Comunicação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
311 |
Plano de Transição |
1 |
- |
4 |
42 |
108 |
| Plano oficial |
1 |
- |
4 |
42 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Proporcionar conhecimentos sobre os produtores de conhecimento, metodologias de produção científica e formatos mais comuns para a sua divulgação, em especial na área das ciências da nutrição.
2. Proporcionar capacidades para recolher informação de qualidade na área das ciências da nutrição e afins.
3. Proporcionar capacidades para fazer uma análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidade dos seus conteúdos, em especial na área das ciências da nutrição.
4. Fornecer conhecimentos mínimos e capacidades pessoais para comunicar informação científica, aos pares e para os diferentes públicos, usando metodologias e linguagem apropriada.
5. Proporcionar capacidades para fazer uma análise crítica dos diferentes formatos de interacção entre as ciências da nutrição e o público, à luz de princípios pedagógicos, éticos e de deontologia profissional.
Programa
I. Cultura científica, produção e divulgação.
1.1 Comunicação e Ciência: Introdução.
1.2 Da produção à comunicação de ciência
1.3 Produção de conhecimento versus comunicação/divulgação de ciência
II. A comunicação na área das ciências da nutrição/alimentação
2.1 Objectivos na comunicação de ciência.
2.2 Linguagem
2.3 Formatos e canais: a ciência e os media
2.4 Comunicação entre pares
2.5 Divulgação pública e públicos da ciência
2.6 A adaptação do conhecimento científico ao espaço público
III. Os nutricionistas como produtores/divulgadores de ciência/educadores
3.1 Os diferentes papéis dos nutricionistas na comunicação de ciência:
comunicação versus educação.
3.2 A qualidade da informação recolhida – fontes de informação.
3.3 A qualidade da informação produzida/transmitida.
3.4 As competências do comunicador – capacidades desenvolvidas e a
desenvolver.
3.5 Da comunicação à modificação de comportamentos
3.5.1 Publicidade
3.5.2 A educação alimentar
IV. Questões éticas em comunicação de ciência
4.1 O caso específico dos produtos alimentares
4.2 Códigos, legislação e sua aplicação.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas são expositivas sendo as sessões práticas agrupadas em 3 módulos, cada módulo constituído por 4-5 sessões práticas, onde os alunos têm que realizar determinadas tarefas que lhes possibilitem compreender melhor o percurso da informação, do produtor ao público alvo, como se organiza a informação científica e como se comunica.
Módulo 1. Metodologias de recolha de informação e sua sistematização na área das ciências da nutrição e afins e análise crítica das diferentes fontes de informação e qualidades dos seus conteúdos.
Trabalho prático – A recolha de informação numa biblioteca digital
- Análise crítica de conteúdos
- Sistematização da informação recolhida – end note
Módulo 2. Organização e transmissão de informação científica entre pares.
Trabalho Prático – A construção de uma publicação de carácter científico. Linguagem, organização, análise crítica.
Módulo 3. Formatos de divulgação pública de conhecimento científico na área das ciências da nutrição e alimentação. Os diferentes públicos –
metodologias e linguagem apropriada.
Apresentação pública, a escrita de materiais didácticos, Blogs etc…
Software
webct
endnote - Software de gestão bibliográfica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de aulas práticas laboratoriais (PL) de acordo com a legislação.
Classificação mínima de 9,5 valores no exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
50 % trabalhos práticos apresentados ao longo do semestre.
50 % exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação para estes estudantes decorre da mesma forma que para os estudantes ordinários, ficando dispensados de apresentação pública de trabalhos, no caso de existirem.
Melhoria de classificação
De acordo com legislação em vigor.