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Hábitos Alimentares - Abordagem Integrada I

Código: CN11005     Sigla: HABA I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Nutrição

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CNUP 94 Plano de Transição 1 - 5,5 56 148,5
Plano oficial 1 - 5,5 56 148,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivo geral:
Fornecer aptidões para a compreensão do fenómeno alimentar em toda a sua complexidade.

Objectivos específicos:
Proporcionar conhecimentos sobre:
a) a evolução das práticas alimentares da Humanidade das origens à actualidade;
b) a evolução do estudo das Ciências da Nutrição.
c)a importância das determinantes psicossociais dos comportamentos de consumo relacionados com a saúde, nomeadamente do comportamento alimentar.
d) a compreensão da interacção desses factores ao longo do ciclo de vida e o seu contributo para moldar atitudes e decisões.
e) os métodos e técnicas de investigação utilizadas pela psicologia no estudo dos comportamentos associados à saúde e à doença.


Programa

Determinantes psicológicos e psicossociais do comportamento alimentar
Comportamento alimentar e estilo alimentar.
Determinantes psicológicos:
- Auto conceito, auto estima, a imagem do corpo, etc.
- Atitudes: crenças e atitudes.
- Sentimentos e emoções associados ao contexto alimentar; estilo de vida; informação e conhecimentos.

O contributo da história da alimentação para o conhecimento do comportamento alimentar humano
Das manifestações culinárias mais antigas às preparações gastronómicas actuais:
A alimentação do Homem no Paleolítico.
As transformações alimentares do Neolítico.
As primeiras civilizações e a caracterização dos seus padrões alimentares.
Os alimentos e a culinária utilizados na Europa nos primeiros séculos da Era Cristã e durante a Época Medieval.
As circunstâncias históricas que explicam as mudanças alimentares na Sociedade Europeia nos séculos de expansão (XV - XVIII).
A alimentação do Homem na Era Moderna. A Revolução Industrial. A evolução da manipulação e processamento alimentares. A Revolução Científica.
Nesta abordagem histórica relacionam-se os sistemas de produção com os de consumo alimentar e destacam-se os atributos simbólicos dos alimentos.


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: Método expositivo, com recurso aos multimédia.
Aulas teórico-práticas: trabalho em pequeno grupo, visando a exploração de técnicas de investigação e exploração de temas propostos pelo professor. Recurso aos multimédia sempre que adequado.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Exame final.
Trabalho prático a ser orientado e apresentado nas aulas teórico-práticas, valendo até 25% da nota final.
O aluno terá que obter pelo menos 10 valores no exame.


Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = (Nota do teste* X 15):20 + Nota Trabalho TP (0-5).
* Obrigatório nota mínima da 10 valores

Provas e trabalhos especiais

O trabalho a realizar, em parte nas aulas teórico-práticas, é obrigatório para todos os alunos inscritos na disciplina, mesmo estudantes trabalhadores, sem o qual não obterão aproveitamento. O trabalho prático é um estudo de campo com recurso às metodologias de recolha de dados apresentadas nas aulas. O projecto inicial será apresentado nas aulas e a realização será igualmente acompanhada nas aulas. A apresentação oral será feita segundo o tipo "Journal Club".

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores (tal como os demais) terão que realizar e apresentar numa aula um trabalho prático, sem o qual não se poderão apresentar nas provas de avaliação. O projecto do trabalho terá que ser previamente discutido com o professor, de preferência numa aula ou no horário de atendimento.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP.
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