com o previsto no Estatuto da Carreira Docente Universitária, estabelece-se um período de atendimento aos alunos.
5. Sempre que ocorram conferências, doutoramentos ou mestrados com temas relevantes para a formação do Nutricionista, os alunos são convidados a assistir. Se estes eventos ocorrem em período letivo desta unidadecurricular, tenta-se que todos os alunos participem e promove-se uma discussão sobre o tema na aula seguinte.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 0,00 |
| Teste | 25,00 |
| Trabalho laboratorial | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
Avaliação Distribuída (AD) com Exame Final (EF), em que é necessário a obtenção da nota mínima de 50% em cada parcela. Se os estudantes não obtiveram a nota mínima de 50% no mini-teste, terão que realizar o exame final com a cotação de 15 valores. Para obterem frequência, os estudantes não podem faltar a mais de um terço das aulas laboratoriais previstas e necessitam de obter pelo menos 50% da classificação da AD (5 valores).
O cálculo da Classificação Final (CF) faz-se a partir da nota da AD que corresponde a 10 valores em 20 (nota mínima de 5 valores) e do EF que corresponde a 10 valores em 20 (nota mínima de 5 valores), da seguinte forma:
CF = AD * 0,5 + EF * 0,5
Avaliação Distribuída (AD) consiste na realização de um mini-teste, com a cotação de 5 valores + uma Prova Laboratorial (PL) - prova prática de realização da avaliação do estado nutricional, com a cotação de 5 valores.
Opção pelo regime normal (alunos ordinários) ou na correspondente época de exames: O cálculo da Nota Final (NF) faz-se a partir da nota da AD que corresponde a uma Prova Laboratorial (PL) - prova prática de realização da avaliação do estado nutricional, com a cotação de 10 valores em 20 (nota mínima de 5 valores) e do EF que corresponde a 10 valores em 20 (nota mínima de 5 valores), da seguinte forma: NF = AD * 0,5 + EF * 0,5
Como o previsto para os alunos com Avaliação Especial.
O horário de atendimento será à 2ª feira das 9 às 10h.