Fisiologia I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CNUP |
92 |
Plano oficial |
2 |
- |
5 |
56 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Domínio cognitivo: Pretende-se transmitir aos estudantes uma terminologia, linguagem e conceitos que constituam uma base de conhecimentos dos vários campos fisiológicos e aplicar posteriormente noutras disciplinas do curso e na futura vivência profissional;
2. Domínio psicomotor: Pretende-se que os estudantes sejam capazes de compreender a função dos principais órgãos e sistemas com importante aplicação na resolução de problemas.
Programa
AULAS TEÓRICAS: Fisiologia Celular (Membranas celulares;Sistemas de transporte; comunicação intra-celular);
Sistema Nervoso (Organização do sistema nervoso; O neurónio; Sistema Nervoso Autónomo; Neurotransmissores: I - Clássicos. II – Peptídeos, aminoácidos, NO);
Músculo (Mecanismo de activação/contracção/relaxamento em tecidos contrácteis; Músculo esquelético; Músculo liso; Músculo cardíaco);
Sistema Cardiovascular (Introdução ao sistema cardiovascular; Actividade eléctrica do coração: génese e propagação dos potenciais eléctricos; Ciclo cardíaco; Determinantes da função cardíaca sistólica e diastólica; Hemodinâmica e hemorreologia: Regulação da pressão arterial; Regulação da função vascular; Regulação do débito cardíaco e do retorno venoso; Endotélio);
Sangue e Hemóstase (Elementos figurados do sangue; Eritropoiese e cinética do ferro; Fisiologia da plaqueta.; Coagulação sanguínea; fibrinolíse);
Sistema Respiratório (Fisiologia respiratória. Ventilação pulmonar; Trocas gasosas; Transporte de gases no sangue; Circulação pulmonar).
AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS: Sinapses; Potencial de acção; Membranas celulares. Metabolismo muscular; Adaptação ao exercício físico. Noções básicas de ECG; Ciclo cardíaco; Gráficos conjugados. Pulsos; Tensão arterial, Manobra clínica. Hemograma; Anemias; Avaliação da função hemostática. Espirometria; Função respiratória e patologias (obesidade, DPCO, apneia do sono).
Bibliografia Obrigatória
Berne & Levy ; Physiology, 2008. ISBN: 978-0-323-04582-7 (6ª edição)
Ganong William F; Review of medical physiology, 2007. ISBN: 0-07-144040-2
Observações Bibliográficas
Além dos livros recomendados serão fornecidos textos de apoio pelos docentes e será aconselhada Bibliografia mais específica no sumário de cada aula.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas sessões teóricas procede-se à apresentação dos conhecimentos a adquirir, procurando posteriormente nas sessões teórico-práticas incentivar os estudantes à discussão dos conceitos apreendidos e à resolução de problemas, levando a uma melhor assimilação dos assuntos e consequente aprendizagem.
Total de horas lectivas: 56 horas:
teóricas: 28 horas (2 aulas de 1 hora por semana);
teórico-práticas: 28 horas (1 aula de 2 horas por semana).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Vigora o regime de frequência da FCNAUP (vide Regulamento Académico).
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é feita em 3 partes: (i) avaliação teórico-prática (TP); (ii) avaliação teórica (T); Avaliação complementar (AC). CLASSIFICAÇÃO FINAL = TP+ (0.75*T) + AC.
1. Avaliação teórico-prática (TP): Contínua, a realizar pelos respectivos docentes durante as aulas teórico-práticas, sendo os alunos classificados de 0 a 5. A avaliação teórico-prática é ponderada em 25% na classificação final (ver fórmula). Para obter aprovação à disciplina o estudante deverá ter pelo menos 2/3 de presenças.
2. Avaliação teórica (T): Realizada sob a forma de teste escrito e ponderada em 75% na classificação final. Cada teste é constituído por 60 perguntas distribuídas por 2 grupos (40 em 2 grupos de escolha múltipla; 20 verdadeiro/falso). A classificação mínima é de 9,0 valores.
3. O contacto com os alunos nas aulas teóricas será valorizado através de uma avaliação complementar (AC) a decorrer durante as mesmas. A avaliação complementar será assim efectuada em dois momentos distintos (em datas não anunciadas) e será ponderada entre 0 a 1 valor. Este valor será adicionado à nota final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes que não obtenham frequência às aulas teórico-práticas, terão de realizar exame teórico-prático. Só obtendo classificação positiva neste, poderão realizar exame teórico.
Melhoria de classificação
Vigora o regime de frequência da FCNAUP (vide Regulamento Académico).
Observações
Módulo obrigatório
Língua de ensino : Português