Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CN12002

Bioquímica I

Código: CN12002     Sigla: BIOQ I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 122 Plano oficial 1 - 5,5 56 148,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No âmbito desta vasta, interessantíssima e muito activa ciência, hoje ramificada em várias disciplinas, propõe-se, neste curso do segundo semestre do 1º ano, a continuação da aquisição da linguagem própria da Bioquímica, do conhecimento dos respectivos métodos de estudo, leis fundamentais e teorias contemporâneas. Na realização deste exercício, aproveitando-se as múltiplas oportunidades de estudo, apresentações, trabalhos de laboratório, discussões, espera-se, nos estudantes, um aprofundamento progressivo da representação mental dos seres vivos, com a sua composição química característica, a organização molecular e supramolecular dos seus componentes, os mecanismos da fisiologia molecular, a sua complexidade, sempre numa perspectiva de compreensão integrada da natureza e do ser humano.
Alguns aspectos da Bioquímica serão desenvolvidos noutras disciplinas do curso, sendo apenas referidos aqui para que não se perca a noção do conjunto.
Da ciência vastíssima que é, hoje, a Bioquímica, concentrar-nos-emos nos aspectos mais relevantes para a compreensão da fisiologia e da fisiopatologia do ser humano.
Para além dessa delimitação do programa proposto, a aprendizagem da Bioquímica está facilitada pela existência de livros de texto excelentes, nos quais qualquer estudante pode aprender imenso por si próprio, e é estimulada pelas descobertas fascinantes que hoje se fazem e publicam todos os dias, permitindo-nos partilhar do enorme prazer que proporciona essa forma tão especial de vida que é a compreensão da mesma.
Espera-se que os estudantes, principais agentes da sua própria aprendizagem, radicando-se activa e interessadamente na Bioquímica, e dedicando-lhe o tempo necessário, ganhem rapidamente o gosto de navegar, aprendendo, na corrente de informação que não pára de aumentar, e para a qual poderão, inclusivamente, contribuir.

Programa

PROGRAMA.
Estrutura e reacções químicas. Enzimas (reacções enzímicas: equilíbrio químico, catálise e classificação funcional; mecanismos de regulação enzímica). Bioquímica da matriz extracelular. Membranas e transporte bioquímico. Biodisponibilidade e propriedades biológicas de polifenóis. Transporte na placenta. Transporte mediado pela p-glicoproteína. Transporte intestinal de ácidos gordos de cadeia curta. Influência da microflora no organismo e sua modulação por nutrientes. Mecanismos de correlação (neurocrinia, endocrinia, paracrinia) e de transdução. Sinalização por lípidos. Ácidos nucleicos, replicação, transcrição e síntese proteica. Equilíbrio ácido-base. Equilíbrio osmótico. Estâncias da homeostase. Síndrome metabólica. Bioquímica, Ecologia e Nutrição. Trabalhos de investigação laboratorial sobre fosfátase alcalina e stresse oxidativo no Rato. Apresentação e discussão de 4 artigos actuais.

EQUIPA DOCENTE.
Professora Maria João Martins, regente (MJM, mmartins@med.up.pt), Doutora Ana Faria (AF, anafaria@med.up.pt), Professora Conceição Calhau (CC, ccalhau@med.up.pt), Professor Duarte Torres (DT, dupamato@fcna.up.pt), Professora Elisa Keating (EK, keating@med.up.pt), Professora Fátima Martel (FM; fmartel@med.up.pt), Professor João Tiago Guimarães (JTG, jtguimar@med.up.pt), Professor Manuel Nuno Alçada (MNA, nunoalca@med.up.pt), Dr. Pedro Gonçalves (pedrogon@med.up.pt), Dra. Rita Negrão (RN, ritabsn@med.up.pt) e Professora Rosário Monteiro (RM, rosariom@med.up.pt)

BIBLIOGRAFIA.
Murray RK, Bender DA, Botham KM et al: Harper’s Illustrated Biochemistry. 28th Ed. McGrawHill – Lange. New York. 2009.
Baynes JW and Dominiczak MH: Medical Biochemistry. 3rd Ed.. Elsevier Mosby. New York. 2009.
Nelson D.L., Cox M.M.: Lehninger Principles of Biochemistry. 5th Ed. W.H. Freeman and Company. New York. 2008.
Quintas A et al: Bioquímica. Organização Molecular da Vida. Lisboa: Lidel. 2008.
Berg JM, Tymoczko JL and Stryer L: Biochemistry. 6th. Ed.. International Edition. W.H. Freeman and Company. New York. 2006.
Devlin TM: Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations. 6th. Ed.. Wiley-Liss. New York. 2006.
Voet D et al: Fundamentals of Biochemistry: Life at the Molecular Level. 2nd edition. New York: Wiley Publishers. 2006.
Alberts B, Johnson A, Lewis J, Raff M, Roberts K and Walter P: Molecular Biology of the Cell. 4rd. Ed.. Garland Science. New York & London. 2002.
Calhau C: Transporte transmembranar e fosfátase alcalina. Tese de Doutoramento. FMUP. Porto, 2002.
Martins MJ: Fosfátase alcalina. Actividades em diversas situações fisiológicas e patológicas. Relação com sistemas de transporte transmembranar. Tese de Doutoramento. FMUP. Porto, 2002.

OUTROS LIVROS COM INTERESSE, QUE PODEM SER CONSULTADOS NO SERVIÇO DE BIOQUÍMICA, FMUP
Stipanuk MH: Biochemical and Physiological Aspects of Human Nutrition. Elsevier Science. Philadelphia. 2000.
Hipólito-Reis C, Alçada MN, Azevedo I: Práticas de Bioquímica para as Ciências da Saúde. Lidel. Lisboa. 2002.
Burtis CA and Ashwood ER: Tietz Textbook of Clinical Chemistry. 2nd. Ed.. WB Saunders Company. Philadelphia. 1994.
Meisenberg G, Simmons W H: Principles of Medical Biochemistry. Mosby, St. Louis. 1998.
Isselbacher KJ, Brunwald E, Wilson JD, Martin JB, Fauci AS and Kasper DL: Harrison’s Principles of Internal Medicine. 13th. Ed.. International Edition. McGraw-Hill. New York. 1994. (2 Volumes).
Kendrew J: The Encyclopedia of Molecular Biology. Blackwell Science. Oxford. 1994.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino será ministrado em 4 h por semana e por aluno, ao longo do semestre, durante 14 semanas, e realiza-se em aulas teóricas (3ª e 6ª feiras das 10h00min às 11h00min na FEUP) e em aulas laboratoriais (no horário próprio de cada turma no Laboratório Nobre, 2ª e 5ª feiras de tarde, FMUP - piso 4).
As actividades pedagógicas serão desenvolvidas por toda a equipa docente sendo procurada a participação activa de todos os discentes.
Nas aulas teóricas são feitas introduções aos diferentes capítulos do programa, mostrado o interesse teórico e prático dos assuntos, equacionados os respectivos problemas, apontados os seus aspectos mais controversos, obscuros ou difíceis e sugeridas pistas para o seu estudo. As aulas laboratoriais constituirão oportunidades de pesquisa bibliográfica, de execução laboratorial e de cálculo. Os alunos realizarão dois trabalhos de investigação, e no fim terão que apresentar os seus resultados na forma de poster. A apreciação deste, durante a sessão de posters, será integrada na valorização correspondente à avaliação contínua, para efeitos de nota final.
Convidam-se os alunos para as reuniões científicas do Serviço (segundas quartas-feiras de cada mês, às 14h30min, no Anfiteatro do Instituto de Farmacologia e Terapêutica, piso 4, FMUP).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 60,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O estudante obtém frequência se não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas laboratoriais previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Prova escrita – constituída por uma série de perguntas de escolha múltipla, um pequeno número de questões de resposta aberta e de temas para desenvolvimento. É necessário a obtenção de um mínimo de 8,0 valores (nota não arredondada) para que a nota da prova escrita seja ajustada pela avaliação contínua.
O ajuste da nota da prova escrita terá em conta a classificação obtida na avaliação contínua (a partir da participação nas aulas práticas e outras actividades). Se a classificação da avaliação contínua (Muito bom, Bom, Suficiente ou Insuficiente) for do mesmo nível ou inferior ao nível da nota do teste (17 ou mais valores equivalente a Muito bom, 14 a 16 equivalente a Bom, 10 a 13 equivalente a Suficiente, menos de 10 equivalente a Insuficiente), não se altera a nota do teste (nota final igual à nota da prova escrita). Se a classificação da avaliação contínua for de um nível imediatamente acima ao da nota do teste, a nota final será 1 valor mais alta que a nota da prova escrita (ex: 10 no teste e Bom na avaliação contínua = 11 valores). Se a classificação da avaliação contínua estiver 2 ou mais níveis acima da nota do teste, a nota final terá 2 valores mais que a nota da prova escrita (ex: 10 no teste e Muito bom na avaliação contínua = 12 valores).
A nota da avaliação contínua não transita de um ano lectivo para o seguinte.

Observações

Módulo obrigatório. Leccionado em Português.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 00:39:46 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico