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Metodologias de Avaliação de Estado Nutricional I

Código: CN22007     Sigla: MAENI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Naturais
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2013/2014 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2899
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 107 Plano oficial 2 - 3 35 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-03-06.

Campos alterados: Observações, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A capacidade avaliar o estado nutricional de um indivíduo de forma válida e fiável, reveste-se de importância crescente e diretamente proporcional ao crescimento do conhecimento da relação entre alimentação e saúde.

Os papéis e as funções dos Nutricionistas na avaliação do estado nutricional de indivíduos evoluíram notavelmente nestas últimas décadas. Transita-se de uma época em que o Nutricionista colaborava e participava neste processo com os outros profissionais de saúde, para a atual condução autónoma de todos os procedimentos relacionados com a obtenção e gestão da informação sobre o estado nutricional e a emissão de juízos profissionais. Por outro lado, os avanços exponenciais nas Ciências da Nutrição, levam à consequente necessidade de formação avançada nesta área.

Estes novos desafios implicam a aquisição de competências em avaliação do estado nutricional, que para além de residirem no domínio dos conceitos e das técnicas, implicam o rigor e a conduta pessoal inerentes às medições biológicas em indivíduos. A junção dos avanços científicos e tecnológicos, com a aquisição de competências e de uma atitude profissional, traduz-se numa notável possibilidade de melhoria da qualidade e da eficiência na avaliação do estado nutricional.

Deste modo, com sessões de trabalho sobre a avaliação do estado nutricional, teóricas e do tipo “hands-on”, pretende se que os estudantes ganhem conhecimentos e competências. Serão abordados os métodos mais frequentemente usados e recomendados, de modo a que o futuro profissional esteja preparado para trabalhar em diferentes meios e a responder a um espetro variado de desafios na sua conduta profissional.

Resultados de aprendizagem e competências

 

    • Compreender a importância do conhecimento sobre o estado nutricional de um indivíduo. 
    • Conhecer o material e os métodos usados na avaliação do estado nutricional.
    • Saber escolher a metodologia mais apropriada a cada indivíduo.
    • Saber avaliar e interpretar os resultados dos diferentes métodos e integrar esta informação num juízo sobre o estado nutricional do indivíduo.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Assim, o programa desta unidade curricular compreenderá:

1. Apresentação da docente, do programa de trabalhos e dos métodos de ensino e de avaliação.


2. A avaliação antropométrica:

a. o indivíduo e as questões éticas;
b. os locais anatómicos de medição;
c. os equipamentos, a unidades de medição e sua calibração;
d. as técnicas;
e. o erro;
f. o cálculo de índices derivados;
g. a interpretação dos resultados e os dados antropométricos de referência.
h. a medição em grupos com necessidades especiais: os indivíduos com capacidade funcional reduzida, as crianças, as grávidas e os idosos.


3. Os indicadores clínicos. O exame físico focado na nutrição.

4. Os indicadores laboratoriais.

5. Os índices de rastreio e de avaliação do estado nutricional.

6. Técnicas de avaliação da composição corporal.

7. A avaliação funcional.

8. O trabalho multidisciplinar e a interação com outros profissionais.

 

Bibliografia Obrigatória

Arthur D. Stewart 070; International standards for anthropometric assessment. ISBN: 0-620-36207-3
Lee Robert D.; Nutritional assessment. ISBN: 978-0-07-125426-7

Bibliografia Complementar

Frisancho A. Roberto; Anthropometric standards. ISBN: 978-0-472-11591-4
Heymsfield Steven B. 340; Human body composition. ISBN: 0-7360-4655-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino teórico tem por base a exposição das matérias. Os estudantes são convidados a responder a questões, a expressarem e fundamentarem a sua opinião e a contribuir, sendo a sua criatividade estimulada. Com atividades “hands-on” e intenso trabalho laboratorial será efetuado treino de manipulação do equipamento, de reconhecimento de sinais e de sintomas de alterações do estado nutricional e de opção pelas metodologias mais apropriadas.

Estratégias de enriquecimento do estudo:

1. Realização da avaliação do estado nutricional a indivíduos idosos em local a definir.

2. Os estudantes serão estimulados a praticar a avaliação do estado nutricional em período não letivo, com a ajuda da regente.

3. Os materiais de ensino serão colocados on-line na página da disciplina no programa Sigarra.

4. De acordo com o previsto no Estatuto da Carreira Docente Universitária, estabelece-se um período de atendimento aos alunos.

5. Sempre que ocorram conferências, doutoramentos ou mestrados com temas relevantes para a formação do Nutricionista, os alunos são convidados a assistir. Se estes eventos ocorrem em período letivo desta unidadecurricular, tenta-se que todos os alunos participem e promove-se uma discussão sobre o tema na aula seguinte.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 0,00
Teste 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação Distribuída (AD) com Exame Final (EF), em que é necessário a obtenção da nota mínima de 50% em cada parcela. Se os estudantes não obtiveram a nota mínima de 50% no mini-teste, terão que realizar o exame final com a cotação de 15 valores. Para obterem frequência, os estudantes não podem faltar a mais de um terço das aulas laboratoriais previstas e necessitam de obter pelo menos 50% da classificação da AD (5 valores).

 

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da Classificação Final (CF) faz-se a partir da nota da AD que corresponde a 10 valores em 20 (nota mínima de 5 valores) e do EF que corresponde a 10 valores em 20 (nota mínima de 5 valores), da seguinte forma:

CF = AD * 0,5 + EF * 0,5

 

Provas e trabalhos especiais

Avaliação Distribuída (AD) consiste na realização de um mini-teste, com a cotação de 5 valores + uma Prova Laboratorial (PL) - prova prática de realização da avaliação do estado nutricional, com a cotação de 5 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Opção pelo regime normal (alunos ordinários) ou na correspondente época de exames: O cálculo da Nota Final (NF) faz-se a partir da nota da AD que corresponde a uma Prova Laboratorial (PL) - prova prática de realização da avaliação do estado nutricional, com a cotação de 10 valores em 20 (nota mínima de 5 valores) e do EF que corresponde a 10 valores em 20 (nota mínima de 5 valores), da seguinte forma: NF = AD * 0,5 + EF * 0,5 

Melhoria de classificação

Como o previsto para os alunos com Avaliação Especial.

Observações

 O horário de atendimento será à 2ª feira das 9 às 10h.

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