Você está em: Início > Notícias > Provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos M23 anos | Candidaturas

1.º Ciclo em Ciências da Nutrição | Ano Letivo 2021.2022

O Decreto-Lei N.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis n.º 113/2014, de 16 de julho, e n.º 63/2016, de 13 de setembro, regulamenta as provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

Esta legislação substitui o anterior regime de exames ad-hoc, por um sistema de avaliação da exclusiva responsabilidade dos estabelecimentos de ensino superior, tendo por objetivo dinamizar a entrada no ensino superior de adultos que estão na vida ativa, promovendo assim a igualdade de oportunidades no acesso a este grau de ensino.

Estas provas permitem à FCNAUP avaliar a capacidade do(a) candidato(a) para a frequência do curso de Licenciatura em Ciências da Nutrição.

Estas integram:

a) Provas escritas de avaliação dos conhecimentos e competências considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso, que serão organizadas nas áreas de Biologia e Geologia e Física e Química, com uma repercussão de 50% na nota final;

b) A apreciação do certificado de habilitações e currículo académico e profissional do(a) candidato(a), privilegiando a sua experiência, com uma repercussão de 25% na nota final;

c) Entrevista (motivação para a entrada na FCNAUP e para exercício futuro da profissão de nutricionista, conhecimentos demonstrados na área das Ciências da Nutrição e da profissão de nutricionista, maturidade, capacidade de comunicação, capacidade de argumentação e postura pessoal), com uma repercussão de 25% na nota final.

Sublinhamos o facto de estas provas não concederem qualquer equivalência a habilitações escolares.

A FCNAUP não dispõe de curso preparatório para as provas requeridas para o concurso especial de acesso para +23 anos.

As candidaturas decorrem de 03 a 21 de maio de 2021, sendo necessário o preenchimento do formulário seguinte ( FORMULÁRIO E DECLARAÇÃO).

A taxa de candidatura é de 30¤ (não reembolsável):

1. Pagamento por MB: as referências são geradas e enviadas ao candidato pelos serviços, para o endereço eletrónico disponibilizado no formulário de candidatura;
  2. Na impossibilidade de adotar o procedimento anterior, o pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ( DADOS).

Esta modalidade de pagamento pressupõe o envio do respetivo comprovativo, por email, para os Serviços Académicos (sacademicos@fcna.up.pt), e para os Serviços Económico Financeiros (contabilidade.fcnaup@sp.up.pt), com indicação do nome e referência ao concurso;

As candidaturas às provas que não sejam liquidadas até à data limite para apresentação das mesmas, serão liminarmente excluídas.

O formulário de candidatura e respetiva documentação (documento de identificação, CV académico e profissional, certidão de habilitações e declaração de honra), deverão ser enviados para sacademicos@fcna.up.pt ou entregues presencialmente, mediante agendamento prévio. Ver restantes condições no Edital.

As provas escritas, com a duração de 1h/prova, terão lugar no dia 01 de junho de 2021, às 10h00, na FCNAUP, na sala 1.202, sendo que incidirão sobre os conteúdos seguintes: Matéria para as Provas.

As orientações gerais a considerar encontram-se descritas no Edital.

A Falta, desistência ou fraude determina o carácter eliminatório do candidato no processo de avaliação.

As entrevistas terão lugar no dia 30 de junho de 2021, às 10h00, na sala 0.208. A lista de candidatos admitidos a entrevista será divulgada oportunamente na página eletrónica da FCNAUP e por e-mail aos candidatos.

A divulgação da listagem de classificação final terá lugar até 6 de julho de 2021.

Podem candidatar-se aqueles que cumpram, cumulativamente, as seguintes condições:

1. Sejam titulares de um curso secundário ou habitação legalmente equivalente;
  2. Tenham 23 anos completados até ao dia 31 de dezembro do ano em que antecede a realização das provas (este é considerado o limite mínimo, dado não existir limite máximo de idade);
  3. Não estejam abrangidos pelo estatuto de Estudante Internacional;
  4. Sendo titulares de um curso superior, não possuam habilitação de acesso para o ciclo de estudos a que se candidatam no mesmo ano letivo.

Informações complementares

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-05-10 às 10:21:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais