Metodologias de Avaliação de Estado Nutricional I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Naturais |
| OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
112 |
Plano oficial |
2 |
- |
3 |
35 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A capacidade de realizar a avaliação do estado nutricional de forma válida e fiável reveste-se de importância crescente, directamente proporcional ao crescimento do conhecimento da relação entre alimentação e saúde.
Os papéis e as funções dos Nutricionistas na avaliação do estado nutricional de indivíduos evoluíram notavelmente nestas últimas décadas. Transita-se de uma época em que o Nutricionista colaborava e participava neste processo com os outros profissionais de saúde, para a actual condução autónoma de todos os procedimentos relacionados com a obtenção e gestão da informação sobre o estado nutricional e emissão de juízos profissionais. Por outro lado, os avanços exponenciais nas Ciências da Nutrição, levam à consequente necessidade de formação avançada nesta área.
Estes novos desafios implicam a aquisição de competências em avaliação do estado nutricional, que para além de residirem no domínio dos conceitos e das técnicas, implicam o rigor e a conduta pessoal inerentes às medições biológicas em indivíduos. A junção dos avanços científicos e tecnológicos, com a aquisição de competências e de uma atitude profissional, traduz-se numa notável possibilidade de melhoria da qualidade e da eficiência na avaliação do estado nutricional.
Com sessões de trabalho sobre a avaliação do estado nutricional, teóricas e do tipo “hands-on”, pretende se que os estudantes ganhem conhecimentos e competências. Serão abordados os métodos mais frequentemente usados e recomendados, de modo a que o futuro profissional esteja preparado para trabalhar em diferentes meios.
Programa
Assim, o programa desta unidade curricular compreenderá:
1. Apresentação da docente, do programa de trabalhos e dos métodos de ensino e de avaliação.
2. A avaliação antropométrica:
a. o indivíduo e as questões éticas;
b. os locais anatómicos de medição;
c. os equipamentos, a unidades de medição e sua calibração;
d. as técnicas;
e. o erro;
f. o cálculo de índices derivados;
g. a interpretação dos resultados e os dados antropométricos de referência.
h. a medição em grupos com necessidades especiais: os indivíduos com capacidade funcional reduzida, as crianças, as grávidas e os idosos.
3. Os indicadores clínicos. O exame físico focado na nutrição.
4. Os indicadores laboratoriais.
5. Os índices de rastreio e de avaliação do estado nutricional.
6. Técnicas de avaliação da composição corporal.
7. A avaliação funcional.
8. O trabalho multidisciplinar e a interacção com outros profissionais.
Bibliografia Obrigatória
Marfell-Jones, M., Olds, T., Stewart, A. and Carter, L.; The International Standards for the Advancement of Anthropometric Assessment , Potchefstroom, South Africa., (2006)
Charney Pamela 340;
ADA pocket guide to nutrition assessment. ISBN: 0-88091-161-1
Bibliografia Complementar
Lee Robert D.;
Nutritional assessment. ISBN: 978-0-07-125426-7
Frisancho A. Roberto;
Anthropometric standards. ISBN: 978-0-472-11591-4
Heymsfield Steven B. 340;
Human body composition. ISBN: 0-7360-4655-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino teórico tem por base a exposição das matérias. Os estudantes são convidados a responder a questões, a expressarem e fundamentarem a sua opinião e a contribuir, sendo a sua criatividade estimulada.
Com actividades “hands-on” e intenso trabalho prático será efectuado treino de manipulação do equipamento, de reconhecimento de sinais e de sintomas de alterações do estado nutricional e de opção pelas metodologias mais apropriadas.
Estratégias de enriquecimento do estudo.
1. Realização da avaliação do estado nutricional a indivíduos idosos em local a definir.
2. Os estudantes serão estimulados a praticar a avaliação do estado nutricional em período não lectivo, com a ajuda da regente, em horária a estabelecer.
3. Os materiais de ensino serão colocados on-line na página da disciplina no programa Sigarra.
4. De acordo com o previsto no Estatuto da Carreira Docente Universitária, estabelece-se um período de atendimento aos alunos.
5. Sempre que ocorram conferências, doutoramentos ou mestrados com temas relevantes para a formação do Nutricionista, os alunos são convidados a assistir. Se estes eventos ocorrem em período lectivo desta disciplina, tenta-se que todos os alunos participem e promove-se uma discussão sobre o tema na aula seguinte.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Avaliação Distribuída (AD) com Exame Final (EF), em que é necessário a obtenção da nota mínima de 50% em cada parcela.
Para obterem frequência, os alunos não podem faltar a mais de um terço das aulas laboratoriais previstas e necessitam de obter pelo menos 50% da classificação da AD (5 valores).
Fórmula de cálculo da classificação final
O cálculo da Classificação Final (CF) faz-se a partir da nota da AD que corresponde a 10 valores em 20 (nota mínima de 5 valores) e do EF que corresponde a 10 valores em 20 (nota mínima de 5 valores), da seguinte forma:
CF = AD * 0,5 + EF * 0,5
Se a classificação obtida no EF for superior à da obtida na AD, esta subirá a CF até 10% (2 valores).
Provas e trabalhos especiais
Avaliação Distribuída (AD) consiste na realização de um mini-teste, com a cotação de 5 valores + uma Prova Laboratorial (PL) - prova prática de realização da avaliação do estado nutricional, com a cotação de 5 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Opção pelo regime normal (alunos ordinários) ou na correspondente época de exames:
O cálculo da Nota Final (NF) faz-se a partir da nota da AD que corresponde a uma Prova Laboratorial (PL) - prova prática de realização da avaliação do estado nutricional, com a cotação de 10 valores em 20 (nota mínima de 5 valores) e do EF que corresponde a 10 valores em 20 (nota mínima de 5 valores), da seguinte forma:
NF = AD * 0,5 + EF * 0,5
Se a classificação obtida no EF for superior à da obtida na AD, esta subirá a CF até 10% (2 valores).
Melhoria de classificação
Como o previsto para os alunos com Avaliação Especial.