Gastrotecnia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Físicas |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CNUP |
100 |
Plano oficial |
3 |
- |
5,5 |
56 |
148,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivo geral
Estudar as principais características dos alimentos e alterações sofridas pelos processos culinários.
Objetivos específicos das aulas teóricas e práticas da Gastrotecnia
-conhecer características químicas dos nutrientes mais envolvidas nos processos culinários dos alimentos – leite e derivados; carne, peixe e ovos; leguminosas; cereais; legumes/hortícolas e ervas aromáticas ; compreender a interligação entre a gastrotecnia e outras ciências dos alimentos;
-conhecer os meios físicos que envolvem os métodos culinários;
-compreender alterações sofridas pelos alimentos ao longo do processo de cocção e aplicação na culinária saudável;
-identificar os diferentes métodos culinários
-adequar o método culinário ao alimento de forma a preservar o seu valor nutricional;
-relacionar o método culinário com as características do alimento, de forma a valorizar o mais possível as suas características organoléticas;
-aplicar as técnicas de culinária saudável à confeção do alimento;
-sistematizar e aplicar a noção de equivalente em alimentos crus e cozinhados;
-compreender a noção de equivalentes de alimentos do mesmo grupo;
-confecionar dietas moles e liquidas com diferentes valores calóricos;
-confecionar dietas pobres em proteína
Programa
1. Gastrotecnia - Estudo das transformações culinárias do alimento
1.1. Enquadramento da disciplina
1.2. Métodos Culinários
1.2.1. Métodos de aquecimento em que o meio de transferência do calor é a água - branquear, escalfar, cozer, cozer a vapor, cozer sob pressão;
1.2.2. Métodos de aquecimento em que o meio de transferência do calor é a água e a gordura – Guisar e Estufar;
1.2.3. Métodos de aquecimento em que o meio de transferência do calor é o ar- assar no espeto, grelhar e assar no forno;
Tipo de fornos – tradicionais, convecção e micro-ondas
1.2.4. Métodos de aquecimento em que o meio de transferência do calor é a gordura - fritar e saltear
1.3. Noções de apreciação organolética dos alimentos
1.3.1. Como avaliar as características organoléticas de um prato. Atributos a seleccionar: aspecto geral, aroma, textura, sabor
1.3.2. Condições para a prova de avaliação sensorial
1.3.3. Tipo de testes para aplicar
1.4. Estudo experimental e técnicas de culinárias saudável aplicadas a vários alimentos.
Alterações químicas dos nutrientes mais envolvidas nos processos culinários dos alimentos:
- leite e derivados;
- carne, peixe e ovos;
- leguminosas;
- cereais;
- hortícolas;
- ervas aromáticas.
1.4.1. Principais alterações sofridas pelos nutrientes
1.4.2. Adaptação dos métodos culinários ao alimento
1.4.3. Técnicas de culinária saudável
2. Gastrotecnia aplicada à nutrição clínica
2.1. Planos alimentares de consistência mole e líquida. Noção de equivalentes em alimentos crús e cozinhados, indicando a porção de um dado alimento que fornece o mesmo teor de um determinado nutriente.
2.2. Planos alimentares de consistência mole e liquida
2.3. Planos alimentares hipo-proteicos
2.4. Alimentação vegetariana – Aplicações na clínica
Aulas práticas:
1. Apresentação do laboratório (cozinha experimental).
Segurança e procedimentos.
Pesos e Medidas;
2. Leite e Ovos;
3. Carne e peixe
4. Hortícolas
5. Gorduras
6. Ervas aromáticas e especiarias
7. Cereais: técnicas de fermentação biológica e química
8. Conceitos práticos de dose aplicados a pão e leguminosas (equivalentes)
9. Confeção de dietas líquidas e moles
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de explanação teórica.
Aulas práticas:
As aulas práticas decorrem na cozinha experimental com o objectivo de familiarizar os alunos com todos os processos associados à preparação e confecção de alimentos. Número de alunos por aula prática - máximo 16 alunos (4 grupos de 4 alunos).
Software
Food Processor
Moodle U. Porto
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
1,50 |
|
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Preparação de aulas práticas / Elaboração de relatórios |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
30,00 |
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|
Desafios semanais |
Teste |
20,00 |
|
|
Trabalho de grupo: receitas tradicionais |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação de aulas teóricas |
Estudo autónomo |
30 |
|
Preparação para o exame final |
Estudo autónomo |
20 |
|
|
Total: |
50,00 |
|
Obtenção de frequência
É obrigatória a presença nas aulas práticas sendo permitido faltar até 1/3 das aulas efectivamente leccionadas de acordo com o Regulamento Académico da FCNAUP
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação teórica: exame final com perguntas sobre a matéria das aulas - 12 valores
Avaliação prática:
– Prestação nas aulas práticas (incluindo realização de relatórios) – 2 valores
- Trabalho de grupo: adaptação de receita tradicional- 3 valores
- Resolução de questões colocadas periodicamente na plataforma elearning da disciplina - 3 valores
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes que não possam frequentar as aulas práticas deverão combinar com a Regente até ao final de Setembro de 2011 a sua substituição por um trabalho que deverá ser entregue até dia 1 de Dezembro de 2011.
Observações
Módulo obrigatório
Língua de ensino : Português