Colocados na 3.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior: de 30.09.2023 a 02.10.2023
NOTA: Constituem exceção a este processo on-line os candidatos que não possuam documento de identificação (cartão de cidadão ou bilhete de identidade), os candidatos extracomunitários e os candidatos menores de idade (< 18 anos de idade na data da matrícula) que não pretendam submeter a documentação exigida no sistema e pretendam apresentá-la presencialmente. Nestes casos, deverão realizar o processo de matrícula presencialmente nos Serviços Académicos da FCNAUP,
mediante agendamento prévio através do e-mail sacademicos@fcna.up.pt.
Os Serviços Académicos têm atendimento diário:
09h30-12h00; 13h30-15h00 (dias úteis)
Receberão um e-mail de confirmação com o agendamento da data e horário de atendimento.
Consulte aqui como chegar às instalações da FCNAUP
Aos candidatos colocados na FCNAUP, será enviado um SMS na data da divulgação dos resultados do Concurso Nacional da Acesso. Neste SMS será solicitada a realização do processo de matrícula/ inscrição na hiperligação acima indicada
www.up.pt/matriculas Para
autenticação e acesso ao sistema são necessários os seguintes dados pessoais (
vide imagem passos 1 e 2):
- N.º de identificação civil (n.º do cartão de cidadão/ bilhete de identidade sem dígitos de controlo);
- Data de nascimento;
- Password DGES, facilitada no e-mail com o resultado da colocação*
Depois terá de subscrever a declaração de compromisso de honra (
vide imagem passo 3) e iniciar o processo (
vide imagem passo 4). Deverão iniciar pela
Parte 1 indicada na imagem do
Passo 4, com o
preenchimento do formulário de Matrícula. Depois de concluído o preenchimento da Parte 1, deverá então aceder à Parte 2 para:
- fazer o upload da fotografia pessoal
- realizar o pedido do Cartão de Estudante da Universidade do Porto
- preencher o modelo de consentimento
- preencher o inquérito dos dados gerais
- alterar a senha de acesso (esta senha de acesso juntamente com o utilizador up20XXXXXXX servirá para se autenticar na página da FCNAUP,
www.fcna.up.pt e nos demais sistemas de informação da Universidade do Porto - autenticação federada, conta de correio eletrónico institucional, rede wireless eduroam e rede VPN, login nos computadores da FCNAUP, entre outros).
É fundamental completar ambas as partes (Parte 1 e Parte 2) do processo. Teremos um live chat disponível no site, com funcionamento diário entre as 09h00 e as 10h00 e as 14h00 e as 15h00 para colocação de dúvidas durante todo o processo. Passo 3:
Passo 4:
PAGAMENTO DE PROPINA E SEGURO ESCOLAR:
Para requerer estatuto de trabalhador-estudante, deverá apresentar requerimento, no ato da matrícula/inscrição ou no prazo máximo de 20 dias úteis após o início do ano letivo.
A apresentação do requerimento é realizada através do módulo de requerimentos da FCNAUP:
1.º autenticar-se no SIGARRA;
2.º aceder à sua página pessoal (Clicar no seu nome no canto superior direito);
3.º abrir o percurso académico no Curso em que se encontra inscrito(a) (lupa com botão +);
4.º Clicar em "Requerimentos" que se encontra no menu do lado direito;
5.º Opções - clicar em "Novo Requerimento";
6.º Tipo de Requerimento (Selecionar o Requerimento pretendido e clicar em continuar);
7.º Exposição (clicar em submeter).
A submissão do requerimento no módulo implica a apresentação dos seguintes documentos:
1.
Requerimento preenchido assinado e datado.
2. Documento comprovativo da situação profissional:
a. Se o requerente for trabalhador do estado ou de entidade pertencente à administração pública, declaração do respectivo serviço, devidamente assinada pelo responsável e marcada com selo branco, contendo obrigatoriamente o número de identificação da Segurança Social ou número de subscritor da Caixa Geral de Aposentações do requerente;
b. Se o requerente for trabalhador ao serviço de entidade privada, declaração da entidade patronal, atualizada, assinada e devidamente autenticada com carimbo ou assinatura reconhecida, com indicação do número de beneficiário da Segurança Social ou, em alternativa, declaração comprovativa de inscrição na Caixa de Previdência ou, ainda, mapa atualizado de descontos para a Segurança Social;
c. Se o requerente for trabalhador independente:
- Declaração de início/reinício de atividade emitida pela repartição de finanças, no ano desse início ou, nos anos seguintes, declaração de rendimentos da qual não poderão figurar rendimentos nulos; e
- Declaração comprovativa de inscrição ou de isenção de inscrição na Segurança Social;
d. No caso de o requerente frequentar curso de formação profissional ou programa de ocupação temporária de jovens (com duração igual ou superior a seis meses), declaração da entidade responsável, devidamente autenticada com carimbo ou assinatura reconhecida, contendo indicação da respectiva duração.
e. Se o requerente for trabalhador da Universidade do Porto fica dispensado de apresentar documentos de prova, bastando a mera indicação dessa qualidade no requerimento identificado no número anterior.
Para mais informações consulte o Regulamento "Estatuto Trabalhador-Estudante da Universidade do Porto"
2. Creditação de Unidades Curriculares/disciplinas já completadas no Ensino Superior: consulte os procedimentos aplicáveis aqui.
Data limite para requerer creditação: data da matrícula ou até 5 dias úteis após a matrícula.
3. Certidões (de matrícula, de inscrição em ano letivo, para efeitos de obtenção de visto, entre outros): pedidos realizados online, a partir da sua página pessoal no SIGARRA. Envio por correio ou levantamento presencial nos Serviços Académicos.
4. Declaração multiusos: para fazer prova junto de terceiros de que frequenta um Curso/Ciclo de Estudos na U. Porto, pode gerar uma declaração em formato PDF. Este procedimento não tem qualquer custo associado e a declaração é emitida em português e inglês.
5. A UPorto proporciona uma vasta gama de serviços de apoio aos seus Estudantes através dos Serviços de Ação Social da UP (SASUP): informação sobre bolsas de estudo, serviços médicos, de alimentação e alojamento. Existem residências universitárias às quais é possível candidatar-se, tendo por base o número de vagas disponíveis, e beneficiar das nossas cantinas universitárias com preços especiais para estudantes – preços que começam nos 2,65 euros/ refeição.
6. Para obter a declaração sub-23 para passe de transportes:
PARA ESTUDANTES SEM ANDANTE OU PARA APRESENTAR EM EMPRESAS DE TRANSPORTES QUE NÃO INTEGRAM OS TIPRealizar o pedido da declaração Passe
Sub23@Superior.tp através do SIGARRA da FCNAUP:
- Autenticar-se no SIGARRA da FCNAUP;
- Aceder à sua página pessoal (clicar no seu nome no canto superior direito);
- Abrir o seu percurso académico (lupa com botão +) do respetivo curso;
- No menu opções clicar em “Certificados”;
- Clicar em “Opções - Novo pedido”;
- Escolher o tipo de certificado (Passe sub23@superior.tp);
- Clicar em “seguinte”;
- Submeter o pedido.
Em caso de
renovação do passe sub-23 deverá aceder à página dos Transportes Intermodais do Porto:
https://estudante.tip.pt
Nesta página deverá indicar a Universidade do Porto, efetuar a requerida autenticação federada – através dos acessos ao sistema SIGARRA, e em seguida indicar o seu número de andante ou do número de telemóvel associado à App "
Anda.”
7. Programa de Mentoria:
Inscrições Mentorados (estudantes 1.º ano) 2023-2024
Mais informações
8. Atendimento presencial nos Serviços Académicos
O atendimento ao público deverá ser realizado, preferencialmente, por e-mail ou por telefone.
Consulte os contactos
Horário de atendimento presencial:
Segunda a sexta feira: 09h30-12h00; 13h30-15h00