Tecnologia Alimentar
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Tecnológicas |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
77 |
Plano de Transição |
3 |
- |
6,5 |
70 |
175,5 |
| Plano oficial |
3 |
- |
6,5 |
70 |
175,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Identificar as principais características dos alimentos de origem animal e vegetal com interesse no processamento alimentar.
Conhecer as propriedades características dos alimentos indispensáveis ao planeamento do equipamento de processamento alimentar e controle das condições do processo que visam a modificação das características organolépticas ou aumento do tempo de vida útil dos alimentos, e procuram minimizar as alterações sensoriais e nutricionais.
Estudar os processos de conservação e / ou produção de alimentos por:
- aplicação ou remoção de calor
- remoção de água
- processamento à temperatura ambiente
- operações de pós – processamento
Conhecer as etapas de processamento dos vários grupos de alimentos.
Programa
Origem do processamento alimentar
Evolução da indústria e tecnologia alimentar.
Operações unitárias e processamento alimentar.
Características sensoriais e nutricionais dos alimentos
Água e estabilidade dos alimentos
Efeitos do calor sobre os microorganismos
Operações unitárias - Processos de conservação de alimentos.
Processamento térmico (adição de calor)
Branqueamento, Pasteurização, Esterilização. Tratamento UHT e HTST.
Efeitos da temperatura sobre os alimentos
Aspectos microbiológicos. Aspectos nutricionais. Aspectos sensoriais
Processamento térmico (remoção de calor)
Refrigeração, Congelação, Descongelação
Processamento por remoção de água
Concentração e evaporação, Secagem (liofilização e vaporização), Secagem por incorporação de outros componentes
Secagem osmótica e Fritura
Conservação por utilização de atmosfera controlada e modificada
Processamento mínimo.
Caracterização da indústria alimentar actual.
Etapas do processamento dos vários grupos de alimentos. Efeitos na qualidade sensorial, microbiológica e nutritiva.
Processamento de lacticínios.
Processamento de carne e derivados.
Processamento de peixe e derivados.
Processamento de hortofrutícolas.
Processamento de cereais e produtos cerealíferos.
Processamento de gorduras.
Processamento de bebidas.
Rastreabilidade na indústria alimentar.
Embalagem de produtos alimentares.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas dos conteúdos teóricos das disciplinas.
Aulas práticas laboratoriais.
Visitas de estudo a indústrias do ramo agro – alimentar
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
A frequência das aulas práticas é obrigatória. Não será possível a reposição de aulas em atraso. Os alunos que saibam previamente que não poderão estar presentes deverão efectuar, como a concordância prévia do docente, uma permuta com um colega de forma a evitar excesso de alunos em determinada aula.
A aprovação na componente prática é válida durante o tempo estabelecido no regulamento académico salvo mudança de programa.
Fórmula de cálculo da classificação final
A disciplina tem uma componente teórica e uma componente prática cujos pesos relativos para a nota final são de 70 e 30 % respectivamente:
Componente teórica: A avaliação será realizada através de 1 exame teórico, tendo os alunos que garantir uma média de 10 valores (em 20). Componente prática: Avaliação contínua (5%) e mini teste sobre os trabalhos práticos (15%) Relatórios das visitas de estudo efectuadas (10%).
Provas e trabalhos especiais
A marcação das visitas de estudo, que como a restante componente prática têm frequência obrigatória, está dependente da disponibilidade das empresas pelo que poderá ser eventualmente para horário diferente do que corresponde à aula prática de Tecnologia Alimentar. Nestas circunstâncias os alunos que não possam comparecer deverão justificar por escrito a sua ausência e combinar uma forma alternativa de avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes que não possam comparcer às aulas práticas devem acordar com o professor no início do ano lectivo uma forma alternativa de avaliação.