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Patologia e Dietoterapia I

Código: CN32004     Sigla: PATDI1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 150 Plano de Transição 3 - 6,5 70 175,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Patologia e Dietoterapia aborda de forma sistemática e integrada, os aspectos fisio-patológicos das doenças, a sua etiologia e terapia nutricional adequada.

Programa

INTRODUÇÃO À DISCIPLINA
MAGREZA
Definição e etiopatogenia
Causas frequentes
DOENÇAS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR
ANOREXIA NERVOSA/BULIMIA NERVOSA/BINGE EATING DISORDERS
Critérios de diagnóstico
Alterações analíticas e hormonais
Complicações associadas
Objectivos de tratamento
Papel do nutricionista nas doenças do comportamento alimentar
OBESIDADE
Prevalência e sua evolução
Etiopatogenia e Classificação
TRATAMENTO
Objectivos e metodologias
Terapêutica farmacológica/dietética/cirúrgica
Técnicas de modificação de comportamento/actividade física
COMPLICAÇÕES
Síndroma metabólica
DIABETES MELLITUS
Fisiopatologia/Etiopatogenia e Factores de risco
Incidência/Prevalência da DM tipo 1 e 2
Critérios de diagnóstico. Avaliação do controlo metabólico
COMPLICAÇÕES
Agudas/crónicas
TRATAMENTO
Princípios gerais
Terapêutica farmacológica/dietética
Terapêutica Dietética das complicações crónicas (nefropatia)
Índice Glicémico
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Prevalência e incidência
Fisiopatologia e etiologia
DISLIPIDEMIAS
Etiopatogenia e Classificação
Dislipidemias primárias e secundárias
Sinais Clínicos. Avaliação metabólica
Terapêutica farmacológica/dietética
HIPERTENSÃO ARTERIAL
Definição e classificação
Causas primárias e secundárias
Terapêutica farmacológica/dietética
DOENÇAS GASTROINTESTINAIS
Classificação
Objectivos dos cuidados nutricionais
Fisiopatologia
Cuidados Nutricionais e tratamento dietético das doenças do/a:
Esófago; Estômago; Intestino;Fígado; Vesícula Biliar; Pâncreas Exócrino

Bibliografia Obrigatória

Mahan L. Kathleen; Krausec2b4s food, nutrition and diet therapy. ISBN: 0-7216-9784-4
Shils Maurice E. 340; Modern nutrition in health and disease. ISBN: 0-8121-1485-X
Waitzberg Dan Linetzky; Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. ISBN: 85-7379-255-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

a. Método expositivo (aulas teóricas) - destinadas a organizar de forma hierárquica as noções respeitantes a cada tema e a fomentar um espírito crítico em nutrição clínica e dietoterapia.
b. Método demonstrativo e interrogativo (aulas teórico-práticas) - destinadas a consolidar os conhecimentos já adquiridos, através de uma participação activa do aluno na discussão e apresentação de casos clínicos. Estas sessões poderão ainda ser aproveitadas para a apresentação de pequenos seminários sobre temas actuais e importantes no âmbito da disciplina. Método activo e interrogativo - destinadas a ensinar como se avalia o estado nutricional e a ingestão alimentar em doentes, os métodos de cálculo de terapêutica nutricional individualizada, a sua implementação, monitorização e avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 70,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

- A avaliação da disciplina será efectuada por exame final.
- O exame final constará de prova escrita, incluindo uma parte teórica (com peso de 50%) e de uma parte prática (com peso de 50%). A classificação do exame é arredondada às unidades.
- A parte teórica pode ser constituída por perguntas de escolha múltipla, ou por afirmações verdadeiras ou falsas podendo também, incluir perguntas de desenvolvimento (duração de 120 minutos).
- A parte prática consistirá na resolução de um caso clínico com implementação de um plano alimentar adequado (duração de 90 minutos).
- O aluno obtém aprovação com nota superior ou igual a 9,5 valores.
Os alunos trabalhadores estudantes serão avaliados da mesma forma.

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