Hábitos Alimentares - Abordagem Integrada I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Saúde |
| OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
94 |
Plano de Transição |
1 |
- |
5,5 |
56 |
148,5 |
| Plano oficial |
1 |
- |
5,5 |
56 |
148,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivo geral:
Fornecer aptidões para a compreensão do fenómeno alimentar em toda a sua complexidade.
Objectivos específicos:
Proporcionar conhecimentos sobre:
a) a evolução das práticas alimentares da Humanidade das origens à actualidade;
b) a evolução do estudo das Ciências da Nutrição.
c)a importância das determinantes psicossociais dos comportamentos de consumo relacionados com a saúde, nomeadamente do comportamento alimentar.
d) a compreensão da interacção desses factores ao longo do ciclo de vida e o seu contributo para moldar atitudes e decisões.
e) os métodos e técnicas de investigação utilizadas pela psicologia no estudo dos comportamentos associados à saúde e à doença.
Programa
Determinantes psicológicos e psicossociais do comportamento alimentar
Comportamento alimentar e estilo alimentar.
Determinantes psicológicos:
- Auto conceito, auto estima, a imagem do corpo, etc.
- Atitudes: crenças e atitudes.
- Sentimentos e emoções associados ao contexto alimentar; estilo de vida; informação e conhecimentos.
O contributo da história da alimentação para o conhecimento do comportamento alimentar humano
Das manifestações culinárias mais antigas às preparações gastronómicas actuais:
A alimentação do Homem no Paleolítico.
As transformações alimentares do Neolítico.
As primeiras civilizações e a caracterização dos seus padrões alimentares.
Os alimentos e a culinária utilizados na Europa nos primeiros séculos da Era Cristã e durante a Época Medieval.
As circunstâncias históricas que explicam as mudanças alimentares na Sociedade Europeia nos séculos de expansão (XV - XVIII).
A alimentação do Homem na Era Moderna. A Revolução Industrial. A evolução da manipulação e processamento alimentares. A Revolução Científica.
Nesta abordagem histórica relacionam-se os sistemas de produção com os de consumo alimentar e destacam-se os atributos simbólicos dos alimentos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas: Método expositivo, com recurso aos multimédia.
Aulas teórico-práticas: trabalho em pequeno grupo, visando a exploração de técnicas de investigação e exploração de temas propostos pelo professor. Recurso aos multimédia sempre que adequado.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Exame final.
Trabalho prático a ser orientado e apresentado nas aulas teórico-práticas, valendo até 25% da nota final.
O aluno terá que obter pelo menos 10 valores no exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota Final = (Nota do teste* X 15):20 + Nota Trabalho TP (0-5).
* Obrigatório nota mínima da 10 valores
Provas e trabalhos especiais
O trabalho a realizar, em parte nas aulas teórico-práticas, é obrigatório para todos os alunos inscritos na disciplina, mesmo estudantes trabalhadores, sem o qual não obterão aproveitamento. O trabalho prático é um estudo de campo com recurso às metodologias de recolha de dados apresentadas nas aulas. O projecto inicial será apresentado nas aulas e a realização será igualmente acompanhada nas aulas. A apresentação oral será feita segundo o tipo "Journal Club".
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores (tal como os demais) terão que realizar e apresentar numa aula um trabalho prático, sem o qual não se poderão apresentar nas provas de avaliação. O projecto do trabalho terá que ser previamente discutido com o professor, de preferência numa aula ou no horário de atendimento.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP.