Você está em: Início > Notícias > Provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos M23 anos | Candidaturas

Licenciatura (1.º Ciclo) em Ciências da Nutrição | Ano Letivo 2022.2023

O Decreto-Lei N.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis n.º 113/2014, de 16 de julho, e n.º 63/2016, de 13 de setembro, regulamenta as provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

Esta legislação substitui o anterior regime de exames ad-hoc, por um sistema de avaliação da exclusiva responsabilidade dos estabelecimentos de ensino superior, tendo por objetivo dinamizar a entrada no ensino superior de adultos que estão na vida ativa, promovendo assim a igualdade de oportunidades no acesso a este grau de ensino.

Estas provas permitem à FCNAUP avaliar a capacidade do(a) candidato(a) para a frequência do curso de Licenciatura (1.º Ciclo) em Ciências da Nutrição.

Estas integram:

a) Provas escritas de avaliação dos conhecimentos e competências considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso, que serão organizadas nas áreas de Biologia e Geologia e Física e Química (ponderação 50%);

b) A apreciação do certificado de habilitações e currículo académico e profissional do(a) candidato(a), privilegiando a sua experiência (ponderação 25%);

c) Entrevista (motivação para a entrada na FCNAUP e para exercício futuro da profissão de nutricionista, conhecimentos demonstrados na área das Ciências da Nutrição e da profissão de nutricionista, maturidade, capacidade de comunicação, capacidade de argumentação e postura pessoal - ponderação 25%).

Sublinhamos o facto de estas provas não concederem qualquer equivalência a habilitações escolares.

A FCNAUP não dispõe de curso preparatório para as provas requeridas para o concurso especial de acesso para +23 anos.

As candidaturas decorrem de 02 a 20 de maio de 2022, sendo necessário o preenchimento do formulário seguinte:  FORMULÁRIO E DECLARAÇÃO

taxa de candidatura é de 30¤ (não reembolsável):

1. Pagamento por MB: as referências são geradas e enviadas ao candidato pelos serviços, para o endereço eletrónico disponibilizado no formulário de candidatura;
  2. Na impossibilidade de adotar o procedimento anterior, o pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ( DADOS);
  3. Existe ainda a possibiliadde de o fazer presencialmente, na Unidade de Contabilidade e Tesouraria.

Esta modalidade de pagamento pressupõe o envio do respetivo comprovativo, por email, para os Serviços Académicos (sacademicos@fcna.up.pt), e para os Serviços Económico Financeiros (contabilidade.fcnaup@sp.up.pt), com indicação do nome e referência ao concurso;

As candidaturas às provas que não sejam liquidadas até à data limite para apresentação das mesmas, serão liminarmente excluídas.

formulário de candidatura e respetiva documentação deverão ser enviados para sacademicos@fcna.up.pt ou entregues presencialmente, mediante agendamento prévio:

1. Documento de identificação (bilhete de identidade ou cartão de cidadão nacional válido), ou declaração contendo os dados de identificação;
  2. Certidão de habilitações (original ou cópia autenticada);
  3. Curriculum Vitae académico e profissional devidamente comprovado (versões originais ou cópias autenticadas);
  4. Declaração, sob compromisso de honra, de que não é titular de habilitação de acesso requerida pelo ciclo de estudos  a que se candidata, para o ano letivo 2022/2023;
  5. Declaração de consentimento para tratamento de dados pessoais e à sua livre circulação pela FCNAUP/Serviços Académicos, nomeadamente:
  • Prática de atos de gestão académica do(a) candidato(a) e do(a) estudante;
  • Envio e promoção de produtos, serviços e eventos;
  • Resposta aos pedidos dos utilizadores nos nossos sistemas de informação;
  • Outros motivos administrativos ou operacionais;
  • Melhoria dos serviços;
  • Cumprimento de obrigações legais pela Universidade/Faculdade.

A não apresentação dos documentos solicitados implica a exclusão do processo de seleção. Ver restantes condições no  EDITAL.

As provas escritas, com a duração de 1h/prova, terão lugar no dia 01 de junho de 2022, às 10h00, na FCNAUP, na sala 1.202, sendo que incidirão sobre os conteúdos seguintes:  Matéria para as Provas

As orientações gerais a considerar encontram-se descritas no EDITAL.

A Falta, desistência ou fraude determina o carácter eliminatório do candidato no processo de avaliação.

As entrevistas terão lugar no dia 28 de junho de 2022, às 9h00, na sala (a confirmar).
A lista de candidatos admitidos a entrevista será divulgada oportunamente na homepage da FCNAUP e por e-mail aos candidatos.

A divulgação da listagem de classificação final terá lugar até 8 de julho de 2022.

Podem candidatar-se aqueles que cumpram, cumulativamente, as seguintes condições:

1. Sejam titulares de um curso secundário ou habitação legalmente equivalente;
  2. Tenham 23 anos completados até ao dia 31 de dezembro do ano em que antecede a realização das provas (este é considerado o limite mínimo, dado não existir limite máximo de idade);
  3. Não estejam abrangidos pelo estatuto de Estudante Internacional;
  4. Sendo titulares de um curso superior, não possuam habilitação de acesso para o ciclo de estudos a que se candidatam no mesmo ano letivo.

Informações complementares

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-05-19 às 04:16:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais