Você está em: Início > Notícias > Candidaturas | Concursos Via Escola | Ano Letivo 2021.2022

Candidaturas | Concursos Via Escola | Ano Letivo 2021.2022

Concursos Especiais, Reingressos e Mudança de Par Instituição/Curso

Os concursos especiais e os regimes constituem uma modalidade de acesso e ingresso ao 1.º ciclo de Ciências da Nutrição, da Faculdade de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, especialmente destinados aos estudantes que reúnam condições habilitacionais específicas, tratando-se de uma forma de acesso autónoma, distinta do Concurso Nacional (candidatura ao ensino superior público).

De 06 a 12 de julho de 2021, terão lugar as candidaturas por concurso especial Maiores de 23 anos, Titulares de Outros Cursos Superiores (TOC), e por regimes de Mudança de Par Instituição/Curso (MPIC), e Reingresso.

Realizar-se-ão online, através do link seguinte (disponível a partir de 06 de julho de 2021)

O número de vagas/concurso, bem como as condições especificas a satisfazer para efeitos de candidatura encontram-se descritas no EDITAL.

Destinatários dos Concursos:

A. Maiores 23 anos:

Todos os candidatos aprovados nas provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior: Provas M23;

B. Reingresso:

Destina-se a estudantes que após uma interrupção no 1.º ciclo de estudos em Ciências da Nutrição, na FCNAUP, pretendem voltar a concretizar a matrícula e inscrição no mesmo curso.

Alerta-se para a necessidade de regularização das propinas correspondentes à inscrição anterior, caso se aplique.

C. MPIC:

Podem requerer a mudança de par instituição/curso os estudantes que estejam ou tenham estado matriculados e inscritos:
  1. Noutro par instituição/curso de ensino superior nacional e não o tenham concluído;
  1. Em estabelecimentos de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do País em causa, e não o tenham concluído.

São igualmente abrangidos os estudantes com:

1. Frequência do ensino superior estrangeiro, em curso definido como superior pela legislação do país em causa, sem a sua conclusão;
  1. Ingresso no ensino superior através das provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para frequência do Ensino Superior por candidatos maiores de 23 anos, nomeadamente nas áreas de Biologia e Química, com a nota mínima de 100 pontos em cada uma;
  1. Ingresso no ensino superior através do concurso especial estudante internacional, com nota mínima de 100 pontos, nas provas especificas de Biologia e Química ou exames nacionais equivalentes;

E ainda:

Os estudantes cuja matrícula tenha caducado por força da aplicação do regime de prescrições, desde que tenha terminado o período legalmente impeditivo de nova candidatura (dois semestres).

DTOCS:

Para candidatos com habilitações especificas cumulativas, tais como titulares de curso superior conferente de grau – bacharel, licenciado, mestre ou doutor;

Não são aplicáveis os diplomas de especialização tecnológica e de técnico superior profissional.

O estatuto de estudante internacional não se encontra abrangido.

O pedido de creditação das Unidades Curriculares previamente realizadas processar-se-á no ato de matrícula/ inscrição no 1.º Ciclo em Ciências da Nutrição. Os procedimentos aplicáveis encontram-se disponíveis aqui.

Para os candidatos a MPIC - Mudança Par Instituição/Curso (restantes anos curriculares): equivalência no mínimo a 30 ECTS.

A taxa de candidatura é de 55¤ (não reembolsável):

1. Pagamento por MB: necessário gerar as referências;
  1. Na impossibilidade de adotar o procedimento anterior, o pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ( DADOS).
Esta modalidade de pagamento pressupõe o envio do respetivo comprovativo, por email, para os Serviços Académicos (sacademicos@fcna.up.pt), e para os Serviços Económico Financeiros (contabilidade.fcnaup@sp.up.pt), com indicação do nome e referência ao concurso;
As candidaturas aos concursos que não sejam liquidadas até à data limite para apresentação das mesmas, serão liminarmente excluídas.

Informações complementares

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-06-25 às 13:57:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais